Livro reúne ensaios sobre o antropólogo Roberto Motta - Unicap

Título Notícias

null Livro reúne ensaios sobre o antropólogo Roberto Motta

Publicado Por: Daniel França

Quem pesquisa a área da Antropologia vai se deparar, em algum momento, com a produção científica do professor Roberto Mauro Cortez Motta. Reconhecido internacionalmente pelos estudos das transformações do campo religioso, o sociólogo e filósofo foi ex-aluno do Colégio Nóbrega e ex-professor da Universidade Católica de Pernambuco. Relação que segue firme e forte por meio de cursos e seminários ministrados por ele a convite do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCR).

O pesquisador é tema do livro Sociologia, Religiões e Modernidade: ensaios em homenagem a Roberto Motta. A obra reúne 14 textos dele próprio e de intelectuais entre os quais acadêmicos e docentes da Católica. “Alguns textos falam da obra, outros são mais livres, mas dentro deste campo epistemológico da Antropologia, Ciências da Religião e Sociologia da Religião”, detalha um dos organizadores do livro, Prof. Dr. Drance Elias. Um dos ensaios foi escrito pela desembargadora federal aposentada e presidente da Academia Pernambucana de Letras, Margarida Cantarelli.

Também assinam a organização do livro o diretor da Escola de Educação e Humanidades (antigo Centro de Teologia e Ciências Humanas), Prof. Dr. Danilo Vaz Curado, e o docente da Universidade de Pernambuco, Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura. A publicação será pela Editora UPE. Ainda não há uma data de lançamento mas a previsão é de que o livro deverá ser apresentado por meio de live ainda neste semestre, com um possível evento presencial no segundo semestre.  

Motta fez mestrado, no início dos anos 1960, na Holanda tendo como um dos seus referenciais teóricos a Sociologia Histórica de Max Weber. Ao retornar o Brasil, começou a desenvolver atividades no Instituto Joaquim Nabuco (hoje Fundação). No ano de 1970, começou a lecionar no Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco quando conseguiu uma bolsa pela Fundação Fullbright-Hays para fazer doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York. De volta ao Brasil, foi um dos fundadores do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPE.

Na Unicap, Roberto Motta foi professor de Filosofia e depois lotado no então Departamento de Sociologia. A trajetória acadêmica lhe rendeu o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa. Já a Associação Brasileira de Antropologia concedeu a ele a Medalha Roquette-Pinto.

“Ele tem larga escala de produção não só em revistas científicas publicadas no Brasil, mas também em inglês e francês referentes a pesquisas no campo da sociologia das religiões na modernidade”, afirma Drance ao explicar que Motta é um profundo conhecedor das religiões afro-brasileiras. O professor Drance Elias é líder do grupo de pesquisa Religiões, Identidade e Diálogos, do qual o próprio Motta faz parte e que é ligado ao PPGCR.

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seminário.jpeg

III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade...

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário...

MESTRADOS-DOUTORADOS.jpg

Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida pela Abralin. Acesso:...

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida...

DOCUMENTÁRIO EDITADA 3.jpg

DOCUMENTÁRIO

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a alteridade e fundado sobre preocupações...

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a...

curso videoclipe.jpg

VAMOS FAZER UM VIDEOCLIPE EXPERIMENTAL SOBRE O AMOR EM PORTUÑOL

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos: - Realizar um videoclipe experimental...

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos:...