Estudantes de Enfermagem e Medicina da Unicap lançam manual de prevenção do pé diabético - Unicap

Título Notícias

null Estudantes de Enfermagem e Medicina da Unicap lançam manual de prevenção do pé diabético

Publicado Por: André Amorim

Estima-se que no Brasil mais de 16,5 milhões de pessoas convivam com o diabetes e que metade desconhece esse diagnóstico, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. Uma das complicações mais comuns da doença é o chamado pé diabético, que, em casos mais graves, pode levar à amputação dos membros inferiores do paciente. Os cuidados com os pés de pacientes com diabetes é o tema de um manual escrito por alunos dos curso de Enfermagem e Medicina da Unicap, com a supervisão da professora Suzane Brust, que leciona para estudantes das duas graduações. O material está disponível no formato de livro digital (e-book).

O "Manual de prevenção e detecção do pé diabético para profissionais de atenção primária à saúde" surgiu como resultado de um projeto de do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica orientado pela professora Suzane Brust, entre 2017 e 2019. 

"Na primeira fase do projeto, nós fizemos um levantamento na Unidade Básica de Saúde de Peixinhos, em Olinda. Nós fizemos uma análise dos diabéticos da unidade e fizemos a avaliação dos pés. Na segunda fase, no ano seguinte, nós atuamos de forma a minimizar essas questões junto aos usuários diabéticos. Fizemos a capacitação dos profissionais de saúde, porque nós também avaliamos o conhecimento dos profissionais sobre o tema. E também uma capacitação para os usuários, ensinamos os cuidados para evitar os problemas resultantes da diabetes que afetam os pés. Ensinamos como lavá-los, como enxugar, os sapatos que eles podem usar, a questão alimentar, como eles podem detectar precocemente as anormalidades nos pés", lembra Suzane Brust.

A ideia é que o material sirva de referência para profissionais que atuam na atenção básica em todo o Brasil. "Esse material visa auxiliar os profissionais de saúde a prevenir o pé diabético. Quando se faz um diagnóstico precoce, uma avaliação periódica dos pés, há uma grande possibilidade de se evitar as amputações dos pés, que é um dos principais agravos do diabetes mellitus", explica a professora.

O material é baseado em fluxos de condutas a partir de recomendações das diretrizes internacionais do pé diabético, além de orientações do Ministério da Saúde. Os estudantes e a orientadora optaram por fazer um material mais claro, com pouco texto."Quando produzimos esse manual, nós enviamos para vários especialistas nas áreas relevantes ao tema em todo o Brasil. Enviamos para Estomoterapeutas, cirurgiões vaculares, endocrinologistas, médicos de saúde da famílias, para que eles avaliassem o material produzido e fizessem a validação. Nós validamos para que ele possa ter o reconhecimento nacional", diz Brust.

A professora dos curso de Medicina e Enfermagem da Unicap fala ainda da importância da produção desse material pelos estudantes participantes. "Ele foi muito importante porque ensinou aos alunos a fazer um diagnóstico, fazer uma avaliação, e, a partir de então, também interferirem nesse processo através de ações educativas e da produção dessa cartilha. Eles não pegaram algo pronto, mas eles que geraram toda a informação e procuraram soluções e alternativas para trazer algo para a comunidade que foi estudada, mas, principalmente, para os profissionais de saúde", conclui. 

Participaram do projeto os agora ex-alunos do curso de Enfermagem da Unicap José William Araújo do Nascimento e Edjôse Ciríaco Santana Silva, além do estudante de Medicina Manoel Luiz Ferreira Junior. "Ter participado dessa pesquisa deixa meu coração aquecido. Essa é uma doença que causa muitas complicações que impactam, muitas vezes, de forma negativa na vida das pessoas. Então foi muito bom levar essas informações para que esses profissionais possam agregar a sua rotina de trabalho. Nós também aprendemos muito, crescemos pessoalmente e profissionalmente. O pesquisador ele nunca consegue atingir a totalidade do público pesquisado, mas quando a gente consegue atingir uma única pessoa, quando a gente consegue mudar a qualidade de vida de uma pessoa, isso já é algo muito importante", diz Edjôse Ciríaco.

O material, que está disponível no formato de e-book, poderá ser adotado pelas duas graduações como literatura de apoio. Confira aqui o "Manual de prevenção e detecção do pé diabético para profissionais de atenção primária à saúde".

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

selo-opiniao-artigos-dentro.png

O 'CASO MÁRCIA BARBOSA' NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

No último dia 24, a Corte Interamericana de Direitos Humanos prolatou sentença sobre o "caso Márcia Barbosa", uma decisão importante que marca as...

No último dia 24, a Corte Interamericana de Direitos Humanos prolatou sentença sobre o "caso Márcia Barbosa", uma...

Musicheperunaprofessionedipace_10dicembre2021-1.jpg

INTERNATIONAL HUMAN RIGHTS DAY, 10 DECEMBER 2021

  On the occasion of the International Human Rights Day, 10 December, the Human Rights Centre "Antonio Papisca" and the UNESCO Chair "Human Rights,...

  On the occasion of the International Human Rights Day, 10 December, the Human Rights Centre "Antonio Papisca"...

WhatsApp Image 2021-12-03 at 19.24.21.jpeg

AS COMISSÕES DA VERDADE E DA DEMOCRACIA - POR MANOEL MORAES

Em uma sociedade democrática os direitos à memória e à verdade devem ser garantidos, uma vez que a compreensão do passado nos ajuda a interpretar o presente....

Em uma sociedade democrática os direitos à memória e à verdade devem ser garantidos, uma vez que a compreensão do...

WhatsApp Image 2021-12-01 at 18.11.16.jpeg

Capuchinhos vão unificar formação em Teologia e Filosofia na Unicap

O novo ministro provincial dos Capuchinhos, Frei Franklin de Edimar Teixeira Diniz, visitou a Universidade Católica de Pernambuco na tarde desta quarta-feira...

O novo ministro provincial dos Capuchinhos, Frei Franklin de Edimar Teixeira Diniz, visitou a Universidade Católica...