Unicap e TRT-6 firmam convênio para implantação de centro de mediação na Escola do Consenso - Unicap

Título Notícias

Unicap e TRT-6 firmam convênio para implantação de centro de mediação na Escola do Consenso

Publicado Por: Daniel França

Um novo espaço dedicado à mediação pré-processual será implantado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) por meio de um convênio firmado com o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6). A parceria é mais uma ação da Escola do Consenso, que está sendo considerada um centro de mediação pioneiro na Justiça do Trabalho brasileira, onde mediadores (as), professores (as), advogados (as) e estudantes de Direito atuarão sob a supervisão de um magistrado do TRT-6 para a solução de conflitos antes mesmo da judicialização.


A cerimônia de assinatura do convênio ocorreu na tarde desta quinta-feira (30, na Presidência do TRT-6, reunindo autoridades do Judiciário e da Universidade. Participaram do evento a presidente e o vice-presidente do Tribunal, desembargadora Nise Pedroso e desembargador Sergio Torres Teixeira (que é docente da Unicap), a juíza auxiliar da Presidência, Adriana Satou, o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, e a coordenadora da Escola do Consenso, Karina Nogueira Vasconcelos. Também estiveram presentes o coordenador do curso de Direito da Unicap, Felipe Sarinho, e os docentes Rogéria Gladys, especialista em Direito do Trabalho, e Paulo Moraes.


Durante a solenidade, a presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso, destacou a relevância da iniciativa: “Esse convênio institui um centro de mediação pré-processual para a solução de conflitos antes mesmo de chegar à Justiça. É uma ação muito importante e relevante nesse momento. Tenho certeza que a Justiça do Trabalho vai se inserir nesse contexto e ajudar muito, levar nossa expertise, nossa experiência para esses processos que vão ser promovidos nessas tentativas de conciliação”.

O Reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, ressaltou a conexão entre mediação e esperança, relacionando o projeto ao tema do Jubileu de 2025, proposto pelo Papa Francisco. “Eu espero que o Consenso seja uma forma de trabalhar o conflito numa grande virtude em uma sociedade que a gente possa dizer que é uma humanidade”, afirmou.


Já a coordenadora da Escola do Consenso, Karina Nogueira Vasconcelos, ressaltou a dimensão humanista da mediação e sua importância na construção de uma sociedade mais equilibrada. “Tudo o que a mediação humanista propõe é um projeto de civilização. Um cenário de muita litigiosidade alimentado adoece todo mundo que está no entorno. O nosso trabalho aqui é por uma educação pela Justiça, para a Justiça. Não há limites na conquista e nos meios de promoção da Justiça”, destacou.

O vice-presidente do TRT-6, desembargador Sergio Torres, enfatizou o impacto do projeto na disseminação da cultura da paz. “Será uma oportunidade maravilhosa para que haja essa compreensão do que é a cultura da paz, do consenso. Será muito importante para mostrar aos nossos jovens, nossos acadêmicos, uma outra possibilidade de resolução de conflitos que não o embate”, disse. Ele também pontuou que a conciliação é uma marca tradicional da Justiça do Trabalho.


No âmbito das relações trabalhistas, a Escola do Consenso terá a função de realizar mediações pré-processuais e, caso um acordo seja celebrado entre as partes, ele poderá ser encaminhado ao Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) para análise e homologação por um juiz supervisor. 


A cerimônia também contou com a presença de desembargadores, juízes, diretores administrativos, servidores do TRT-6 e representantes do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra VI), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) e da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP).

Escola do Consenso: inovação na mediação de conflitos

Criada como um projeto de extensão inovador, a Escola do Consenso tem o objetivo de transformar a prática da mediação e a resolução de conflitos em um modelo mais humanizado e eficiente. O espaço oferecerá uma trilha formativa composta por cursos, oficinas e serviços à comunidade por meio de uma câmara de mediação, promovendo soluções jurídicas consensuais.

Inspirada na metodologia da professora francesa Jacqueline Morineau, a Escola do Consenso já firmou acordos de cooperação técnica com o Consulado da França para o Nordeste e com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A iniciativa reforça o compromisso da Unicap com a formação cidadã e a promoção da cultura da paz, contribuindo para um sistema de Justiça mais ágil e acessível.

Visualizações:
748
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Captura de tela 2025-12-10 162836.png

Cátedra Dom Helder celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos

A Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, celebra, neste 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, reafirmando seu...

A Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, celebra, neste 10 de dezembro, o Dia Internacional dos...

image.png

Ato no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Hoje, 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que se proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948. ...

Hoje, 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que se proclamou a Declaração...

WhatsApp Image 2025-12-09 at 10.26.07.jpeg

MESATENISTAS DA UNICAP RECEBEM PREMIAÇÕES PELA TEMPORADA DE 2025

                        Foi realizado em...

...

Feminicidio_zero.jpg

Feminicídio zero

“A luta pelo reconhecimento é um esforço contínuo e coletivo. A mulher que se levanta por si mesma, sem o saber, se levanta por todas as...

“A luta pelo reconhecimento é um esforço contínuo e coletivo. A mulher que se levanta por si mesma,...