Pedagogia - Licenciatura

Reconhecimento : Decreto nº 32.089, de 13.01.1953. Publicação: DOU, 28.01.1953
Autorização : CONSEPE - Portaria Nº 066/2020 - 10 de agosto de 2020

Grau:

Licenciatura

Carga Horária:

3.220 horas

Turno Oferecido:

Noite

Profa. Maria do Carmo Sousa Motta (carmo.motta@unicap.br)

1. Objetivo do Curso

O curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco forma o licenciado em pedagogia enquanto profissional competente, com habilidade teórica e prática para a docência e a   gestão de sistemas escolares e não-escolares imbuído dos valores de solidariedade, justiça social, ética e cidadania, na perspectiva de contribuir para a democratização e humanização da sociedade.

Reconhecimento do curso Decreto nº 32.089, de 13.01.1953. Publicação: DOU, 28.01.1953

Duração do curso: 08 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo

Créditos: 208 obrigatórios e eletivos

Sobre o Curso

O Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, o primeiro a ser implantado no Norte e Nordeste, teve seu funcionamento autorizado em 23 de março de 1943 – Decreto nº 12042, publicado no Diário Oficial de 31 de março de 1943 e reconhecido pelo Decreto nº 32089 de 13 de janeiro de 1953, publicado no Diário Oficial da União, no dia 28 de janeiro de 1953.

A partir das novas orientações para o Curso de Pedagogia, em 2007.1 iniciamos com um novo currículo cuja matriz curricular apresenta 3.220 horas de efetivo trabalho acadêmico, sendo: 2.820 de horas dedicadas às atividades formativas, 300 horas destinadas ao Estágio Supervisionado e 100 horas de atividades teórico – práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos (atividades complementares).

Oferece uma sólida formação teórica e prática e apresenta a seguinte organização:

” nos 1º e 2º períodos – disciplinas que abordam a educação como prática histórico-social;

” nos 3º ao 6º períodos – são estudados os fundamentos da educação com foco no exercício da docência;

” nos 7º e 8 º períodos, a gestão em espaços escolares e não escolares é enfatizada, sendo abordada de forma contextualizada e interdisciplinar.

Os conteúdos básicos do Currículo do Curso estão organizados nas seguintes áreas curriculares: a docência, a gestão em sistemas educacionais e a pesquisa como princípio articulador do trabalho educativo.

No que se refere à Avaliação do Curso de Graduação (ACG) feita por avaliadores externos, obtivemos no parecer final as notas especificadas a seguir:

Dimensão: Organização didático-pedagógica – nota 5

Dimensão: Corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo – nota 5

Dimensão: Instalações físicas – nota 5

Na revista Guia do Estudante, nos anos 2006 e 2007 e 2008, o Curso de Pedagogia, foi agraciado com 4 estrelas, recebendo o prêmio de Melhores Universidades 2006/2007/2008.

O Curso de Pedagogia forma o educador-gestor, com capacidade para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência. O nosso foco é a docência, oferecendo a formação necessária para atuar tanto nas realidades educativas, como também em empresas e organizações.

Para a Católica, mais do que formar um profissional para o mercado, é fundamental subsidiar o aluno como pesquisador, com habilidades para levantar problemas e, principalmente, propor alternativas de intervenção para a Educação Básica no Brasil.

Como educador deverá atuar de forma reflexiva, crítica e ética. Tendo em vista tal propósito, o curso conduz o aluno ao estudo da educação sob os pontos de vista metodológico, filosófico, psicológico, sociológico, histórico e cultural.

O educador-professor no currículo atual está apto a lidar com a docência em:

Educação Infantil (de 0 a 6 anos)

Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries iniciais)

Curso de Magistério (nível médio)

Educação de Jovens e Adultos

Turmas de alunos com necessidades educativas especiais.

O educador-gestor pode atuar em diferentes áreas educacionais:

Gestor de escola e de sistema

Assessor pedagógico educacional.

Nas empresas, o pedagogo pode trabalhar em: Recursos Humanos; Orientação Profissional; Programas Educacionais, Produção de brinquedos educativos e materiais didáticos; Editoras; Brinquedoteca .

OGNs.

A partir do 4º período do curso começam os estágios. Já no primeiro período os alunos iniciam as visitas para conhecer as escolas.

Os alunos de Pedagogia têm a oportunidade de ingressar no Programa Institucional de BASE Científica-PIBIC, podendo desenvolver Projetos de Pesquisa que irão contribuir com o desenvolvimento científico de nosso Estado.

A Extensão é compreendida como prática acadêmica e social que efetiva a mediação entre a universidade e a sociedade, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população marginalizada.

Oferecemos os seguintes cursos de especializações a partir de fevereiro 2009:

Gestão Educacional – Arte e Educação – Educação Infantil – Educação Especial – Coordenação Pedagógica Matriz Curricular e Programação Acadêmica das Disciplinas

Perfil Profissional

Pretendemos formar um profissional que seja, antes de tudo, uma pessoa humana e como tal, um ser reflexivo, crítico e com responsabilidade social. O licenciado em Pedagogia deverá possuir as seguintes competências específicas que se referem a três dimensões fundamentais que se integram e se complementam na ação docente: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. 

Priorizamos como competências: postura integradora, colaborativa, contextualizada e interdisciplinar, postura investigativa, articulação teoria e prática, formação cultural e sociopolítica, atitude inclusiva e ética, cultura digital, perfil empreendedor, boa comunicação oral e escrita, capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe, comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes e ter a compreensão das relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre. Além disso, ter a consciência da necessidade da busca permanente de educação continuada e do desenvolvimento profissional. 

Mercado de Trabalho

O profissional de Pedagogia está apto a lidar com a docência em:  Educação Infantil (de 0 a 6 anos) -   Ensino Fundamental (1ª a 5ª séries) - Curso de Magistério (nível médio) -   Educação de Jovens e Adultos - · Turmas de alunos com necessidades educativas especiais.

Enquanto Gestor: Escola e de sistema – Coordenação de Escolas profissionalizantes: SENAI, SENAC, SESC - Coordenação pedagógica nas escolas de educação básica  -  Assessor pedagógico educacional .

Em ambientes não formais de educação:  Empresas na área de  Recursos Humanos  - Orientação Profissional -  Programas Educacionais -   Produção de Brinquedos Educativos e Materiais Didáticos -  Editoras – Brinquedoteca -  Hospitais -  Tribunal de Justiça -  OGNs ...

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificadas por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

Tem como campo preferencial as escolas da rede pública de ensino. Mantém uma articulação com as Secretarias de Educação Municipal e Estadual do Estado de Pernambuco, visando a utilização das escolas de Educação Básica como campo de estágio no que concerne à docência, coordenação e gestão escolar.

No curso de Pedagogia, o estudante terá que cumprir a carga horária total de 405 horas de estágio ao longo do processo formativo, iniciadas a partir do 5º período do curso:  Estágio na Educação Infantil -    Estágio nas séries iniciais do Ensino Fundamental - Estágio Supervisionado na Educação não formal - Estágio Supervisionado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.

 

O estágio não curricular faz parte do Projeto Pedagógico do Curso, sendo considerado uma atividade opcional para o estudante.  Sua carga horária não será computada para fins de integralização da carga horária total obrigatória do currículo.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários

  • Atividades Artístico-Culturais

  • Atividades Desportivas

  • Assistência à Saúde

  • Assistência Espiritual e Religiosa

  • Assistência Estudantil

  • Assistência Social

  • Assistência Jurídica Gratuita

  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica

  • Apoio aos Movimentos Populares

  • Unicap para a 3ª Idade

  • Pré-Universitário Unicap

  • Projeto Horizonte

  • Projetos diversos

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bolsas do PIBIC/CNPq e bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.


Laboratórios

O Curso de Pedagogia tem a sua disposição os laboratórios de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

O Laboratório do Projeto Horizonte funciona como espaço de articulação entre ensino, pesquisa e extensão e atende a crianças e jovens portadores de necessidades especiais, tais como: deficiência auditiva, Síndrome de Down e com dificuldades de aprendizagem. O Projeto favorece ao desenvolvimento de práticas pedagógicas, implementando estudos e ampliando as possibilidades de utilização da informática educativa. Congrega professores pesquisadores, estudantes estagiários e de Iniciação Científica.



Grau:

Licenciatura Plena

Carga Horária:

3.205 horas

Turno:

Virtual

COORDENAÇÃO DO CURSO
Prof.ª Ms. Maria do Carmo Souza Motta - carmo.motta@unicap.br
(81) 2119.4184

SECRETARIA DO CURSO
Polo Sede - Bloco B – 1º andar
81 2119.4171

1. Pedagogia

A Licenciatura em Pedagogia visa formar profissionais da educação preparados para as demandas do contexto contemporâneo, cujas competências enfatizam o conhecimento profissional, a prática profissional, o engajamento do educando, a inovação pedagógica, o perfil empreendedor, a fluência digital, a postura investigativa, a atitude ética e formação cultural e sociopolítica. Pretendemos formar gestores da educação e docentes com sólida formação acadêmica e cidadã, que possibilite a intervenção técnica, política, ética e estética na realidade, pautada na solidariedade e na inclusão social.

AUTORIZAÇÃO
CONSEPE - Portaria Nº 066/2020 - 10 de agosto de 2020

CARGA HORÁRIA
3.205 horas

DURAÇÃO DO CURSO
4 anos

Objetivo do Curso

O Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco forma o licenciado em pedagogia enquanto profissional competente, com habilidade teórica e prática para a docência e a gestão de sistemas escolares e não-escolares imbuído dos valores de solidariedade, justiça social, ética e cidadania, na perspectiva de contribuir para a democratização e humanização da sociedade.

Perfil Profissional

Pretendemos formar um profissional que seja, antes de tudo, uma pessoa humana e como tal, um ser reflexivo, crítico e com responsabilidade social. O licenciado em Pedagogia deverá possuir as seguintes competências específicas que se referem a três dimensões fundamentais que se integram e se complementam na ação docente: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional.

Priorizamos como competências: postura integradora, colaborativa, contextualizada e interdisciplinar, postura investigativa, articulação teoria e prática, formação cultural e sociopolítica, atitude inclusiva e ética, cultura digital, perfil empreendedor, boa comunicação oral e escrita, capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe, comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes e ter a compreensão das relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre. Além disso, ter a consciência da necessidade da busca permanente de educação continuada e do desenvolvimento profissional.

 

Mercado de Trabalho

O profissional de Pedagogia está apto a lidar com a docência em:  Educação Infantil (de 0 a 6 anos); Ensino Fundamental (1ª a 5ª séries); Curso de Magistério (nível médio); Educação de Jovens e Adultos; Turmas de alunos com necessidades educativas especiais.

Enquanto Gestor: Escola e de sistema; Coordenação de Escolas profissionalizantes; Coordenação pedagógica nas escolas de educação básica; Assessor pedagógico educacional.

Em ambientes não formais de educação: Empresas na área de Recursos Humanos; Orientação Profissional; Programas Educacionais; Produção de Brinquedos Educativos e Materiais Didáticos; Editoras; Brinquedoteca; Hospitais; Tribunal de Justiça; ONGs.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificadas por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

A operacionalização da concepção de estágio curricular, visto como locus privilegiado de articulação entre a teoria e a prática, segue duas linhas integradas de ação: a investigação (descrição, explicação e interpretação da realidade educacional) e a intervenção pedagógica (exercício teórico-prático do trabalho pedagógico na escola e na sala de aula, incluindo o planejamento e execução de atividades docentes, sob a supervisão do professor-orientador).

Considera-se a docência como base da identidade do educador, expressa na organização do trabalho pedagógico na escola e na gestão da sala de aula, princípio este que serve de eixo norteador no desenvolvimento dos estágios.

Tem como campo preferencial as escolas da rede pública de ensino. Mantém uma articulação com as Secretarias de Educação Municipal e Estadual do Estado de Pernambuco, visando a utilização das escolas de Educação Básica como campo de estágio no que concerne à docência, coordenação e gestão Escolar, além do desenvolvimento dos programas PIBID (desde 1º período) e Residência Pedagógica (a partir do 5º período) .

No curso de Pedagogia, o estudante terá que cumprir a carga horária total de 405 horas de estágio ao longo do processo formativo, iniciadas a partir do 5º período do curso.

O estágio não curricular faz parte do Projeto Pedagógico do Curso, sendo considerado uma atividade opcional para o estudante. Sua carga horária não será computada para fins de integralização da carga horária total obrigatória do currículo.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários.
  • Atividades Artístico-culturais.
  • Atividades Desportivas.
  • Assistência à Saúde.
  • Assistência Espiritual e Religiosa.
  • Assistência Estudantil.
  • Assistência Social.
  • Assistência Jurídica Gratuita.
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica.
  • Apoio aos Movimentos Populares.
  • Unicap para a 3ª Idade.
  • Projeto Horizonte.

Programas da CAPES: PIBIC e PRP

 

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Contato: Coordenação de curso.

 

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é mais uma iniciativa que proporciona aos estudantes bolsas e a possibilidade de realizar um trabalho conjunto com a rede pública de ensino. Assim, na perspectiva de contribuir, simultaneamente, com a formação de educadores e com a construção de uma educação de qualidade social, que a UNICAP atende à chamada pública para a implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática no curso de Pedagogia, conduzidos em parceria com as redes municipal e estadual de ensino. A carga horária pode ser aproveitada para a carga horária dos estágios. Estudantes do 5º Período em diante podem participar.

Contato: carmo.motta@unicap.br

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

 

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

 

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

 

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

 

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP. Será considerado aprovado por média o aluno que obtiver média ponderada igual ou superior a 7,0 (sete) e haja cumprido a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades virtuais.

 

Cálculo da média ponderada:

  • 1º GQ (peso 2) - somatório das pontuações das atividades no ambiente virtual Moodle
  • 2º GQ (peso 3) - nota da avaliação presencial a ser realizada no Pólo Presencial em que o aluno estiver matriculado.

Obs: o aluno ausente na avaliação presencial terá direito à realização de uma 2ª chamada presencial.

O aluno que não alcançar o índice de aprovação 7,0 (sete) pontos, na média ponderada, poderá realizar uma prova final presencial para alcançar o mínimo de aprovação, 5,0 (cinco) pontos, na média final aritmética entre a prova final presencial e a média ponderada, desde que haja cumprido a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades virtuais.

 


Itinerário Formativo

Fundamentos Filosóficos e Sócio Antropológicos da Educação
Alfabetização e Letramento
Educação de Jovens e Adultos
Filosofia e Formação integral
Estudo, Produção e Interpretação de Textos
Introdução a EaD

Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Básica
Metodologia do Estudo
Fundamentos e Prática de Ensino de História e Geografia
Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Libras
Educação para as Relações Étnico-Raciais

Literatura Infanto-juvenil
Coordenação Pedagógica
Planejamento e Avaliação educacional
Políticas Públicas e Educação
Didática
Dificuldades de Aprendizagem e Altas Habilidades

Planejamento, Gestão e Avaliação na Educação Infantil
História da Educação
Empreendedorismo em Educação
Fundamentos e Prática de Ensino em Língua Portuguesa I
Educação e Direitos humanos
Humanidade e Transcendência ou Introdução a Teologia

Estágio Supervisionado na Educação Infantil
Fundamentos e Prática de Ensino em Língua Portuguesa II
Fundamentos e Prática de Ensino em Matemática I
Gestão Educacional
Planejamento, Gestão e Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Ludicidade e Corporeidade

Estágio Supervisionado nas Series Iniciais do Ensino Fundamental
Fundamentos e Prática de Ensino em Matemática II
Pedagogia em Organizações Não Escolares
Fundamentos e Prática de Ensino nas Ciências Naturais
Educação e Práticas inclusivas
Humanismo e Cidadania

Estágio Supervisionado na Educação não Formal
Fundamentos e Prática de Ensino de Artes
Eletiva
Educação e Linguagens artístico culturais
Trabalho de Conclusão de Curso I

Estágio Supervisionado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica A
Educação e Mediação de Conflitos
Trabalho de Conclusão de Curso II
Eletiva

 

Download Itinerário Formativo


Download da Grade e Corpo Docente

 

Corpo Docente

André Benedito Graciano
Clarice Travassos Sobrinha
Graziela Brito de Almeida
Maria da Conceição Bizerra
Maria do Carmo Sousa Motta
Maria Helena da Costa Carvalho
Mariza Lins G. Sposito de Lima
Priscila Angelina Silva da Costa Santos
Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis
Silvério Leal Pessoa
Tânia Maria de Oliveira Nery
Yara Maria Leal Heliodoro