Como os jovens consomem notícias? - Unicap

Título Notícias

Como os jovens consomem notícias?

Publicado Por: Guilherme Leão

Por Carol Monteiro – Profª do curso de Jornalismo 

Dez organizações jornalísticas nativas digitais se uniram para criar um canal de informação de qualidade para o público jovem. O Canal Reload foi lançado no último dia 1 de setembro no YouTube (www.youtube.com/canalreload) e no Instagram (@canalreload) e nasceu da necessidade de democratizar e descomplicar a notícia e fazer jornalismo em um formato inovador, como os jovens gostam de consumir: com vídeos, histórias em quadrinhos, gifs animados, poesia slam, e lyric vídeos, a partir de conteúdos produzidor por Marco Zero, ((o))eco, Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil.

O Reload é inovador no resultado e no processo de criação, que teve início com a realização de uma grande pesquisa para responder à pergunta: Como os jovens consomem notícias? A partir dos dados coletados nas escutas realizadas com jovens de todo o Brasil, a linguagem do canal foi pensada e os conteúdos construídos coletivamente com a participação ativa de doze jovens de várias regiões do país que atuam na junto com os jornalistas na construção e apresentação dos vídeos.

Nesta quinta, dia 17, a idealizadora do projeto e também diretora da Agência Pública, Natália Viana, o diretor de vídeos do Reload, Hugo Cuccurullo, e os apresentadores Bel Puã e Júnior Silva vão conversar com os alunos dos cursos de Fotografia e Jornalismo da Unicap, a partir das 18h30, no endereço: https://www.youtube.com/fotounicap. A mediação é da professora Carol Monteiro.

Natalia Viana
Natalia Viana é jornalista há 20 anos, diretora e co-fundadora da Agência Pública e Jornalismo Investigativo. É autora e co-autora de quatro livros sobre violações direitos humanos: Plantados no Chão (Conrad, 2007), Jornal Movimento, uma Reportagem (Manifesto, 2010) e Habeas Corpus: Que Se Apresente o Corpo (Secretaria de Direitos Humanos, 2010) e o e-book O Bispo e Seus Tubarões, sobre o impeachment de Fernando Lugo no Paraguai (Agência Pública, 2013). Como repórter e editora, venceu diversos prêmios de jornalismo,  entre eles o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (2005/2016), o prêmio Comunique-se (2016/2017), o Prêmio Trofeu Mulher Imprensa (2011/2013) e o prêmio Gabriel García Márquez (2016). Em 2016, foi a jornalista brasileira mais premiada. Em 2019, sua série Efeito Colateral, sobre civis mortos pelo Exército, foi finalista do prêmio Shining Light Award, da Rede Global de Jornalistas Investigativos. Em 2018, foi reconhecida como empreendedora social da rede Ashoka e passou a integrar o Conselho Reitor da Fundação Gabriel García Márquez. Escreve colunas de opinião para o site El Diario, na Espanha.

Hugo Cuccurullo
Diretor e produtor de vídeos. Há 30 anos no mercado audiovisual com passagem pela TV Cultura, TVA e Gazeta. Sócio-diretor da Daesquina Produções com atuação principalmente no mercado de vídeos corporativos. Atualmente diretor de vídeos do Canal Reload.

 

Bell Puã
Poeta, cantora, compositora, atriz e mestra em História pela UFPE. Integra o Coletivo Afronte e a Coletiva Slam das Minas PE.

Junior Silva
Professor de Educação Física, ator, fotógrafo, grafiteiro e comunicador periférico da Frente Favela Brasil e Agência de Notícias das Favelas.

Visualizações:
186577
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia internacional Pinhole copiar.jpg

Fotografia Pinhole

Hoje é o dia da técnica Pinhole. Quem não se divertiu fotografando com latinhas? O "furo de agullha" se apresenta de forma mágica. Como pode uma imagem ser...

Hoje é o dia da técnica Pinhole. Quem não se divertiu fotografando com latinhas? O "furo de agullha" se apresenta de...

2_recfil.jpg

2º Encontro Recifense de Filosofia

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também muita filosofia de qualidade sendo...

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 09.30.34.jpeg

TORNEIO DE INVERNO MOVIMENTA MESATENISTA DA UNICAP

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de Tênis de Mesa. O evento contou com a...

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 08.13.16.jpeg

UNICAP CONQUISTA SEGUNDO LUGAR GERAL NO CIRCUITO BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge Plus. Participaram do Evento 14 Estados...

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge...