Publicado Por: Alessandro Douglas

Quem nunca compartilhou um PDF, baixou filmes e músicas ou usou uma foto sem autorização do autor, sem pagar um centavo nem ter a autorização? Quando é que isso deixa de ser um problema moral e passa também a ser uma questão legal? Será que baixado é roubado?


Para responder a essas perguntas, o programa TV Direitos Humanos, que vai ao ar neste sábado, às 19hrs na TV Pernambuco, trouxe o especialista em direito autoral no ambiente de internet, Alexandre Saldanha. Ele explica o que são os direitos autorais em tempos de redes sociais digitais.

Apresentado pelo professor e jornalista Juliano Domingues/Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação, o programa conta também com a participação do advogado e cientista político Manoel Moraes/Cátedra Dom Helder Camara. Na reportagem de abertura, a repórter Isadora Cavalcanti conta a história do fotógrafo Gilberto Marcelino, que já teve muitos problemas com questões de direito autoral com o compartilhamento das suas fotos. No quadro Fala, povo! a repórter Marília Melo perguntou se as pessoas já pararam para pensar se baixar e compartilhar conteúdos na internet é uma ilegalidade. O repórter Micael Morais, No Educar para os Direitos Humanos, traz uma dúvida do público para que os convidados respondam. O programa tem direção da professora e jornalista Andrea Trigueiro.

O TVDH é um projeto da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara, produzido pelo projeto de extensão EDUCOMDH - Escola de Educomunicação e Direitos Humanos da Unicap, numa parceria com a Cátedra Luiz Beltrão de comunicação.

https://www.instagram.com/reel/CVF0m6_Ae6p/?utm_medium=share_sheet

Gostei.
Compartilhar