Projeto de Extensão do curso de Medicina da Unicap utiliza associação entres meses do ano e cores para promover a saúde - Unicap

Título Notícias

null Projeto de Extensão do curso de Medicina da Unicap utiliza associação entres meses do ano e cores para promover a saúde

Publicado Por: André Amorim

Setembro Amarelo e Outubro Rosa são campanhas de saúde relativamente conhecidas pela população, em função da divulgação realizada por entidades médicas e também por veículos de comunicação. O que poucas pessoas sabem é que, para cada mês do ano, há pelo menos uma campanha associando uma cor a uma temática de saúde. Esse "calendário colorido" ajuda na divulgação de informações importantes como, por exemplo, sobre a doação de sangue, durante o Julho Vermelho, ou a importância do aleitamento materno, durante o Agosto Dourado. 

Foi a partir dessa associação entre cores, saúde e meses do ano que surgiu o projeto de extensão Medicina em Cores, uma realização de estudantes do curso de Medicina, da Escola de Saúde e Ciências da Vida da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Escola de Comunicação, por meio do curso de Jornalismo. O projeto iniciou as atividades em janeiro de 2022, após aprovação do colegiado dos dois cursos de graduação envolvidos e, ainda, autorização da coordenação de Extensão.

"O projeto tem como principal objetivo levar para a população assuntos que são de grande relevância e falar sobre problemas de saúde que acometem a sociedade, para, desta forma, alertar sobre o perigo de certas doenças, incentivar a prevenção e também a busca por diagnóstico precoce", explica a estudante Maria Clara Cordeiro, do 4º período do curso de Medicina e uma das idealizadoras do projeto. 

Como estratégia para atingir a população, o grupo pretende desenvolver cartilhas educativas, promover ações em unidades básicas de saúde e escolas, além de criar conteúdos que serão compartilhados nas redes sociais - confira aqui o perfil do projeto no Instagram. Outra estratégia utilizada pelo grupo é a produção de podcasts com a participação de profissionais de saúde de diversas áreas. O material será disponibilizado em diferentes plataformas. 

A cada mês, os participantes também vão participar de aulas voltadas à formação sobre os assuntos trabalhados, com a participação de convidados, além acompanhar especialistas sobre o assunto em unidades básicas de saúde e hospitais.

"A principal ideia do Medicina em Cores é disponibilizar um material didático e de fácil compreensão, de forma a levar mais informações para as pessoas. O projeto pretende, ainda, proporcionar meios para que os estudantes sejam instrumentos na transformação da realidade na qual estão inseridos", diz a professora Nathalia Silva, que ao lado da professora Erideise Costa coordena o projeto Medicina em Cores.

Janeiro Roxo
Nesta segunda-feira (10), os participantes do projeto de extensão Medicina em Cores participaram de uma ação para marcar o Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase. A atividade foi realizada na Policlínica Gouveia de Barros, no bairro da Boa Vista, e contou com a participação de outros grupos e órgãos da Prefeitura do Recife.

 

Visualizações:
240
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2022-05-18 at 17.07.49.jpeg

Lançamento do livro Conexões entre o Direito do Trabalho e o cinema

31 de maio de 2022 Térreo da Biblioteca das 17h às 18h30

31 de maio de 2022 Térreo da Biblioteca das 17h às 18h30

WhatsApp Image 2022-05-18 at 16.42.42.jpeg

XXIV Semana de Estudos Linguísticos e Literários

24 a 27 de maio de 2022 Celebrando o centenário da Semana de Arte Moderna: Linguagem, Arte e Modernidade      

24 a 27 de maio de 2022 Celebrando o centenário da Semana de Arte Moderna: Linguagem, Arte e Modernidade   ...

IMG-20220518-WA0016.jpg

Vencedores da rifa Expocom

Agradecemos a todos e todas que contribuíram com a nossa rifa. A sua participação ajudou vários estudantes que estão seguindo para Salvador (BA) com o...

Agradecemos a todos e todas que contribuíram com a nossa rifa. A sua participação ajudou vários estudantes que estão...

Envelhecimento & Intergeracionalidade.jpg

Pesquisadoras da Unicap publicam livro sobre envelhecimento e intergeracionalidade

As pesquisadoras Valdenice José Raimundo, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Cirlene Francisca Sales da Silva, do Programa de...

As pesquisadoras Valdenice José Raimundo, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Cirlene Francisca...