Filosofia – Bacharelado

Reconhecimento : Portaria de Renovação nº 919, de 27 de dezembro de 2018.

Grau:

Bacharelado

Carga Horária:

2.400 horas

Turno Oferecido:

Tarde

Prof. José Marcos Gomes de Luna
(marcos.luna@unicap.br)

1. Objetivo do Curso

Missão

O Bacharelado em Filosofia tem como missão construir, preservar e transmitir o conhecimento, de modo a formar pessoas que venham a atuar a partir de uma visão criativa, crítica e construtiva de mundo, estando a serviço de sua comunidade e de sua região.

PORTARIA DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO  nº 919, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018 – Publicada no Diário da União em 28/12/2018

Duração do curso: 06 períodos, mínimo; 12 períodos, máximo

Créditos: 06 períodos, mínimo; 12 períodos, máximo

  • Fomentar o desenvolvimento de uma consciência crítica nos estudantes capacitando-os para lidar com o conhecimento de maneira criativa, construtiva e responsável;

  • Proporcionar, em todas as atividades curriculares, uma sólida formação teórica e prática, cultivando a inter e transdisciplinaridade;
     

  • Proporcionar os meios pedagógico-didáticos necessários para o pleno desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes;
     

  • Incentivar o trabalho rigoroso de pesquisa e produção científica em filosofia e áreas afins;
     

  • Promover cursos, palestras e debates filosóficos que instiguem e contribuam para a reflexão crítica sobre os principais problemas políticos, econômicos, sociais, educacionais e culturais em geral;
     

  • Fomentar o clima de participação e co-responsabilidade na definição e condução de políticas e projetos assumidos pelo curso.

Perfil Profissional

De acordo com as Diretrizes Curriculares para os cursos de Graduação em Filosofia (Parecer n° 492/2001, de 03/04/2001 CNE/CES), os egressos devem receber uma “sólida formação de história da filosofia, que capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere”.

A formação acadêmica não deve centrar-se apenas na aquisição das competências e habilidades filosóficas, mas dar ao profissional as condições de identificação de problemas relevantes à vida, avaliar criticamente posições quanto a esses problemas, visando à ação consciente, crítica e autônoma. Partindo desses pressupostos, o egresso do Bacharelado em Filosofia estará preparado e capacitado para:

  • compreender e transmitir os principais temas, problemas e sistemas filosóficos;
  • desenvolver atividades de ensino e pesquisa que contribuam para a formação de cidadãos comprometidos com os ideais de justiça e fraternidade;
  • elaborar e desenvolver projetos de pesquisa na área de Filosofia, com possíveis interfaces com áreas afins;
  • produzir artigos científicos para publicação em revistas especializadas e reconhecidas pela comunidade científica;
  • servir-se do legado das tradições filosóficas para dialogar com as ciências e as artes, e refletir sobre a realidade;
  • transmitir o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente;
  • continuar seus estudos e pesquisas em nível de pós-graduação;
  • nortear sua atividade profissional, sua vida privada e pública à luz de princípios humanistas, éticos e cristãos.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da Católica e promovam a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, as Atividades Complementares serão validadas academicamente pela Católica, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.  O estudante do Bacharelado deverá cumprir pelo menos 180 horas de atividades complementares, cuja validação obedecerá à Resolução do CONSEPE n° 09/2005, de 06.05.2005, que aprova a implantação das diretrizes para as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Católica.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Bacharelado em Filosofia possibilita o acesso ao campo da pesquisa científica principalmente através do PIBIC – Projeto de Iniciação Científica –. Esse projeto se destina à introdução de alunos às áreas de pesquisa desenvolvidas pelos professores doutores e mestres, tendo como critério de seleção o interesse pelos temas estudados no âmbito da Filosofia e um bom desempenho acadêmico nas atividades realizadas pela Católica.

Trata-se de uma experiência válida e de extrema importância tanto para o nosso curso como para os alunos e professores envolvidos. Alunos egressos tiveram atuação reconhecida em instituições de ensino, justamente por causa da Iniciação Científica, pois foram capazes de desenvolver pesquisas de forma autônoma e competente. Com a aprovação de Mestrados na Católica, aumentou o interesse por essa atividade, e a inclusão de Filosofia com disciplina obrigatória em todas as séries do ensino médio (Art. 36 da Lei n° 9.394, IV) deu aos alunos novo ânimo para a pesquisa.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.