Publicado Por: Alessandro Douglas

“Em meados de 91, começou a ser gerado e articulado em vários pontos da cidade um núcleo de pesquisa e produção de idéias pop. O objetivo era engendrar um circuito energético, capaz de conectar as boas vibrações dos mangues com a rede mundial de circulação de conceitos pop. Imagem símbolo: uma antena parabólica enfiada na lama.”
Esse é um trecho do manifesto “Caranguejos com cérebro”, documento que marca o início do Movimento Mangue que completa 30 anos. Mas que balanço fazer do rico ecossistema do manguebeat, que produziu Loustal e Lamento Negro, Chico Science e Nação Zumbi, Mundo Livre SA, Mestre Ambrósio, Devotos e que entrou para a história como o último grande movimento cultural brasileiro?

Para discutir esse assunto, o programa TV Direitos Humanos (TVDH) deste sábado (1), às 20h, na TV Pernambuco (TVPE), debate os 30 anos do Movimento Mangue Beat. Com a apresentação do jornalista Juliano Domingues, o TVDH recebe Renato L, jornalista, e um dos precusores do movimento. O programa também conta com a presença do coordenador da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara, Manoel Moraes, advogado e cientista político.

Na matéria de abertura, o repórter Nivaldo Machado apresenta um resgate histórico daquele momento na cena cultural da cidade. No Fala Povo, Elaine Oliveira foi às ruas pra saber:o que o Movimento Mangue representa para você? No quadro Educar para os Direitos Humanos, o repórter Álvaro Torres traz uma dúvida de quem nos assiste para que nossos convidados respondam.

A exibição é na TVPE, disponível no Recife e Região Metropolitana no canal 46.1; em Caruaru, no 12.1; e, em Petrolina, no 13.1. A transmissão é feita, também, através do site da emissora, o tvpernambuco.pe.gov.br/.

Sobre o TVDH | O TV Direitos Humanos é um projeto da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara, produzido pelos estudantes de Jornalismo do Projeto de Extensão EducomDH - Escola de Educomunicação e Direitos Humanos da Unicap, numa parceria com a Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação. A produção é de Assíria Florêncio, Deborah Amanda, Natan Júnior e Micael Morais. A direção do programa é da jornalista Andrea Trigueiro.

 

Visualizações:
541
Compartilhar