Psicologia - Bacharelado

Reconhecimento : Decreto nº 62.139, de 17.01.1968

Grau:

Bacharelado - as áreas profissionalizantes: Psicologia Clínica Psicologia Organizacional e do Trabalho Psicologia da Intervenção Psicossocial

Carga Horária:

4.000 horas

Turnos Oferecidos:

Manhã, Tarde e Noite

Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Delgado Marques de Lima
E-mailricardo.marques@unicap.br

1. Objetivo Geral

Formar o psicólogo privilegiando a articulação entre produção, aquisição e construção do conhecimento, gerando práticas consonantes às necessidades apresentadas pela realidade institucional, regional e científico-acadêmica contemporâneas, e aptidão para dar continuidade aos estudos em nível de pós-graduação e pesquisa científica.

Secretaria do curso: Bloco B – Térreo

Fone: (81) 2119-4172

Reconhecimento: Decreto nº 62.139, de 17.01.1968. Publicação: DOU , 18.01.1968.

Duração do curso: 10 períodos, mínimo; 18 períodos, máximo.

Créditos: 254 créditos obrigatórios.

Objetivos Específicos:

  • Formar um profissional com possibilidades de compreender os múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos, sociais e culturais.
  • Enfatizar a Ética nos discursos e nas práticas psicológicas, priorizando o desenvolvimento de competências e habilidades direcionadas para a especificidade da ação do psicólogo.
  • Privilegiar uma formação ancorada numa visão crítica da realidade humana e social, apoiada em concepções teóricas consistentes, com o domínio dos conceitos psicológicos básicos e proposições de ações profissionais.
  • Privilegiar uma formação que possibilite a atuação em diferentes contextos, dando ênfase a promoção da qualidade de vida nos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

Perfil Profissional

O curso prioriza o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais voltadas para a especificidade da ação do psicólogo nos diversos contextos de promoção da saúde, de modo a formar, no aluno, competências básicas do saber e da prática psicológica, levando-o a conhecer as principais possibilidades de atuação e os diversos modos de intervenção psicológica.

Mercado de Trabalho

A atividade profissional do psicólogo abrange uma diversidade de áreas e campos de atuação como hospitais, postos de saúde, creches, nas comunidades, na área jurídica e do esporte, com vistas não só a uma atenção terciária, mas, sobretudo primária e secundária, voltada para a promoção da qualidade de vida, atenta à dimensão social, política e econômica da realidade contemporânea.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Profissional em Psicologia, desenvolvido conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação, pode ser realizado nas três áreas profissionalizantes priorizadas pelo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia:

  • Psicologia Clínica – O aluno poderá realizar seu estágio Clínica de Psicologia da UNICAP, vinculando-se, de acordo com sua área teórico e técnica de interesse (seja a Psicanalítica, Fenomenológica Existencial ou nas Teorias Cognitivas Comportamentais), e participar dos diversos projetos de extensão que funcionam na Clínica. O público de atendimento do estágio serão as crianças, adolescentes, adultos ou idosos. O estágio obrigatório poderá também ser realizado em algumas instituições públicas, privadas e ONG’s que mantêm acordo de cooperação com a Unicap. Para maiores informações, deve-se procurar a coordenadora de estágios dessa área, no 5º andar do bloco C.

  • Psicologia Organizacional e do Trabalho – O estágio, nessa área, possibilitará ao aluno vivenciar diversos modelos de organização e de gestão, compreendendo e intervindo na realidade organizacional, facilitando as relações humanas e a interação dos grupos de trabalho. O aluno poderá realizar seu estágio em instituições privadas, públicas e ONG’s que mantêm acordo de cooperação com a Unicap. As informações adicionais serão obtidas com a coordenação de estágios nessa área, no 5 º andar do bloco C.

  • Psicologia da Intervenção Psicossocial – Objetiva oferecer estágios em instituições públicas, privadas e ONG’S no intuito de possibilitar ao aluno o contato com demandas sociais advindas da comunidade e prestação de serviços de consultoria, assessoramento técnico e intervenções psicossociais. Para maiores informações, deve-se procurar a coordenadora do curso de psicologia, no 5º andar do bloco C.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A cada período letivo, serão atribuídos ao aluno dois graus de qualificação (1º e 2º GQs), apresentados numericamente em escala de 0 (zero) a 10 (dez), computada, somente, a primeira casa decimal. Os exercícios correspondentes a esses graus deverão ser feitos dentro do prazo fixado pelo Calendário Administrativo Escolar.

Regime de Aprovação

São condições para aprovação por média (AM), em cada disciplina: 

- frequência mínima de setenta e cinco por cento (75%) às aulas e demais atividades escolares;submeter-se, necessariamente, aos 1º e 2º GQs;

- Obter grau numérico igual ou superior a 7 (sete) na média ponderada (M), entre o 1º e o 2 GQs, com pesos 2 (dois) e 3 (três), respectivamente.


Bloco

Andar

Sala

Descrição

Área (m²)

B

8º andar

819

Laboratório de Análise Experimental do Comportamento

27,79

B

8º andar

820

Laboratório de Análise Experimental do Comportamento

27,79

B

8º andar

822

Laboratório de Análise Experimental do Comportamento – Sala de Reunião

9,84

B

8º andar

823A

Cabine 1 – Laboratório de Análise Experimental do Comportamento

3,20

B

8º andar

823B

Cabine 2 – Laboratório de Análise Experimental do Comportamento

3,20

B

8º andar

823C

Cabine 3 – Laboratório de Análise Experimental do Comportamento

3,20

B

8º andar

823D

Cabine 4 – Laboratório de Análise Experimental do Comportamento

3,20

B

8º andar

823E

Cabine 5 – Laboratório de Análise Experimental do Comportamento

3,20

B

8º andar

823F

Cabine 6 – Laboratório de Análise Experimental do Comportamento

3,20

B

8º andar

823G

Cabine 7 – Laboratório de Análise Experimental do Comportamento

3,20

Serviço de Psicologia – Salas Especiais

Bloco

Andar

Sala

Descrição

Área (m²)

B

7º andar

703

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

7º andar

704

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

7º andar

705

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

7º andar

706

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

7º andar

707

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

7º andar

708

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

7º andar

723

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

7º andar

724

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

7º andar

725

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

7º andar

726

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

7º andar

727

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

8º andar

803

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

8º andar

804

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

8º andar

805

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

8º andar

806

Sala de atendimento psicológico

7,89

B

7º andar

709

Sala de Dinâmica de grupo

45,47

B

7º andar

710

Sala de Dinâmica de grupo

45,47

B

7º andar

716

Sala de Ludoterapia

22,60

B

8º andar

813

Sala de Ludoterapia

22,60

B

8º andar

814

Sala de Ludoterapia

22,60

B

7º andar

721

Sala de supervisão de estágio em Psicologia

22,60

B

8º andar

808

Sala de supervisão de estágio em Psicologia

7,89

B

8º andar

809

Sala de supervisão de estágio em Psicologia

22,60

B

8º andar

810

Sala de supervisão de estágio em Psicologia

22,60

B

8º andar

811

Sala de supervisão de estágio em Psicologia

22,60

B

8º andar

812

Sala de supervisão de estágio em Psicologia

22,60

Laboratórios de apoio

Bloco

Andar

Sala

Descrição

Área (m²)

A

2º andar

212

Laboratório de Anatomia

60,00

A

2º andar

211

Laboratório de Anatomia

60,00

G4

7º andar

Setor E

Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial  

G4

7º andar

Setor E

Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise  

G4

7º andar

Setor E

Laboratório de Família e Interação Social  

 

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.