Estudantes de Enfermagem e Medicina da Unicap lançam manual de prevenção do pé diabético - Unicap

Título Notícias

null Estudantes de Enfermagem e Medicina da Unicap lançam manual de prevenção do pé diabético

Publicado Por: André Amorim

Estima-se que no Brasil mais de 16,5 milhões de pessoas convivam com o diabetes e que metade desconhece esse diagnóstico, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. Uma das complicações mais comuns da doença é o chamado pé diabético, que, em casos mais graves, pode levar à amputação dos membros inferiores do paciente. Os cuidados com os pés de pacientes com diabetes é o tema de um manual escrito por alunos dos curso de Enfermagem e Medicina da Unicap, com a supervisão da professora Suzane Brust, que leciona para estudantes das duas graduações. O material está disponível no formato de livro digital (e-book).

O "Manual de prevenção e detecção do pé diabético para profissionais de atenção primária à saúde" surgiu como resultado de um projeto de do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica orientado pela professora Suzane Brust, entre 2017 e 2019. 

"Na primeira fase do projeto, nós fizemos um levantamento na Unidade Básica de Saúde de Peixinhos, em Olinda. Nós fizemos uma análise dos diabéticos da unidade e fizemos a avaliação dos pés. Na segunda fase, no ano seguinte, nós atuamos de forma a minimizar essas questões junto aos usuários diabéticos. Fizemos a capacitação dos profissionais de saúde, porque nós também avaliamos o conhecimento dos profissionais sobre o tema. E também uma capacitação para os usuários, ensinamos os cuidados para evitar os problemas resultantes da diabetes que afetam os pés. Ensinamos como lavá-los, como enxugar, os sapatos que eles podem usar, a questão alimentar, como eles podem detectar precocemente as anormalidades nos pés", lembra Suzane Brust.

A ideia é que o material sirva de referência para profissionais que atuam na atenção básica em todo o Brasil. "Esse material visa auxiliar os profissionais de saúde a prevenir o pé diabético. Quando se faz um diagnóstico precoce, uma avaliação periódica dos pés, há uma grande possibilidade de se evitar as amputações dos pés, que é um dos principais agravos do diabetes mellitus", explica a professora.

O material é baseado em fluxos de condutas a partir de recomendações das diretrizes internacionais do pé diabético, além de orientações do Ministério da Saúde. Os estudantes e a orientadora optaram por fazer um material mais claro, com pouco texto."Quando produzimos esse manual, nós enviamos para vários especialistas nas áreas relevantes ao tema em todo o Brasil. Enviamos para Estomoterapeutas, cirurgiões vaculares, endocrinologistas, médicos de saúde da famílias, para que eles avaliassem o material produzido e fizessem a validação. Nós validamos para que ele possa ter o reconhecimento nacional", diz Brust.

A professora dos curso de Medicina e Enfermagem da Unicap fala ainda da importância da produção desse material pelos estudantes participantes. "Ele foi muito importante porque ensinou aos alunos a fazer um diagnóstico, fazer uma avaliação, e, a partir de então, também interferirem nesse processo através de ações educativas e da produção dessa cartilha. Eles não pegaram algo pronto, mas eles que geraram toda a informação e procuraram soluções e alternativas para trazer algo para a comunidade que foi estudada, mas, principalmente, para os profissionais de saúde", conclui. 

Participaram do projeto os agora ex-alunos do curso de Enfermagem da Unicap José William Araújo do Nascimento e Edjôse Ciríaco Santana Silva, além do estudante de Medicina Manoel Luiz Ferreira Junior. "Ter participado dessa pesquisa deixa meu coração aquecido. Essa é uma doença que causa muitas complicações que impactam, muitas vezes, de forma negativa na vida das pessoas. Então foi muito bom levar essas informações para que esses profissionais possam agregar a sua rotina de trabalho. Nós também aprendemos muito, crescemos pessoalmente e profissionalmente. O pesquisador ele nunca consegue atingir a totalidade do público pesquisado, mas quando a gente consegue atingir uma única pessoa, quando a gente consegue mudar a qualidade de vida de uma pessoa, isso já é algo muito importante", diz Edjôse Ciríaco.

O material, que está disponível no formato de e-book, poderá ser adotado pelas duas graduações como literatura de apoio. Confira aqui o "Manual de prevenção e detecção do pé diabético para profissionais de atenção primária à saúde".

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seminário.jpeg

III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade...

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário...

MESTRADOS-DOUTORADOS.jpg

Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida pela Abralin. Acesso:...

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida...

DOCUMENTÁRIO EDITADA 3.jpg

DOCUMENTÁRIO

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a alteridade e fundado sobre preocupações...

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a...

curso videoclipe.jpg

VAMOS FAZER UM VIDEOCLIPE EXPERIMENTAL SOBRE O AMOR EM PORTUÑOL

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos: - Realizar um videoclipe experimental...

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos:...