Fisioterapia - Bacharelado

Reconhecimento : Portaria MEC nº 52, de 26.05.2006

Grau:

Bacharelado

Carga Horária:

4.050 horas

Turno Oferecido:

Manhã

Coordenação: Profª Mscª Cristiana Machado da Rosa e Silva Almeida
E-mail: cristiana.machado@unicap.br

1. Objetivos

O curso de Fisioterapia da UNICAP tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar de forma global no sentido da promoção e recuperação da saúde, nas várias áreas da Fisioterapia, assistindo o ser humano no âmbito biopsicossocial e espiritual, e considerando os diversos aspectos sociopolíticos e culturais, no qual está inserido. Durante todo o curso,  o acadêmico está envolvido não somente nas atividades de ensino, como também na pesquisa e extensão, além de poder dar continuidade aos seus estudos, já como fisioterapeuta, na pós-graduação, seja: especialização, mestrado ou doutorado.

Secretaria do curso: Bloco B – Térreo–
Fone: (81) 2119-4197

Reconhecimento: Portaria MEC nº 52, de 26.05.2006. Publicação: DOU, 29.05.2006. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei nº 10.861, 14.04.2004)

Duração do curso: 10 períodos, mínimo; 15 períodos, máximo

Créditos: 284 obrigatórios

Perfil Profissional

O fisioterapeuta formado na UNICAP é um profissional de perfil generalista, com uma sólida base de conhecimentos gerais, nas áreas biológica e humana, e específicos no campo da Fisioterapia. O fisioterapeuta é um profissional crítico, ético, com competência técnico-científica e capacidade de promover a saúde relacionando-a à problemática específica da população atendida, além de considerando os fatores sociais, culturais, étnicos, religiosos e políticos.

Mercado de Trabalho

O fisioterapeuta é o profissional que presta assistência ao indivíduo, à família e à comunidade, estando habilitado para atuar em equipes de saúde interdisciplinares. O fisioterapeuta atua nos diversos níveis de atenção, desde a promoção da saúde,, prevenção de doenças, até a reabilitação. Suas atividades podem ser desenvolvidas em hospitais a nível de UTIs, enfermarias e ambulatórios, como também, em clínicas privadas, empresas, academias de ginástica, clubes esportivos e atendimentos em domicílio. Atualmente, a Fisioterapia tem sua importância reconhecida, expandindo-se em áreas tradicionais e marcando presença decisiva em novas áreas de atuação como pediatria, neurologia, geriatria, traumato-ortopedia, reumatologia, cardiovascular, pneumologia, gineco-obstetrícia, dermato-funcional, em prevenção e saúde coletiva.

Programas de Extensão

O curso de fisioterapia desenvolve anualmente diversas ações de extensão inseridas nas atividades acadêmicas desenvolvidas nas disciplinas, oferecendo serviços de saúde para a comunidade, palestras, seminários, cursos e outros. Além disso, outros programas de Extensão, como Projetos e Ligas, também são desenvolvidos:

 Projetos de extensão:

 1. Terapia Manual na Comunidade

  •  Professor responsável: Prof. Dr. Paulo Henrique Altran Veiga
  • Contatos:  paulo.veiga@unicap.br / laboratórios Especializados em Fisioterapia da UNICAP (CORPORE SANO): 2119-4490.

2. Terapias Complementares na atenção á Saúde do Corpo e da Mente

  • Professor responsável: Prof. Msc. Márcio Botelho Pedrosa
  • Contatos:  márcio.botelho@unicap.br/ laboratórios Especializados em Fisioterapia da UNICAP (CORPORE SANO): 2119-4490.

3. Dialogando com os cuidadores de crianças com deficiência

  • Professor responsável: Profa. Dra. Cristiana Maria Macedo de Brito 
  • Contatos: cristiana.brito@unicap.br/ laboratórios Especializados em Fisoterapia da UNICAP (CORPORE SANO): 2119-4490.

 4. Prevenção de quedas em idosas institucionalizadas

  • Professor responsável: Profa. Dra. Cristiana Maria Macedo de Brito
  • Contatos: cristiana.brito@unicap.br

 Ligas acadêmicas:

 1. Liga de Fisioterapia Esportiva da UNICAP (LIFE/UNICAP)

  • Professor responsável: Prof. Dr. Bruno Gilberto de Melo e Silva 
  • Contatos: bruno.melo@unicap.br

2. Liga Acadêmica de Fisioterapia Pélvica da Universidade Católica de Pernambuco (LAFIP/UNICAP)

  • Professor responsável: Profa. Dra. Valéria C Passos de Carvalho
  • Contatos: valeria.passos@unicap.br

 3. Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória e de Terapia Intensiva (LIFTICARTI/UNICAP)

 

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico, cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para  o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. São efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, sendo validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

LIMITE MÁXIMO

DISCIPLINAS

120h

MONITORIA

60h

CURSOS

80h

EVENTOS CIENTÍFICOS

80h

EXTENSÃO E ATIVIDADES COMUNITÁRIAS POR PERÍODO

30h

REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL NO COLEGIADO

20h

PARTICIPAÇÃO EM DEFESA (DISSERTAÇÃO, TESE, ETC.)

20h

PIBIC

60h

GRUPO DE ESTUDO OU PESQUISA

20h

PRODUÇÃO CIENTÍFICA (ARTIGOS, LIVROS, ETC)

20h

PRODUÇÃO UNICAP Jr

20h

OUTROS

30h

Estágio Supervisionado

Coordenador de estágio: Profa Dra Érica Patrícia Borba Lira Uchôa (erica.uchoa@unicap.br)

 

O estágio curricular obrigatório tem como foco a formação específica em serviço, desenvolvido gradualmente no curso, em atividades de complexidade crescente, que envolvam a observação, a prática assistida e, nos períodos finais, a prática autônoma supervisionada nas diferentes áreas, e níveis de atuação de atenção à saúde. A formação em serviço será desenvolvida de acordo com o art. 7º da Resolução CNE/CES nº 04, de 19/02/2002.

Essas atividades são desenvolvidas em hospitais públicos conveniados, clínica escola de Fisioterapia da própria instituição e comunidades, nas várias áreas de atuação da Fisioterapia.

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, tem-se realizado a Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea. 

Atualmente, de 2020.1 à 2020.2, o curso de Fisioterapia tem se destacado com o aumento do número de alunos no programa de iniciação científica, fato este que demonstra a maturação do quadro docente em relação à pesquisa científica. Também destaca-se que em todos os anos na Jornada de Iniciação Científica, os trabalhos do curso são premiados.

O curso de Fisioterapia desenvolve várias pesquisas relacionadas ao Programa de Iniciação Científica e possui um grupo de pesquisa denominado: Fisioterapia baseada em Evidências. Este grupo apresenta três linhas de pesquisa 

1ª. Linha de pesquisa - prevenção, avaliação e tratamento de alterações de órgãos e sistemas humanos

2ª. Linha de pesquisa - Atenção à saúde do adulto e do idoso.

3ª. Linha de pesquisa - atenção à saúde de indivíduos com alterações  neurológicas.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.


O Curso dispõe da Clínica-escola Corpore Sano, que atende as necessidades práticas ambulatoriais das disciplinas aplicadas às diversas áreas de atenção da Fisioterapia, além de servir como campo de estágio para as Práticas Terapêuticas Supervisionadas, que acontecem no 9º e 10º períodos, conforme determina o projeto pedagógico do curso. A Clínica atende tanto às necessidades de práticas acadêmicas, como oferece à comunidade em geral um serviço especializado, atualizado e de qualidade nas áreas de Fisioterapia em Traumato-ortopedia, Reumatologia, Neurologia, Cardiorrespiratória, Pediatria, Dermato-funcional, Vascular, Geriatria e Urogineco-obstetrícia.

Outros Laboratórios

bloco   andar        sala            descrição     área (m²)
A 2º andar 210
laboratório de histologia
60,00
A 2º andar 211 laboratório de anatomia 60,00
A 2º andar 212 laboratório de anatomia 85,00
A 1º andar 104 laboratório de cinesiologia, métodos e técnicas de avaliação e fisioterapia esportiva 115,20
A 1º andar 108 laboratório de cinesioterapia, mecanoterapia, prótese e órtese, fisioterapia esportiva 103,68
A 1º andar 107 laboratório biofísica, fisiologia e imagenologia 92,16
A 1º andar 109 laboratório de massoterapia, manilpulação ergonomia e fisioterapia preventiva 103,68
A 1º andar 110 laboratório de eletrotermofototerapia 92,16
D térreo 3 laboratório de cad 94,60
A 1º andar 105 laboratório de recursos terapêuticos/prótese e órtese 92,16
A 1º andar 106 laboratório de recursos terapêuticos/dinâmica de grupo 92,16
D 7º andar 702 laboratório de química geral e inorgânica I 136,28
D 7º andar 705 laboratório de química geral e inorgânica II 130,38
J térreo 5 laboratório I / biotecnologia 46,62
J térreo 7 laboratório II 51,60
J térreo 007a laboratório II / capela microbiológica 2,86
J térreo 007b laboratório II / sala de apoio II 20,04
J térreo 007c laboratório II / sala de incubação 4,80
J térreo 9 laboratório III 54,00
J térreo 11 laboratório IV 36,00
J térreo 011c laboratório IV / microscopia 15,20
J térreo 011d laboratório IV / banco de culturas 15,20
J térreo 13 laboratório V / microbiologia 25,72
J térreo 013a laboratório V / microscópio de varredura 11,40
J térreo 013b laboratório V / microton 8,25
J térreo 013c laboratório V / sala de revelação 8,25
J térreo 013d laboratório V / sala das bombas dos microscópios 3,00
J térreo 32 laboratório VII  

 

O Curso tem a sua disposição locais para uso de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.