Ciências Biológicas – Bacharelado

Reconhecimento : MEC - Portaria Nº 249 de 30/06/2016

Grau:

Bacharelado

Carga Horária:

3.200 horas

Turno Oferecido:

Noite

Prof. Luiz Oliveira da Costa Filho - luiz.costa@unicap.br

1. Objetivo do Curso

O Curso de Ciências Biológicas, tem por objetivo a formação de um profissional nas áreas de concentração de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, e Biotecnologia e Produção, eticamente qualificado, técnica e cientificamente capacitado para o mercado de trabalho.

Autorização: CONSEPE - Resolução Nº 004/2012   

Reconhecimento: MEC - Portaria Nº 249 de 30/06/2016

Turno de funcionamento: Noite

Integralização - Mínima: 08 períodos; Máxima: 14 períodos

Perfil Profissional

Considerando as Diretrizes Curriculares e a Proposta Pedagógica Institucional, o perfil profissional promove um conjunto de competências e habilidades, desenvolvidas ao longo do Curso:

  1. Formar profissionais generalistas, crítico-reflexivos, éticos, e cidadãos com espírito de solidariedade;
  2. Aprofundada formação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento atual da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
  3. Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
  4. Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critério humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
  5. Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
  6. Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
  7. Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

 

No desenvolvimento deste perfil, o/a estudante percorre trilhas, com disciplinas e atividades, que promovem um conjunto de habilidades como:

  • a) pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
  • b) reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
  • c) atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
  • d) portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;
  • e) utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
  • f) entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
  • g) estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
  • h) aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando ao desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
  • i) utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
  • j) desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
  • k) orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
  • l) atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado à contínua mudança do mundo produtivo;
  • m) avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
  • n) comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Curricular na Universidade Católica de Pernambuco, para todas as modalidades de curso superior, é um componente curricular constituinte e implementador do perfil do formando a ser desenvolvido em ambiente de trabalho que favoreça a interação entre o saber, o saber fazer, o saber agir e o saber ser, com o objetivo de consolidar as formações acadêmica e profissional e a contextualização curricular.

Está definido, no currículo 60.A.2N, que o estágio curricular deverá ser cumprido no oitavo período do curso (BIO 1040), com carga horária total de 360 horas.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.

Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 200 bolsas ao total, da própria Instituição, nos moldes do CNPq, bolsas do PIBIC-CNPq e bolsas da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), além do Programa de Iniciação Científica para voluntários.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade para complementar sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

a UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

a avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

Regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.


Bloco

Andar

Sala

Descrição

Área (m²)

A

2º andar 204

Laboratório de Genética

63,51

A 2º andar 205

Laboratório de Ecologia

60,00

A 2º andar 206

Laboratório de Coleções Biológicas e
Laboratório de Ensino de Biologia

60,00

A 2º andar 207

Herbário e Xiloteca

60,00

A 2º andar 210

Laboratório de Botânica

60,00

A 2º andar 211

Laboratório de Invertebrados e Biologia Marinha

60,00

A 2º andar 212

Laboratório de Vertebrados, Ecotoxicologia e Biomonitoramento

85,00

D 1º andar 112

Laboratório de Geologia

75,28

J Térreo 006

Laboratório de Anatomia

60,00

J Térreo 008

Laboratório de Anatomia

60,00

J Térreo 010

Laboratório de Fisiologia, Biofísica e Farmacologia

53,68

J Térreo 014

Laboratório de Bioquímica

53,80

J Térreo 104

Laboratório Microbiologia e Parasitologia

54,00

J Térreo 106

Laboratório citologia, histologia e embriologia

54,00

 

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.


Bloco
 
Andar
 
Sala
 
Descrição
 
Área (m²)
J Térreo 2 Laboratório I / Processos Fermentativos 24,00
J Térreo 5 Laboratório II / Biotecnologia 59,00
J Térreo 7 Laboratório III / Microbiologia 79,30
J Térreo 9 Laboratório IV / Físico-Química 85,27
J Térreo 11 Laboratório V / Cromatografia
e Banco de Culturas
101,20
J Térreo 13 Laboratório VI / Microscopia Eletrônica 56,62

 

Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais e Biotecnologia, NPCIAMB, inaugurado em 04 de novembro de 1998, atua como parte da estrutura de pesquisa experimental da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco, integrando Grupos de Pesquisa e desenvolvendo pesquisas multidisciplinares em Ciências Ambientais e Processos e Produtos Biotecnológicos.

 

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O Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da UNICAP se coloca a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, politicamente comprometido com a gestão democrática e participativa da sociedade. Promover ações de investigação e interpretação, registro e preservação da cultura, comunicação e extroversão do conhecimento através de suas exposições de longa duração e temporárias. As coleções científicas possuem cerca de 160.000 itens e divididas por tipologias:

1. Coleção de antropologia física (MUSARQ-A);

2. Coleção de arqueobotânica (MUSARQ-B);

3. Coleção etnológica (MUSARQ-E);

4. Coleção paleontológica (MUSARQ-P);

5. Coleção zooarqueológica (MUSARQ-Z);

6. Coleção de herpetologia (MUSARQ-CHUNICAP);

7-8. Coleção documental e fotográfica (MUSARQ-D, MUSARQ-F).

O Museu é constituído por três laboratórios de pesquisa que compõe o Núcleo de Pesquisas em Arqueologia e História Natural (NPAHN):

(1) Laboratório de Diversidade de Anfíbios e Répteis;

(2) Laboratório de Conservação e Restauração de Acervos e Educação Patrimonial;

(3) Laboratório de Biodiversidade e Educação Ambiental.

 

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Para acessar o lattes, clicar nos nomes:

André Luiz de Souza Barros - andre.barros@unicap.br

Bereneuza T. Ramos Valente Brasileiro - bereneuza.brasileiro@unicap.br

Carlos Alberto Pinheiro Vieira - carlos.vieira@unicap.br

Dmistocles de Andrade Vicente - dmistocles.vicente@unicap.br

Fabiana Oliveira dos Santos Gomes - fabiana.gomes@unicap.br

Fabio José de Araújo Pedrosa - fabio.pedrosa@unicap.br

Goretti Sonia da Silva - goretti.silva@unicap.br

Juliana Moura de Luna - juliana.luna@unicap.br

Leonardo da Silva Chaves - leonardo.chaves@unicap.br

Lívia de Almeida Falcão - livia.falcão@unicap.br

Luiz Oliveira da Costa Filho - luiz.costa@unicap.br

Luiz Vital Fernandes Cruz da Cunha - vital.cunha@unicap.br

Raphael Fonseca do Nascimento - raphael.nascimento@unicap.br

Raquel Diniz Rufino - raquel.rufino@unicap.br

Roberta Richard Pinto - roberta.richard@unicap.br

Rosileide Fontenele da Silva Andrade - rosileide.andrade@unicap.br

Sérgio Mendonça de Almeida - sergio.almeida@unicap.br