Terceiro dia da 28ª Semana Teológica da Unicap debate o papel da Igreja no Estado Democrático de Direito - Unicap

Título Notícias

Terceiro dia da 28ª Semana Teológica da Unicap debate o papel da Igreja no Estado Democrático de Direito

Publicado Por: Daniel França

A 28ª Semana Teológica da Unicap chegou ao seu terceiro dia nesta quarta-feira (11), com um
debate centrado no tema "De 1964 a 2024: a relevância/presença da Igreja no Estado Democrático de Direito". O encontro, que ocorreu no auditório G1, contou com a presença de pesquisadores para discutir a relação entre a Igreja e o Estado, em especial durante e após o período da ditadura militar no Brasil. 

O primeiro conferencista, professor Helder Remígio, do curso de Licenciatura em História e do Programa de Pós-graduação em História, contextualizou o golpe civil-militar de 1964 e seus desdobramentos para a democracia no país. Remígio ressaltou que a ditadura aprofundou a desigualdade, a violência contra os direitos humanos e as liberdades de expressão. “Houve o ataque à imprensa, a perseguição a líderes políticos. Não era apenas uma ditadura militar, mas civil-militar, com o apoio da sociedade civil organizada”, destacou. 


O historiador enfatizou que setores conservadores, inclusive da Igreja Católica e protestante, contribuíram para criar um ambiente propício ao golpe de 1964, em um contexto marcado pela Guerra Fria e pela influência dos Estados Unidos. Segundo ele, a ditadura foi consolidada gradualmente por meio de atos institucionais, como o AI-1, que cassou mandatos políticos e servidores públicos, e o AI-5, que "aniquilou os direitos e a liberdade de expressão". Remígio também trouxe à tona a história de dois pernambucanos exilados durante a ditadura, Josué de Castro e Miguel Arraes, ressaltando a luta de ambos contra o regime opressor. “Josué morreu no exílio, enquanto Arraes conseguiu retornar ao Brasil”, lembrou.

O segundo conferencista, professor Drance Elias, do Programa de Pós-graduação em Teologia, abordou a relação entre religião e política, analisando o papel da Igreja Católica no período da ditadura até a redemocratização. Elias destacou a importância da Teologia da Libertação na conscientização e resistência contra os regimes autoritários na América Latina. “A Teologia da Libertação envolveu não só a hierarquia da Igreja, mas também movimentos sociais que surgiram como resistência, dentro e fora da Igreja”, pontuou. 

Elias argumentou que, ao longo do processo de redemocratização, a Igreja Católica no Brasil desempenhou um papel fundamental na luta pela restauração dos direitos democráticos. “A contribuição da Igreja se deu principalmente através da Teologia da Libertação, que despertou em muitos bispos, padres e leigos a consciência sobre a realidade de opressão que se vivia”, disse.

Por fim, o professor Padre João Gomes, do curso de Teologia, traçou um panorama da postura da Igreja durante o regime militar, destacando as divisões internas no episcopado. “Houve uma divisão entre aqueles que apoiavam o golpe, os que condenavam e os que buscavam criar pontes entre esses dois grupos”, afirmou. Ele também ressaltou o papel de Dom Hélder Câmara, que aos poucos se tornou uma das vozes mais ativas contra a ditadura. “Inicialmente, Dom Hélder não condenou abertamente o golpe, mas logo desconfiou daquilo que estava acontecendo e, posteriormente, se tornou uma figura decisiva na denúncia das violações aos direitos humanos”, destacou.


O debate no terceiro dia da Semana Teológica trouxe à tona reflexões sobre a relevância histórica da Igreja na defesa da democracia e os desafios que ainda persistem no cenário atual. Como lembrou o professor Helder Remígio, “a permanência de uma cultura política autoritária no Brasil ainda é uma questão chave para entendermos o presente”.

Visualizações:
438
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2025-06-26 at 17.23.49.jpeg

Cursos da Católica conquistam prêmios na Expocom Nordeste 2025

Estudantes dos cursos de Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco foram premiados na Expocom Nordeste 2025,...

Estudantes dos cursos de Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco...

mudanca-de-curso-turnoi-2025 .png

Mudança de curso, turno, reabertura e seleção simplificada após abandono de curso 2025.2

Baixe a Portaria Portaria Prograd nº 006/2025 Mudança de curso, turno, reabertura e seleção simplificada após abandono de curso 2025.2

Baixe a Portaria Portaria Prograd nº 006/2025 Mudança de curso, turno, reabertura e seleção simplificada após...

WhatsApp Image 2025-06-26 at 14.07.04 (1).jpeg

Vencedores do Intercom 2025

É com imenso orgulho que celebramos a conquista da nossa aluna Gabriela Albuquerque, vencedora na categoria CA 03 - Videoclipe (avulso) no Intercom Nordeste...

É com imenso orgulho que celebramos a conquista da nossa aluna Gabriela Albuquerque, vencedora na categoria CA 03 -...

ALUNO ESPECIAL OUVINTE.bmp

Mestrados e Doutorados - Alunos Especiais / Alunos Ouvintes

Os Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) estarão com inscrições abertas para Alunos Especiais e Alunos Ouvintes (disciplinas isoladas), no...

Os Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) estarão com inscrições abertas para Alunos Especiais e Alunos...