Aula de Campo do Curso de História aborda a arte da Xilogravura de Bezerros - Unicap

Título Notícias

null Aula de Campo do Curso de História aborda a arte da Xilogravura de Bezerros

Publicado Por: Dell Souza

Um grupo de estudantes do Curso de Licenciatura em História e da 6º turma do Programa de Pós-Graduação em História - mestrado profissional - participaram, no dia 08 de maio,  de uma aula de campo sobre a arte da xilogravura em Bezerros/PE, que contemplou visita técnica ao Memorial J. Borges e ao Atelier Nena Borges. A aula faz parte das atividades do projeto Pibic/Unicap intitulado “Histórias Desenhadas: memória e visualidades nas xilogravuras de J. Borges” coordenado pela professora Maria do Rosário, desde 2018.

Durante a aula os estudantes  puderam conhecer todo o processo de criação e produção das xilogravuras dos artistas J. Borges e Nena Borges.  Para a estudante Emmanuelle Oliveira o contato com as obras traz mais estímulos para quem pesquisa sobre o tema:

“A gente fica muito encantado, ganha uma maior dimensão da temporalidade, as xilogravuras que estou pesquisando são da década de setenta e aqui a gente tem xilogravuras matrizes de 2022 e outros anos. É muito interessante porque a gente expande a nossa pesquisa,” disse Emmanuelle. 

O estudante Álvaro Gabriel fala da importância da cultura popular na história e sociedade. Ele relata a presença das xilogravuras nos elementos do cotidiano das pessoas:

 “A Xilogravura, muitas vezes, é um aspecto que a gente pode ver na feira-livre, nos restaurantes, espaços culturais e, até mesmo, nas redes sócias. Mas quando a gente ver a produção e conhece um pouco da história a gente se conecta com a cultura popular que é algo importante seja para a sociedade, seja para a história” destacou Álvaro.   

O artista xilogravador J. Borges, atualmente com 86 anos, começou a divulgar suas primeiras xilogravuras na década de 1970, a partir da escrita e impressão dos folhetos. Filho de agricultores, aprendeu as lidas e práticas do trabalho rural, assim como da venda de mercadorias (ambulantes) nas feiras, vilas e mercados. Trabalhou como leitor (voz alta) e vendedor de folhetos, antes de se estabelecer como autor e ilustrador de histórias.
A artista Nena Borges, nasceu em Escada/PE. Aos 18 anos casou com Amaro Francisco, irmão de J. Borges e passou a residir em Bezerros, ela conta que aprendeu a arte ajudando o marido na criação das matrizes. Hoje, é considerada a mais antiga xilogravurista de Pernambuco. Ela prefere temas que envolvem a natureza, as brincadeiras e o forró.

A arte produzida pela Família Borges, em Bezerros, tem uma relação muito forte com a vida, o cotidiano e a cultura popular na qual estão inseridos. Esses traços podem ser observados desde as ferramentas que utilizam para fazer suas obras até as histórias narradas em cada pintura. Para a coordenadora do curso de história, Maria do Rosário da Silva, a visita técnica ao Memorial J. Borges e ao ateliê de Nena Borges reforça a importância das atividades de pesquisa e extensão que permitem ao historiador e a historiadora a vivência com trajetórias de vidas das pessoas que fazem a cultura popular. 

“Quando planejamos uma de campo a partir de uma visita técnica contemplamos a tríade ensino, pesquisa e extensão, pois, o que fica em destaque na experiência é justamente a troca de saberes com pessoas  que dedicam suas vidas ao trabalho da arte e a contribuição a nossa cultura e a história do nosso povo”, disse Rosário.

 

 

 

 

 

 

Visualizações:
134
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2022-07-02 at 19.05.13.jpeg

Professora do curso de Medicina da Unicap realiza pesquisa sobre efeitos neurológicos da Covid-19

A Covid-19, infecção respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma doença altamente transmissível e que no dia 11 de março de 2020 foi...

A Covid-19, infecção respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma doença altamente transmissível e...

IMG_9851.jpg

Projeto de Ciência da Computação aprovado em edital da Facepe

O curso de Ciência da Computação da Unicap obteve mais uma conquista junto aos órgãos de fomento ao ter um projeto aprovado pelo edital Cientistas Inovadoras...

O curso de Ciência da Computação da Unicap obteve mais uma conquista junto aos órgãos de fomento ao ter um projeto...

Real.jpg

Por que a economia brasileira está estagnada?

Por Elton Vitoriano Ribeiro SJ (*) No dia 22 de Julho, o Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB Padre Thierry Linard, publicou no site da CNBB...

Por Elton Vitoriano Ribeiro SJ (*) No dia 22 de Julho, o Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB Padre Thierry...

GPPN.jpg

A vocação humana para a Caminhada

Por Marcelo Barros Em diversas regiões do Brasil, é tempo de peregrinações, romarias e caminhadas. No primeiro final de semana de julho, é festa do...

Por Marcelo Barros Em diversas regiões do Brasil, é tempo de peregrinações, romarias e caminhadas. No primeiro...