Recarga de veículos elétricos na pauta do Consórcio Universitas - Unicap

Título Notícias

Recarga de veículos elétricos na pauta do Consórcio Universitas

Publicado Por: Daniel França

As universidades pernambucanas podem se transformar num laboratório inovador no que se refere ao carregamento de carros elétricos. A ideia foi apresentada pelo ex-aluno de Engenharia Química da Católica, Jardel Silva, durante uma reunião com representantes do Consórcio Universitas e o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Antônio Bertotti Júnior.

Jardel faz parte da equipe da E-solen, startup de tecnologia para energias sustentáveis, e também é pesquisador da área, sendo doutorando da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A empresa tem foco na construção de eletropostos de recarga de veículos elétricos, “sendo esses pontos autosustentáveis e alimentados com fontes de energia limpa e renovável, interligadas à tecnologia blockchain”, diz. Pela proposta inicial, uma rede de carregadores para carros elétricos seria instalada nos campi da Unicap, UPE, UFRPE e UFPE (instituições que formam o Consórcio).

Quando se fala em carros elétricos, soa como algo futurista ou de países ricos, mas trata-se de uma realidade que está mudando rapidamente devido aos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Governos estão restringindo cada vez mais veículos à combustão e estimulando os elétricos. A demanda por pontos de recarga vai crescer.    

De acordo com dados apresentados por Jardel, o Brasil possui a 4ª maior frota do mundo com aproximadamente 51 milhões de veículos, o equivalente a um carro para cada quatro pessoas. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Veículos Elétricos - ABVE - até 2030 a frota de veículos elétricos deve chegar a aproximadamente 35 milhões de automóveis o que gera necessidade de construção de pelo menos 154 mil postos de recarga e investimentos estimados em 14 bilhões de reais.

No entanto, o desafio dessa matriz não se resume aos postos de recarga. É preciso adequar a produção de energia. A inserção de um carro elétrico na rede de energia consome o mesmo que uma casa pequena com dois adultos. “Por isso nossa tecnologia utiliza energia solar para alimentação dos postos de recarga, aliado a tecnologia blockchain, onde será possível comprar e vender energia excedente entre os eletropostos”, explica Jardel.  

O secretário José Bertotti destacou a importância do diálogo entre poder público, universidades e agentes inovadores. “É um esforço mundial a partir de soluções locais nessa questão de como pensar um novo modelo de desenvolvimento, como pensar alternativas e abrir novas oportunidades de desenvolvimento tecnológico”. Um pensamento compartilhado pelo Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, de que o Universitas “não é mais uma instituição, mas uma plataforma universitária que dialoga com o mundo”. Após o encontro, ficou acertada a criação de um grupo de trabalho com representantes de cada uma das universidades para estudo mais aprofundado da proposta.

Também participaram da reunião o reitor da UPE e presidente do Consórcio Universitas, Pedro Falcão; o vice-reitor da UFPE, Moacir Araújo; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação UFPE, Pedro Carelli; o vice-reitor da UFRPE, Gabriel Rivas; o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UPE, Sérgio Campello; o sócio da E-solen, Tiago Barros; e o assessor de Inovação da Unicap, Anthony Lins.

Visualizações:
2092
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Captura de tela de 2024-04-23 09-42-11.png

UNICAP abre seleção para Tutor Virtual (Edital 2024/02)

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre 01 vaga para Tutor Virtual. A vaga é para atuação no Polo Sede...

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre 01 vaga para Tutor Virtual. ...

Seresta para maes.jpeg

Seresta para as mães da UNICAP

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

nuclear_4.jpg

Usinas nucleares na Amazônia? Aventura atômica em plena Floresta

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma lâmpada”. Tivemos ministro tutelado pela...

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma...

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...