Exposição inédita celebra os 95 anos de Ariano Suassuna - Unicap

Título Notícias

Exposição inédita celebra os 95 anos de Ariano Suassuna

Publicado Por: Daniel França

Uma coleção rara com pinturas, livros, fotos e textos de um dos maiores escritores do país estará aberta à visitação pública na Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco. A iniciativa celebra os 95 anos de Ariano Suassuna, que seriam completados no próximo dia 16 de junho. A exposição inédita, que será inaugurada segunda-feira (6), às 17h, reúne aproximadamente 100 itens que fazem parte do acervo particular do professor da UFPE Carlos Newton Júnior, amigo de longas datas de Ariano.

Fazem parte da seleção, edições do Auto da Compadecida publicadas em outros países, revistas, folhetos de cordel, elementos gráficos criados por Suassuna e que são ícones do Movimento Armorial. O discurso impresso lido por Ariano quando tomou posse na Academia Paraibana de Letras com dedicatória de próprio punho a Carlos também está no acervo, além de uma foto do escritor por ocasião de sua posse na Academia Brasileira de Letras, emoldurada junto com o convite da solenidade. “Cada peça tem uma história especial”, diz o professor Carlos. Vale destacar que quem for a exposição poderá pegar emprestados livros de Ariano Suassuna, não os da exposição e sim os do acervo da Biblioteca.

A relação de Carlos e Ariano começou nas salas de aula do curso de arquitetura, mais precisamente na disciplina de Estética lecionada por Suassuna. Daí foram 30 anos de convivência.  As pesquisas do mestrado e doutorado em Letras giraram em torno do Movimento Armorial. Um afeto que transbordou o acadêmico e se transformou numa amizade.

“Foi uma grande honra, um privilégio estudar a obra de um autor que eu conhecia pessoalmente, que me facultou seus textos inéditos. A obra dele é fundamental para a compreensão não só do Nordeste, mas do Brasil”, pontuou Carlos que é ex-aluno do curso de História da Unicap.

A relação de confiança com a família do escritor fez Carlos se tornar o curador do legado literário de Suassuna. Desde 2017, ele é responsável pela publicação de textos inéditos e de produções especiais, a exemplo do romance dos anos 1960 O Sedutor do Sertão e da edição que comemorou os 50 anos do Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, relançado em setembro do ano passado.

“São manuscritos, datiloscritos e uma rica iconografia para quem tem interesse no processo criativo dele”, explicou Carlos ao se referir ao chamado Caderno de Textos e Imagens que acompanha a edição especial de A Pedra do Reino. As publicações recentes são editadas pela Nova Fronteira e tem a coordenação artística do artista visual Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, e projeto gráfico de Ricardo Gouveia de Melo.

Letras – A vinda da exposição para a Unicap surgiu de um projeto desenvolvido no curso de Letras. Lecionada pelo Prof. Dr. Padre André Araújo, a disciplina de Literatura Regional Contemporânea promove o encontro dos alunos com pesquisadores, escritores e especialistas.

Neste semestre, a iniciativa fez parte da programação da XXIV Semana de Estudos Linguísticos e Literários, que teve como tema Celebrando o Centenário da Semana de Arte Moderna: linguagens, arte e modernidade. Devido às chuvas, o evento que seria presencial foi transmitido pelo YouTube da Universidade.

Visualizações:
2995
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-07-12 at 09.51.42.jpeg

PPGFIL - Como Elaborar um Projeto de Pesquisa

O Programa de Pós-graduação em Filosofia está promovendo a oficina: "Como Elaborar um Projeto de Pesquisa". Dia: 16/07/2024. Horário: 9h às 12h. On-line...

O Programa de Pós-graduação em Filosofia está promovendo a oficina: "Como Elaborar um Projeto de Pesquisa". Dia:...

card-propespi-stricto-sensu.png

Mestrados e Doutorados - Alunos Especiais / Alunos Ouvintes

Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e...

Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação A...

WhatsApp Image 2024-07-11 at 15.50.33.jpeg

Livro ensina metodologia para rezar

Na tarde desta quinta-feira (11), o hall do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi cenário do lançamento do livro “Uma Palavra nos...

Na tarde desta quinta-feira (11), o hall do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi cenário do...

WhatsApp Image 2024-07-09 at 12.28.08.jpeg

PROFESSOR DA UNICAP É DESTAQUE EM CAMPEONATO DE TÊNIS DE MESA

Foi realizado neste domingo (dia 07) em Gravatá, a terceira etapa do Campeonato Pernambucano Individual de Tênis de Mesa. O evento reuniu 194 atletas das...

Foi realizado neste domingo (dia 07) em Gravatá, a terceira etapa do Campeonato Pernambucano Individual de Tênis de...