Unicap-Icam recebe representantes do Parqtel e do Governo do Estado e sinaliza novas parcerias 18ª Semana da Mulher na Unicap – Retomando - Unicap

Título Notícias

Unicap-Icam recebe representantes do Parqtel e do Governo do Estado e sinaliza novas parcerias

Publicado Por: Francisco Secchim Ribeiro

A Unicap-Icam International School, escola internacional formada a partir da parceria entre a Católica e o Institut Catholique d’Arts et Métiers (Icam), da França, iniciou uma rodada de conversas que pode se consolidar em novas parcerias para a instituição. Recebidos no Pavilhão Maker, representantes do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel) e da Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), do Governo de Pernambuco, conheceram a nova estrutura do campus bem como os projetos de inovação que estão em desenvolvimento pela universidade. Entre os pontos abordados no encontro, foi a oportunidade de alunos da Universidade de Pernambuco (UPE) participarem de aulas do curso de Engenharia da Complexidade como atividade de extensão.

Os representantes do Parqtel e do Governo de Pernambuco foram recebidos pelo Pró-Reitor Administrativo, Márcio Waked, pela diretora da Unicap-Icam, Andrea Câmara, pelo assessor Internacional da Reitoria, Olivier du Bourblanc, pela coordenadora do curso de Ciência da Computação, Liliane Fonseca, além dos professores Anthony Lins, Hilário Jorge e Perseu Padre. “A importância desta articulação com o Parqtel, com o eixo de articulação com o setor produtivo está no DNA da Unicap-Icam. A partir deste primeiro, encontro já estabelecemos alguns encaminhamentos importantes”, pontuo a professora Andrea Câmara. Os convidados se surpreenderam com a metodologia e inovação do curso de Engenharia da Complexidade, graduação pioneira no país. Em dos momentos da conversa, o aluno Adriano Padilha Maciel apresentou os resultados parciais do projeto do primeiro ano do curso: a análise e otimização de um sistema de drone. O projeto encontra-se atualmente em fase de ajustes finais e a entrega do produto está agendada para o dia 10 de outubro.

O gerente de Formação Superior da Secti, César Andrade, destacou que o encontro representa o início de uma parceria harmoniosa entre a pasta e a Unicap-Icam. “É uma estrutura surpreendente, principalmente quando se fala do curso de Engenharia da Complexidade. Nós percebemos a possibilidade de associação de atividades de inovação dentro do meio industrial e do meio empresarial, principalmente no comércio”, pontuou. Segundo ele, a ideia da gestão estadual é capacitar profissionais a partir de demandas do mercado, assim como vem sendo realizada pela escola internacional da Católica. “A gente quer trabalhar com problemas reais. A ideia é justamente fazer essa parceria com a Unicap-Icam e com outros atores de inovação para criar um fortalecimento e uma rede de inovação que permita o crescimento em conjunto do estado de Pernambuco”, completou, ao reforçar, ainda, os laços internacionais do Icam, fortalecendo parcerias internacionais.

Já Alexandre Maciel, cientista chefe do Parqtel, reforçou a expertise da Unicap em áreas como arquitetura, computação e química, que, historicamente, vem desempenhando um papel importante no desenvolvimento econômico de Pernambuco. “Como representante do Parqtel, nosso intuito é expandir os modelos inovadores para todo o estado de Pernambuco. E eu vejo aqui nesse espaço, nesse Pavilhão em parceria com o Icam, uma excelente oportunidade de a gente implantar uma nova célula de um novo ambiente de tecnologia de inovação de abrangência estadual”. Além do Parqtel, Alexandre é gerente de Ambientes de Inovação da Secti e é ex-aluno do curso de Ciência da Computação da Católica, formado em 2003. “Aqui, com certeza, vai abrigar muitas tecnologias e muitos projetos, não só da Unicap, mais de outras instituições e organismos”.

O professor Hilário Jorge integra o quadro de docentes do curso de Engenharia da Complexidade e avaliou, positivamente, o encontro. “Foi uma oportunidade ímpar, que abriu oportunidades para o estudante poder praticar, poder utilizar as ferramentas que ele usa no curso, treinar, desenvolver novas habilidades, competências, numa parceria fantástica”, disse. “Nós geralmente observamos um impacto positivo quando apresentamos o curso de Engenharia da Complexidade. O curso oferece uma proposta e uma metodologia inovadora. Inclusive, surgiu uma oportunidade de criar uma parceria com alunos da UPE para que eles possam participar de um PBL (Problem Based Learning, em inglês) conosco como extensão. Essa é uma oportunidade para nossa metodologia seja conhecida pela comunidade acadêmica em

Visualizações:
96574
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

18ª Semana da Mulher na Unicap – Retomando

Publicado Por: José Maria

A XVIII Semana da Mulher da Unicap é um espaço de reflexão e diálogo na linha da transdiciplinaridade, troca de saberes entre pesquisadores, gestores de políticas sociais e representantes dos movimentos sociais e coletivos específicos, de modo a despertar, inspirada no tema da Campanha da Fraternidade 2020, para uma “Educação Libertadora”, que aponta para o sentido da vida como dom e compromisso, recriando relações fecundas na família, na comunidade e na sociedade.

PROGRAMAÇÃO

21 de outubro de 2020 (quarta-feira)

Palestra de abertura: A importância da mulher indígena e da mulher negra e os espaços que vêm conquistando

Palestrantes:
Danielle Soprano Pereira (Adana Omágua Kambeba) – Pertence ao povo Kambeba, conhecido também como povo Omágua, que quer dizer “Povo das Águas” . É atriz, compositora e cantora de cantos indígenas (língua Tupi Amazônico-Nheengatu). Doutoranda em medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Mestra Joana D’arc da Silva Cavalcante –Primeira mulher a comandar uma nação de Maracatu de baque virado no Brasil: o Encanto do Pina. Confirmada Yakekeré: Mãe Pequena do Terreiro. Fundadora do Baque Mulher, composto exclusivamente por mulheres pautado na bandeira do combate das desigualdades de gênero, da violência contra a mulher, do racismo, da homofobia e a favor do empoderamento feminino.
Givânia Maria da Silva – Doutoranda pela UNB – do   Quilombo Conceição das Crioulas no Sertão de Pernambuco – Fundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Quilombolas (Conaq) e membra do Conselho Diretor da Terra de Direitos.

Coordenadora:
Profa. Valdênia Brito Monteiro – Professora do Curso de Direito da Unicap, doutoranda em Direito da Unicap.

Apresentação musical: Vídeo do Maracatu Baque Mulher

Link: www.youtube.com/c/BoletimUnicap
Horário: 14h30 às 16h30


Roda de conversa: Respeito ao idoso – referência para educação das novas gerações

Participantes:
Elba Chagas Sobral – Pedagoga  Especialista em psicopedagogia, coordenação pedagógica e gerontologia
Juraci Vieira Gutierres – Especialista em Gerontologia, Blogueira e Gerontoativista
Bêtania Xavier – Especialista em Pedagogia e Gestão Educacional
Maria Aparecida Araújo Brito de Andrade – Fisioterapêuta, Especialista em Saúde do Idoso, membro do Conselheiro Estadual do Idoso (CEDI-PE) e Diretora da Casa Vovó Bibia de Apoio à Família.
Participação  Especial:
André Vitor Barros – Aluno de Escola Pública

Coordenação:
Profa. Dra. Cirlene Sales da Silva – Professora do Curso de Psicologia e coordenadora da Especialização em Gerontologia da Unicap

Link: www.youtube.com/c/BoletimUnicap
Horário: 19h às 21h


Dia 22 de outubro de 2020 (quinta-feira)

Roda de conversa: Precarização das relações do trabalho e Violência doméstica em tempos de Pandemia

Participantes:
Profa. Dra. Rogéria Gladys Sales Guerra – Professora no Curso de Direito da Unicap
Profa. MSc. Flora Oliveira – Profa. Universitária,  advogada e Doutoranda em Direito da Unicap.
Ciani Sueli das Neves – Doutoranda em Direito na Unicap , pesquisadora do Grupo Asa Branca Criminologia, bolsista da FACEPE.

Coordenação:
Profa. Adriana Rocha
 – Professora de Direito Constitucional da Unicap

Apresentação cultural: Vídeo do Grupo de capoeira Chapéu de Couro
Responsável: Mestre Corisco

Link: www.youtube.com/c/BoletimUnicap
Horário: 14h30 às 16h30


Live de homenagem: 18 Mulheres homenageadas pelo Instituto Humanitas Unicap e Momento Cultural

Presenças no momento cultural:
Percy Marques – MPB Unicap – Convidado
Profa. Haidée Camelo – Convidada
Antônio Marinho – Convidado
Surama Rheis – Homenageada
Bia Marinho – Homenageada
Cida Pedrosa – Homenageada

Coordenação: Assecom e Eventos

Link: www.youtube.com/c/BoletimUnicap
Horário: 17h às 18h30


Roda de conversa (encerramento): Pedagogia da Esperança – desafios no cenário atual

Participantes:
Profa. Dra. Maria do Carmo Gonçalo Santos  – Dra. em Educação, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Profissionalização Docente – UFPE/CNPQ. Representante da Cátedra Paulo Freire UFPE
Profa. MSc. Fernanda Griz – Assessora educacional para IES municipais em Pernambuco . Mentora Acadêmica de alunos de várias Instituições de Ensino Superior em PE.
Teresa Cristina Vital de Sousa – Doutora em Serviço Social, Vice-líder do Grupo de Estudos em Raça, Gênero e Políticas Públicas. Analista do Seguro Social do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL. 

Coordenação:
Simone Maria de Cesar – Pedagoga, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental União Brasileira das Mulheres – UBM/PE

Link: www.youtube.com/c/BoletimUnicap
Horário: 19h às 21h

Visualizações:
372
Compartilhar