Gestão de Recursos Humanos

AUTORIZAÇÃO : CONSEPE Portaria Nº 079/2022 - 30 de maio de 2022

Grau:

Tecnólogo

Duração do curso:

2 anos

Modalidade:

EaD

COORDENAÇÃO DO CURSO
Prof. Dr. Charles Andrade - charles.andrade@unicap.br

1. Objetivo do curso

O curso de Gestão em Recursos Humanos visa desenvolver competências e habilidades para reconhecer, compreender e utilizar conceitos, práticas, ferramentas, tecnologias, princípios éticos e inovações da área de Recursos Humanos para atuação no gerenciamento das relações de trabalho em empresas e organizações. Temas como recrutamento, seleção, relações de trabalho, remuneração, legislação trabalhista e políticas de desenvolvimento profissional serão articulados a partir de desafios do mundo do trabalho no contexto da indústria 4.0, marcados pela subjetividade humana e pelas relações trabalhistas. Você vai aprender a atuar de forma consciente e competente para promover resultados, sem negligenciar os valores da solidariedade e do bem-estar das pessoas, suas famílias e suas comunidades.

SECRETARIA DO CURSO
Polo Sede - Bloco G - 5º andar - (81) 2119.4173

 

CARGA HORÁRIA
1.605h

 

DURAÇÃO DO CURSO
2 anos

No decorrer do curso, o estudante de Recursos Humanos vai desenvolver competências e habilidades gerais e específicas que o habilitam para atuar com gestão de pessoas, dentro de organizações. Um diferencial do curso são as vivências para promoção de uma cultura de inovação, focada no indivíduo e na ênfase nos relacionamentos interpessoais. Reconhecer problemas de um contexto local e/ou regional e construir soluções para as organizações é um exemplo de prática, articulada com as teorias e ferramentas. Atividades como essas, serão oportunidades para fazer abordagens inter e multidisciplinares, apoiadas em princípios e valores que permeiam uma educação humanista e que preza por atuação na excelência humana. 

 

Focos gerais do itinerário formativo:

  1. Sólida formação teórica e articulação orgânica com a prática, tendo como horizonte a pessoa como elemento estratégico para a competitividade da organização.
  2. Formação ética, humanística e cristã, que habilite e estimule a intervir, visando transformar a realidade vigente, na busca por um mundo melhor e mais justo. 
  3. Internalização de valores como responsabilidade socioambiental, justiça e ética profissional. 
  4. Respeito a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo corporativo.
  5. Compreensão da necessidade da educação continuada. 

 

Em relação ao conjunto de habilidades específicas do curso, o egresso vai aprender a:

 

  • Planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. 
  • Desenvolver planos de carreira. 
  • Promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias). 
  • Desenvolver capacidades de persuadir, negociar, gerenciar conflito e propor soluções adaptáveis a contextos diversos.
  • Planejar programas de qualidade de vida no trabalho. 
  • Especificar e gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização.
  • Avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores. 
  • Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
  • Atuar como promotor de qualidade de vida e bem-estar no contexto organizacional.

A extensão é entendida como parte integrante da formação e que aproxima o curso, nas suas atividades de ensino e iniciação científica, às demandas da sociedade. Possibilita a formação cidadã e articulação teoria e prática, caracterizando a formação universitária como espaço e tempo privilegiados de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornadas de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade para complementar sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.


Itinerário Formativo

PRIMEIRO PERÍODO

  • Introdução à EaD
  • Administração Básica
  • Rotinas Trabalhistas, Benefícios e E-Social
  • Gestão de Sistema de Informações
  • Estudo Produção e Interpretação de Texto
  • Mediação de Conflitos, Negociação e Relações Sindicais
  • Saúde e Segurança do Trabalho

SEGUNDO PERÍODO

  • Planejamento e Estratégia Empresarial
  • Comportamento Organizacional
  • Inovação nas Organizações
  • Desempenho e Empregabilidade
  • Cultura Organizacional e Gestão da Mudança
  • Pesquisa e Gestão do Clima Organizacional
  • Projeto Integrador I

TERCEIRO PERÍODO

  • Gestão de Pessoas e Talentos
  • Atração, Captação e Retenção de Talentos
  • Avaliação e Reconhecimento de Performance
  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
  • Planejamento de Carreiras e Remuneração
  • Planos de Sucessão e Preparação para Aposentadoria
  • Projeto Integrador II

QUARTO PERÍODO

  • Consultoria em Recursos Humanos
  • Comunicação e Endomarketing na Gestão de Pessoas
  • People analytics: o uso de dados na gestão de pessoas
  • Liderança 4.0
  • Projeto Integrador II
  • Disciplina Eletiva do Curso

DISCIPLINAS ELETIVAS

  • Libras
  • História e Cultura Afro-brasileira e Indígena
  • Gestão do Agronegócio