Startup incubada na Unicap recebe aporte financeiro da Facepe - Unicap

Título Notícias

null Startup incubada na Unicap recebe aporte financeiro da Facepe

Publicado Por: André Amorim

Começar um negócio nem sempre é uma tarefa simples e, em muitos casos, depende de grandes investimentos financeiros. Manter e fazer a empresa crescer pode ser ainda mais desafiador. De acordo com dados de 2020 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pouco mais de 20% das pequenas empresas fecham antes mesmo de completar cinco anos. Uma forma de incentivar novos empreendimentos é por meio de incubadoras, espaços que proporcionam o que é essencial para o amadurecimento de novas ideias.

Desde 2021, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) trabalha para estruturar um espaço propício para o desenvolvimento de projetos realizados por professores, alunos e funcionários, com o estabelecimento de uma incubadora de negócios. E os primeiros resultados do projeto piloto já começam a aparecer. Na última terça-feira (26), a startup SW Soluções, criada pelo estudante Luiz Ottoni, do 4º período do curso de Ciências Econômicas, e incubada na Unicap, foi contemplada pelo Programa Centelha da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) com um aporte financeiro de R$60 mil. 

A startup foi uma ideia que o estudante teve ainda durante o Ensino Médio, enquanto se preparava para prestar o vestibular. Os alunos foram estimulados a pensar em soluções para problemas que existem na sociedade. "Um dos problemas que eu identifiquei foi a dificuldade, o alto custo e o risco que existem para realizar a limpeza de fachadas prédios. Hoje, você pode colocar um balancim com os funcionários ou fazer o serviço com alpinismo, com as pessoas também penduradas. Então a ideia era construir um maquinário que conseguisse substituir isso, fosse mais rápido, mais barato e mais eficiente", explica Luiz Ottoni. 

Em janeiro de 2021, a startup recebeu o primeiro aporte financeiro de um investidor e, então, construiu o primeiro modelo da máquina. No mês de julho, quando o estudante começou os estudos na Unicap, o projeto foi apresentado a um grupo de professores e conseguiu apoio institucional. A SW Soluções passou a ocupar uma sala no Bloco G4 e a contar com a assessoria de professores, além de garantir acesso aos laboratórios da instituição. Dois estudantes da Escola de Gestão, Economia e Política - Gabriel Araújo de Albuquerque e Beatriz Heraclito Diniz - também trabalham na empresa. "A importância da Unicap foi, principalmente, com o abatimento de custos fixos. Temos escritório, internet, energia, laboratórios e professores que a gente pode contar e não temos gastos. Deixamos o capital muito mais eficiente. Por isso que a gente conseguiu um resultado expressivo em curto espaço de tempo", diz o estudante de Ciências Econômicas. 

Entre os professores que acompanharam de perto o desenvolvimento do maquinário e a estruturação da startup está Anthony Lins, que também ocupa o cargo de assessor de Inovação na Unicap. "Nós começamos a fazer um acompanhamento sistemático para a melhoria do projeto e também a trabalhar na proposta e desenvolvimento do modelo de negócio da SW Soluções. A Católica vem participando ativamente, inclusive, articulando com o ecossistema da cidade - Porto Digital, o Sebrae e outras instituições", conta. 

Atualmente, a SW Soluções tem o que o mercado chama de produto mínimo viável ou MVP na sigla em inglês. "O MVP é um produto que já foi testado no mercado e comprovado que funciona, mas ainda não é suficiente para comercializá-lo. É como se ele fosse a maquete de um carro que funciona, mas ainda não é um carro com o metal e ar-condicionado", explica  Luiz Ottoni. "Esse edital vai ser um grande booster, vai intensificar e financiar a terceira etapa, que é a comercialização da máquina final", complementa. 

A previsão é que em janeiro do próximo ano a máquina já esteja em funcionamento no Recife. "O nosso modelo de negocio é alugar essa máquina para as construtoras. Uma construtora demora cerca de 20 a 30 dias para limpar um prédio e com a nossa maquina ela demora apenas dois dias. Ela consegue limpar 5 prédios por mês e faturar cinco vezes mais", diz Ottoni.

De acordo com Anthony Lins, a ideia é lançar, em breve, um edital para captar novos projetos de inovação para incubar na Unicap. "Para nós, esse resultado da SW Soluções é super importante porque valida as ações que estamos proporcionando dentro desse início da área de Inovação, mostra que a gente tem um caminho interessante e importante a percorrer. Nós acreditamos que temos um forte potencial intelectual. Esse é um estímulo positivo para que a gente fortaleça a proposta de criação de nossa incubadora", diz.

Visualizações:
402
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

up_01.png

Dia Internacional da Pessoa Idosa

30 de setembro de 2022    

30 de setembro de 2022    

_MG_6214 (1).jpg

Ação de graças pelos 79 anos da Unicap

No final da tarde de 27 de setembro, dia da fundação da Companhia de Jesus e aniversário da Universidade Católica de Pernambuco, estudantes, professores e...

No final da tarde de 27 de setembro, dia da fundação da Companhia de Jesus e aniversário da Universidade Católica de...

20220927_142038.jpg

Alunos das turmas preparatórias para as Olimpíadas do Conhecimento do Colégio Núcleo participam...

Os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco receberam, na tarde desta terça-feira (27), a visita de alunos...

Os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco receberam, na tarde...

WhatsApp Image 2022-09-27 at 16.04.21.jpeg

TVDH: LEITURA E A RESISTÊNCIA DAS BIBLIOTECAS

Já está disponível no YouTube o Programa TV Direitos Humanos (TVDH) desta semana sobre "Leitura e a Resistência das Bibliotecas".  A jornalista Mariana...

Já está disponível no YouTube o Programa TV Direitos Humanos (TVDH) desta semana sobre "Leitura e a Resistência das...