Ciências Biológicas – Bacharelado - Unicap
Ciências Biológicas – Bacharelado
Conceito Final do Curso : Nota 4 no MEC*
Grau:
BachareladoCarga Horária:
3.575 horasTurno Oferecido:
NoiteProf. Luiz Oliveira da Costa Filho - biologia@unicap.br
1. Objetivo do Curso
O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pernambuco tem por objetivo a formação de um profissional na área de concentração de Meio Ambiente, eticamente qualificado, técnica e cientificamente capacitado para o mercado de trabalho, preparado para o desempenho inventivo, responsável e competente das tarefas exigidas para o livre exercício profissional da Biologia, com competência humana, orientados pelos valores da solidariedade, justiça social, ética e cidadania, na perspectiva de contribuírem para a construção de uma sociedade humanizada e no conhecimento e proteção de sua biodiversidade.
Reconhecimento: Decreto nº 30.238, de 04.12.1951. Publicação: DOU, 19.12.1951 - Resolução Nº 004/2012 do Conselho Pleno de Ensino, Pesquisa e Extensão
Duração do curso: 09 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo
Créditos: 225 obrigatórios, sendo 16 eletivos
*Conceitos: 1 a 2: Situação ou desempenho fracos, 3: Suficiente, 4 a 5: Situação ou desempenho fortes.
Perfil Profissional
Ser Biólogo no contexto de uma sociedade democrática para:
- promover uma prática profissional, fundamentada na compreensão do exercício ético com modo de serem cidadãos ativos e corresponsáveis pela manutenção de um projeto de sociedade pluralista e democrática;
- desenvolver uma prática profissional orientada por princípios ético-humanistas, com respeito à diversidade dos indivíduos, combatendo práticas discriminatórias;
- atender às necessidades de preservação da biota como modo de preservar os recursos necessários para a sustentabilidade dos ecossistemas e da comunidade humana a ela associada.
Ter o domínio dos conteúdos de natureza científica e cultural para:
- relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas e disciplinas do conhecimento com os fenômenos da atualidade e com a sua realidade pessoal, social e profissional;
- articular saberes de diferentes áreas e disciplinas;
- apropriar-se de conhecimentos relevantes para o exercício da cidadania;
- desenvolver formas de comunicação que considerem a diversidade dos grupos sociais com a finalidade da difusão do conhecimento;
- organizar o trabalho de pesquisa, buscar a solução de problemas e mediar situações de interesse para a preservação da biota;
Com seu desenvolvimento profissional, buscar:
- integrar resultados de pesquisas no aprimoramento da prática profissional;
- manter-se atualizado no que se refere aos avanços teórico-metodológicos das diversas áreas do conhecimento, considerando suas implicações para o desenvolvimento de novas tecnologias;
- acompanhar a formulação, execução e avaliação das políticas públicas relacionadas ao avanço da profissão do biólogo e suas competências.
Mercado de Trabalho
Nos últimos anos o meio ambiente tem atraído à atenção de todas as comunidades do nosso planeta, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas ações. As populações estão se conscientizando de que os recursos naturais são finitos e que sua não preservação ameaça o futuro das novas gerações. Nos dias atuais, para uma grande parcela da sociedade mundial, tornou-se evidente a noção de que uma quantidade enorme de recursos ambientais é necessária para mantermos funcionando o aparato científico-tecnológico que dá suporte ao estilo de vida da mesma. Esta exige um alto nível de conforto, que só pode ser oferecido com o comprometimento da qualidade ambiental do nosso planeta. Assim, tentar manter esse ritmo sem tentar conciliar a produção de bens com a preservação é uma atitude inconsistente e indesejável no que diz respeito às gerações futuras.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio na Universidade Católica de Pernambuco, para todas as modalidades de curso superior, é um componente curricular constituinte e implementador do perfil do formando a ser desenvolvido em ambiente de trabalho que favoreça a interação entre o saber, o saber fazer, o saber agir e o saber ser, com o objetivo de consolidar as formações acadêmica e profissional e a contextualização curricular.
Está definido, no currículo 59.B.1, que o estágio deverá ser cumprido nos quatro últimos períodos do curso, com carga horária total de 360 horas, sendo 90h em cada período, nas disciplinas BIO1951, BIO1952,BIO1953 e BIO1954.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
- Cursos, Conferências, Seminários
- Atividades Artístico-Culturais
- Atividades Desportivas
- Assistência à Saúde
- Assistência Espiritual e Religiosa
- Assistência Estudantil
- Assistência Social
- Assistência Jurídica Gratuita
- Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
- Apoio aos Movimentos Populares
- Unicap para a 3ª Idade
- Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 180 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 35 bolsas do PIBIC/CNPq e outras bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea, além do Programa de Iniciação Científica para voluntários.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade para complementar sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
Processos de Avaliação
Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:
Avaliação Institucional
a UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.
Avaliação do Aluno
a avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.
Regime de Aprovação
o regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.
Bloco |
Andar |
Sala |
Descrição |
Área (m²) |
A |
2º andar | 204 |
Laboratório de Genética |
63,51 |
A | 2º andar | 205 |
Laboratório de Ecologia |
60,00 |
A | 2º andar | 206 |
Laboratório de Coleções Biológicas e |
60,00 |
A | 2º andar | 207 |
Herbário e Xiloteca |
60,00 |
A | 2º andar | 210 |
Laboratório de Botânica |
60,00 |
A | 2º andar | 211 |
Laboratório de Invertebrados e Biologia Marinha |
60,00 |
A | 2º andar | 212 |
Laboratório de Vertebrados, Ecotoxicologia e Biomonitoramento |
85,00 |
D | 1º andar | 112 |
Laboratório de Geologia |
75,28 |
J | Térreo | 006 |
Laboratório de Anatomia |
60,00 |
J | Térreo | 008 |
Laboratório de Anatomia |
60,00 |
J | Térreo | 010 |
Laboratório de Fisiologia, Biofísica e Farmacologia |
53,68 |
J | Térreo | 014 |
Laboratório de Bioquímica |
53,80 |
J | Térreo | 104 |
Laboratório Microbiologia e Parasitologia |
54,00 |
J | Térreo | 106 |
Laboratório citologia, histologia e embriologia |
54,00 |
Bloco |
Andar |
Sala |
Descrição |
Área (m²) |
J | Térreo | 2 | Laboratório I / Processos Fermentativos | 24,00 |
J | Térreo | 5 | Laboratório II / Biotecnologia | 59,00 |
J | Térreo | 7 | Laboratório III / Microbiologia | 79,30 |
J | Térreo | 9 | Laboratório IV / Físico-Química | 85,27 |
J | Térreo | 11 | Laboratório V / Cromatografia e Banco de Culturas |
101,20 |
J | Térreo | 13 | Laboratório VI / Microscopia Eletrônica | 56,62 |
Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.
Currículo 60.A.1 - Noite. Atualizado em 11/11/2019
Currículo 60.A.1 – Noite. Atualizado em 30.09.2022
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.