Padre Carlos Fritzen: saiba quem é o novo Pró-reitor administrativo da Unicap - Unicap

Título Notícias

Padre Carlos Fritzen: saiba quem é o novo Pró-reitor administrativo da Unicap

Publicado Por: Daniel França

O início da Jornada Comunitária da Unicap vai ser marcado também pela apresentação oficial do novo Pró-reitor Administrativo da Universidade. A comunidade acadêmica vai conhecer o Padre Carlos Fritzen na manhã desta segunda-feira (6), no auditório G2. O gaúcho de Campina das Missões chega de Bogotá com a experiência de anos dedicados à coordenação da Federação Internacional do Fe y Alegria, movimento de educação popular dos jesuítas.

Doutor em Ciências Sociais e Humanas pela Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá, o novo gestor da Unicap tem pós-graduação em Gestão para Organizações Sociais da Sociedade Civil sem fins lucrativos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Tecnologias Aplicadas à Educação pela Faculdade Jesuítas São Luís (SP). O mestrado foi em Ciências Sociais na PUC (SP).

Entre as diversas funções exercidas por Fritzen estão a de diretor presidente das mantenedoras e patronatos da Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (Aneas); e membro do conselho econômico-administrativo da Província dos Jesuítas do Brasil; Entre 2001 e 2012 foi diretor presidente nacional do Fé e Alegria Brasil. Nesse período, Frietzen desenvolveu vários projetos com a Católica, que mantém uma unidade do Fé e Alegria no Complexo Nóbrega. “Foi minha porta de entrada na Universidade”, brincou ao se referir ao momento em que conheceu a Unicap. “Foram vários projetos”.

Como coordenador internacional do Fé e Alegria, Padre Carlos Fritzen participou e desenvolveu vários projetos na Ásia, África, América Latina e Europa. “O mundo é minha universidade. Pude viajar pelos quatro continentes e conhecer algo dessas realidades e vários ambientes universitários, não só pelos livros e pela história oficial, mas também pelas pessoas que vivenciaram essa história”, disse o jesuíta que trabalha (e pesquisa) o conceito de Incidência Política na Educação, que vem de ONG´s. Em resumo significa o esforço da cidadania organizada em pressionar autoridades e contribuir para o desenvolvimento e aplicação de políticas públicas eficientes e transparentes.  

E a Unicap? Padre Fritzen disse que a nova missão na Católica será marcada por um misto de aprendizagem e colaboração. “Nesse primeiro momento, vamos conhecer melhor em termos de ensino, pesquisa e extensão e, a partir daí, estabelecer diálogos necessários para contribuir com a gestão administrativa”.

O novo Pró-reitor Administrativo se mostrou motivado diante do “grande reconhecimento do nome da Unicap na capital e no Estado”. Ainda de acordo com o gestor, uma de suas metas é “desenvolver novos projetos e conseguir mais investimentos na modernização e atualização tecnológica da Universidade”.

Visualizações:
1686
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia internacional Pinhole copiar.jpg

Fotografia Pinhole

Hoje é o dia da técnica Pinhole. Quem não se divertiu fotografando com latinhas? O "furo de agullha" se apresenta de forma mágica. Como pode uma imagem ser...

Hoje é o dia da técnica Pinhole. Quem não se divertiu fotografando com latinhas? O "furo de agullha" se apresenta de...

2_recfil.jpg

2º Encontro Recifense de Filosofia

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também muita filosofia de qualidade sendo...

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 09.30.34.jpeg

TORNEIO DE INVERNO MOVIMENTA MESATENISTA DA UNICAP

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de Tênis de Mesa. O evento contou com a...

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 08.13.16.jpeg

UNICAP CONQUISTA SEGUNDO LUGAR GERAL NO CIRCUITO BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge Plus. Participaram do Evento 14 Estados...

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge...