Católica vai oferecer Especialização em Gestão de Preservação do Patrimônio Histórico - Unicap

Título Notícias

Católica vai oferecer Especialização em Gestão de Preservação do Patrimônio Histórico

Publicado Por: Francisco Secchim Ribeiro

O 1º Curso de Especialização em Gestão de Preservação do Patrimônio e Inovação em Pesquisa Histórica da Universidade Católica de Pernambuco terá as inscrições abertas no dia 3 de fevereiro. O resultado da seleção sairá no dia 5 do mesmo mês. A Pós-Graduação dispõe de 30 vagas e é voltada aos profissionais das áreas de história, museologia, biblioteconomia, arquivologia, turismo, urbanismo, dentre outras. Os interessados devem se inscrever no site www.unicap.br/pos.

A especialização visa qualificar e habilitar profissionais para atuarem na gestão da preservação patrimonial e pesquisa nos campos da história, em arquivos, museus, bibliotecas, institutos históricos, instituições públicas e privadas.

As matrículas deverão ser feitas no período de 6 de fevereiro a 6 de março. As aulas, que serão ministradas aos sábados nos turnos da manhã e tarde, terão início no dia 15 de março.

Para a matrícula, são necessários os seguintes documentos: o currículo vitae, cópia do histórico escolar da graduação, cópias autenticadas do diploma de graduação, da identidade e CPF, cópia do comprovante de residência e fotografia 3x4.

Segundo o Coordenador do Mestrado em História da Unicap, Prof Dr. Tiago Cesar, os conteúdos teóricos trabalhados na especialização são as bases para se pensar na prática de ações empreendedoras. Ele disse que o caráter inovador do curso abordará também a criação de empresas especializadas na produção de produtos audiovisuais, consultoria nas áreas de patrimônio e história, edição de livros em quadrinhos didáticos e paradidáticos, dentre outros.

Ainda segundo o professor Tiago Cesar, há pouca oferta de especialização em história e patrimônio. De acordo com ele, uma pesquisa feita pelo corpo docente do curso trouxe dados que apontam uma carência de profissionais formados com esse perfil no mercado.

De acordo com uma pesquisa iniciada em 2006 pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), existem no Brasil mais de três mil instituições museológicas. Ainda segundo o instituto, 67,5% dos museus no país funcionam como espaços voltados à história. Em Pernambuco, existem cerca de 145 bibliotecas públicas e, no Recife, 31 unidades,. Esses dados estão no Sistema Nacional de Bibliotecas Publicas (SNBP).

O corpo docente é formado por cientistas da informação, historiadores, museólogos, design e fotógrafo. Outras informações nesse <a href="https://www1.unicap.br/?page_id=42679" target="_blank" rel="noopener noreferrer">link</a>.

Visualizações:
930
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seresta para maes.jpeg

Sreesta para as mães da Unicap

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

nuclear_4.jpg

Usinas nucleares na Amazônia? Aventura atômica em plena Floresta

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma lâmpada”. Tivemos ministro tutelado pela...

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma...

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...