Ato das “Diretas Já” 40 anos: discurso do Reitor da Unicap - Unicap

Título Notícias

Ato das “Diretas Já” 40 anos: discurso do Reitor da Unicap

Publicado Por: Dell Souza

Mais um pioneirismo pernambucano...

 

Em 31 de março de 1983, na Cidade de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, um grupo de militantes da Ação Católica, ligados a Dom Helder Câmara, ocupou a praça principal para protestar contra a ditadura e a favor das Diretas Já, reivindicando eleições livres para presidente da República.

Este grito por liberdade e por democracia, poderia ter sido um ato pioneiro isolado, mas acabou resultando em um dos movimentos mais importantes da redemocratização. Os atos foram se multiplicando em todo o país, levando multidões às ruas, acolhendo ao apelo do Senador Teotônio Vilela que, usando o programa canal livre da TV Bandeirantes, convocou a sociedade para marchar pela reconquista da democracia.

A manifestação, embora sendo pacífica, representava riscos àquela época, ainda em processo de abertura democrática. Lutar pelo direito à memória e à verdade, ainda era perigoso, sobretudo porque a data marcava para os militares o início do golpe civil-militar de 1964.

Celebrar esta data, 40 anos depois, no Memorial da Democracia Fernando de Vasconcellos Coelho, é antes de tudo, um resgate da coragem do povo pernambucano. Sua alma, aguerrida, libertária, está presente neste solo sagrado da liberdade. Dentro do imaginário cristão, nossa história de libertação começou o primeiro passo de Abraão em busca da terra prometida, atravessou o Mar Vermelho com Moisés e o povo, chegou às margens do Jordão com Jesus de Nazaré e atravessou medo das ameaças, a tortura e a condenação à morte, para ressuscitar e mover a história nossa de cada dia.

Aqui, Germano Coelho, Paulo Cavalcanti, Abelardo da Hora, Norma Porto, Anita Pães Barreto, Naide Teodósio, entre tantas outras e outros fundaram o MCP – Movimento de Cultura Popular –, que tinha como desafio democratizar o acesso à educação e fazer das praças, espaços de cultura. Hoje, sabemos que o acesso não basta, mas será necessário a permanência e a travessia de outros mares.

Para fazer avançar, estar aqui, neste lugar – eu representando a Unicap e vocês representando tantos movimentos libertários – significa não apenas virar uma página infeliz de nossa história, mas construir um novo capítulo da democracia brasileira, aqui e agora, no pós-pandemia, na pós ameaça de retrocesso e em um mundo de conflitos e um planeta ameaçado. Nesse contexto, a missão primeira do Memorial da Democracia é, portanto, acolher e despertar milhares de jovens que possam esperançar, sobretudo por vivermos em um país tão árido e necessitado de utopias, como já pregava Dom Helder Câmara, poeta de um mundo novo. Isso faz parte da pedagogia desse espaço – pedagogia da resistência e pedagogia da esperança, no dizer de Paulo Freire – mas também esse ato responde ao chamado do Papa Francisco pelo Pacto Educativo Global, para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem a educação. E segundo a pedagogia jesuíta do continua educativo, o processo de educação se faz da creche à universidade, da escola formal à escola da vida.

Infelizmente, porém, os últimos dados do UNICEF apresentam ainda uma realidade cruel, preocupante e questionadora. Somente na terra de Paulo Freire, 77 a cada 100 crianças e adolescentes de Pernambuco vivem em situação de pobreza, ou seja, moram em condições precárias, sem acesso a água e saneamento básico. Esse dado faz parte do relatório "As múltiplas dimensões da pobreza na infância e na adolescência" e, de certa forma, está bastante visível em nossas periferias.

Não apenas precisamos reavaliar o caminho andado, mas pensar onde erramos e apresentarmos propostas concretas e efetivas, de forma urgente e continuada, porque sem nossas crianças não teremos futuro. Sem uma infância protegida, não podemos projetar um futuro para nossa sociedade, nem teremos novas gerações nas universidades, lugar da autonomia de pensamento, da liberdade de espírito, da profissionalização e da cidadania, enfim, lugar de transformação das pessoas para que elas transformem o mundo: nisso Paulo Freire e Inácio de Loyola convergem.

Ressignificar o ato pelas Diretas Já, 40 anos depois, é antes de tudo, acreditar na luta pelo nunca mais, como disse o nosso Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Celebrar os 80 anos da Unicap, neste lugar simbólico e nesta data emblemática significa dizer que essas pautas fazem parte de nossa história e de nossa missão. O nosso campus é a cidade e a nossa vocação é formar para a cidadania, o que supõe uma sociedade livre e democrática. Quando a MPB cantou “amanhã será outro dia”, apostou em cada um de nós não apenas como destinatários de um porvir, mas como protagonistas de um presente sem o qual não haverá amanhã livre.

Ditadura, nunca mais!!!

Pedro Rubens, Unicap

Visualizações:
1244
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-05-02 at 20.00.47.jpeg

03 de maio: dia do Pau-Brasil

A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é organizar ações de reflorestamento e conscientização em escolas e nas...

A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é organizar ações de...

WhatsApp Image 2024-04-11 at 16.35.10.jpeg

Pesquisadoras da Unicap participam do 3º Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos –...

No próximo mês de julho um time de pesquisadoras da Universidade Católica de Pernambuco – Lídia Rafaela, Valdenice Raimundo e Carla Teixeira - estará...

No próximo mês de julho um time de pesquisadoras da Universidade Católica de Pernambuco – Lídia Rafaela, Valdenice...

logo liga fenomenologia 2024.1.jpg

CLÍNICA FENOMENOLÓGICA E DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS

O projeto se propõe a fornecer uma articulação entre teoria e práxis psicológica, sustentada em reflexões e diálogo entre o campo da fenomenologia e as...

O projeto se propõe a fornecer uma articulação entre teoria e práxis psicológica, sustentada em reflexões e diálogo...

Inovacao 360.jpeg

Inovação 360º Navegando pelos Desafios e Oportunidades do Mundo Digital

08 a 10 de maio de 2204 A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unicap vai realizar, a 3ª Semana de Inovação, com o tema " Inovação 360º:...

08 a 10 de maio de 2204 A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unicap vai realizar, a 3ª Semana de...