Publicado Por: Alessandro Douglas

A Cátedra UNESCO de Educação para a Paz da Universidade de Porto Rico convida você para a Palestra Principal 2023-2024, Um Cântico à Canção: Educação, Deslocamento e Paisagem em Porto Rico.  Será oferecido pela Dra. Rima Brusi, na segunda-feira, 11 de março de 2024, na Universidade de Porto Rico em Río Piedras, no Anfiteatro 1 da Faculdade de Educação, com transmissão no canal do YouTube Cátedra UNESCO em Educação para a Paz UPR. A conferência é organizada em conjunto com a Cátedra UNESCO sobre Criação, Inovação e Colaboração no Ensino Superior da Universidade de Porto Rico.

 

A Keynote Lecture reconhece o trabalho acadêmico distinto sobre questões de construção da paz e serve como um fórum para o estudo de questões urgentes em nosso ambiente imediato e em nível global. Desta vez, o foco é o direito humano à educação em Porto Rico. O Dr. Brusi aponta a esse respeito: "Nas últimas décadas, a combinação de dívidas odiosas, vários desastres 'naturais' e o capitalismo colonial desenfreado resultou na erosão e enfraquecimento de muitas instituições porto-riquenhas, especialmente nossas escolas e universidades públicas". O Dr. Brusi abordará a questão da transformação da educação pública em Porto Rico através das lentes dos direitos humanos, interrogando o passado recente com as ferramentas da pesquisa social aplicada, comunicações e literatura.

 

Dra. Rima Brusi é escritora, acadêmica, antropóloga e ativista porto-riquenha. Ela atua como professora no Honors College da Northern Arizona University. Atuou anteriormente como Professora Associada na Universidade de Porto Rico - Campus Mayagüez, Antropóloga Aplicada e Escritora no Education Trust, escritora residente no Center for Human Rights and Peace Studies, e como Distinguished Lecturer em Antropologia no Lehman College, ambos na City University of New York. Durante sua carreira, ela esteve ativamente envolvida em três linhas inter-relacionadas de pesquisa, escrita, trabalho intelectual público e advocacia: (1) desigualdade, geografia e acesso ao ensino superior público nos Estados Unidos e Porto Rico; (2) escolas e universidades públicas em Porto Rico no contexto do colonialismo e do capitalismo de desastre; (3) literatura de não-ficção que explora a vida cotidiana, informada por métodos antropológicos.

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