Semana da Mulher discute Segurança Alimentar e Justiça Social - Unicap

Título Notícias

Semana da Mulher discute Segurança Alimentar e Justiça Social

Publicado Por: Daniel França

A programação da 21ª Semana da Mulher na Unicap promoveu uma mesa redonda para discutir o tema “Segurança Alimentar e Justiça Social”. A conversa aconteceu no auditório G1, na noite desta quinta-feira (16) tendo como palestrantes a representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e deputada estadual Rosa Amorim (PT); a coordenadora da Faculdade de Direito, professora Juliana Teixeira Esteves; e a advogada e colaboradora do Instituto Humanitas (IHU), Flora Oliveira. A mediadora foi a professora da Escola de Ciências Jurídicas da Unicap Rogéria Gladys.  

A primeira a falar foi Rosa Amorim. Ela afirmou que a fome e a vida das mulheres estão completamente relacionadas no Brasil. “A fome dos lares chefiados por mulheres é muito maior do que a fome dos lares chefiados por homens", explicou Rosa citando dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan).

Segundo pesquisa da Rede Penssan, o índice de fome nos lares chefiados por mulheres saltou de 11,2% para 19,3%, enquanto os domicílios liderados por homens passou de 7% para 11,9% nos últimos anos. Rosa defendeu uma política de combate à fome para diminuir a desigualdade social.

Ela relatou a campanha do MST “Mãos Solidárias” que tem o objetivo de partilhar os alimentos produzidos pelos assentados junto à população que vive nas periferias. Já foram mais de 100 mil toneladas de comida e quatro milhões de marmitas distribuídas no Brasil, sendo dez mil toneladas em Pernambuco, além de quatro milhões de marmitas distribuídas. “A solidariedade tem relação direta com esse combate à fome”, analisou Rosa.

É o que defende também a educadora popular Daniere Sousa, que atua na Comissão Pastoral da Terra, na região da Zona da Mata Norte de Pernamuco. “O que a gente pode fazer num país que se diz majoritariamente cristão e que tem pessoas passando fome? Que mensagem do evangelho é essa?”, indagou ela.

Daniere, que é farmacêutica por formação, afirma que é preciso resgatar os valores de solidariedade, da partilha, da coletividade. “Eu vejo que isso está presente dentro das comunidades que a gente apoia. As mulheres são as protagonistas. Isso deve servir de referência para as mulheres da cidade”, disse a educadora que desenvolve atividades de apoio no processo de organização e na luta por direitos das mulheres.

Outras questões estruturais ligadas à fome no Brasil foram tratadas pela professora Juliana Teixeira. Ela fez uma análise de como o modelo do agronegócio estruturado em commodities prejudica a soberania alimentar e, consequentemente, a segurança alimentar no país. “O Agro traz dinheiro para o PIB, mas só expande o mercado de comodities, principalmente milho e soja, ou seja, dinheiro para quem já é rico. Isso diminui o espaço geográfico para a produção de outros alimentos como feijão. Esse modelo substitui os investimentos que deveriam ser feitos na agroecologia e nas pequenas produções”.

Dados apresentados por Juliana revelam que de 1981 a 2022, houve diminuição do espaço físico para a plantação de feijão em 54%. “Não à toa a gente pega um estouro no preço do feijão e consequentemente mais fome”.

A questão do mercado de trabalho e a sua relação com a fome foi o aspecto discutido pela professora Flora Oliveira. Advogada trabalhista, ela lembrou que 2023 marca os cinco anos da Reforma Trabalhista que alterou 200 artigos prometendo novos empregos formais não cumpridos, mas que precarizou uma classe que já vinha se adoecendo, necessitando de muito mais cuidado e cautela. “Mas eu acredito que reforçando o diálogo social, recordando os textos da nossa CLT, a gente tem sim possibilidade de voltar a sonhar”.

Visualizações:
1536
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia internacional Pinhole copiar.jpg

Fotografia Pinhole

Hoje é o dia da técnica Pinhole. Quem não se divertiu fotografando com latinhas? O "furo de agullha" se apresenta de forma mágica. Como pode uma imagem ser...

Hoje é o dia da técnica Pinhole. Quem não se divertiu fotografando com latinhas? O "furo de agullha" se apresenta de...

2_recfil.jpg

2º Encontro Recifense de Filosofia

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também muita filosofia de qualidade sendo...

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 09.30.34.jpeg

TORNEIO DE INVERNO MOVIMENTA MESATENISTA DA UNICAP

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de Tênis de Mesa. O evento contou com a...

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 08.13.16.jpeg

UNICAP CONQUISTA SEGUNDO LUGAR GERAL NO CIRCUITO BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge Plus. Participaram do Evento 14 Estados...

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge...