Projeto vencedor de edital de apoio para inovação tem participação da Unicap - Unicap

Título Notícias

Projeto vencedor de edital de apoio para inovação tem participação da Unicap

Publicado Por: Daniel França

Um ecossistema voltado para ações de inovação e negócios de impacto social está sendo desenvolvido para atuar em localidades de vulnerabilidade socioeconômica da Região Metropolitana do Recife e do Interior do Estado. A iniciativa elaborada pelo consórcio formado pela Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), CESAR School, Rede Livre Academy, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade de Pernambuco (UPE) foi uma das vencedoras do Edital de Apoio ao Credenciamento de Ambientes para a Inovação em Pernambuco, lançado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco. O projeto intitulado Inovação em Territórios de Vulnerabilidade Social obteve a 6ª maior pontuação entre as 15 propostas contempladas pelo Edital 18/2020 da Facepe.

O diretor de relações institucionais da AIP, Renato Raposo, explica que o projeto foi inspirado em um curso desenvolvido em 2019 fruto de parceria entre a Unicap e a Agência de Notícias das Favelas (ANF). “A ideia começou com aquele curso de formação de lideranças em comunicação digital para a Agenda 2030, mas cresceu e se tornou uma proposta de Extensão inovadora”, conta ele ao ressaltar que o projeto vai ser baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (também conhecida como Agenda 20 30).

O colaborador do Instituto Humanitas Unicap e professor do curso de Engenharia da Complexidade da Católica, João Elton de Jesus, explica também que o novo projeto vai atuar inicialmente em dois territórios da Região Metropolitana. Um deles está sendo chamado de Grande Beberibe e abrange comunidades de regiões político-administrativas de Olinda (RPA´s 1 e 2), onde a Católica vai instalar o Campus Olinda e que vai reunir as ações de extensão da Universidade, e do Recife (RPA 2). Somente nesta primeira localidade, a população é de aproximadamente 150 mil pessoas.

O outro território é o Grande Curado, em Jaboatão dos Guararapes, que reúne cinco comunidades e uma população de 46.449 habitantes. É nesta área que estão localizados o Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), um hub para estimular a inovação, e o Instituto de Inovação e de Tecnologia da UPE. “Queremos ampliar as vozes dessas comunidades com esta iniciativa de formar lideranças inovadoras voltadas para a Agenda 20-30 articulando Instituições de Ensino Superior (IES), órgãos públicos e empresas privadas”, disse João Elton.

A Católica já tem iniciativas concretas neste sentido, a exemplo do projeto Climate Labs, um laboratório de estudos de mudanças climáticas que trabalha ações socioambientais que conta com recursos da União Europeia. Dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) revelam que o Recife é a 16ª cidade do planeta mais afetada pelas mudanças climáticas.  

A coordenadora da proposta contemplada pelo edital da Facepe, Andrea Santos, ressalta que o projeto vai servir de piloto para que o modelo seja referência para outras iniciativas no Interior de Pernambuco. “Esse consórcio percebe a oportunidade de atuação na Região Metropolitana do Recife para potencializar esses lugares”, detalha a gestora de projetos educacionais da CESAR School.

O foco da proposta é setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que será o meio para fomento de negócios inovadores de impacto social em áreas como agricultura, comércio, energia renovável, saúde, serviços e turismo. Essa gama ajuda a explicar a lógica de ecossistema pensada para o projeto. É o que explica a educadora e empreendedora social Susana Simões Leal, cofundadora e desenvolvedora do Lugar de Investigação Viva e Regeneração Ecossistêmica (Rede Livre Academy). “Buscamos o viés da sustentabilidade como diferencial em um processo colaborativo de acolher todas as experiências de construção de algo sócio ambientalmente inovador”, afirma ela que é uma das coordenadoras do MBA na área de Liderança e Sustentabilidade da escola de negócios da Unicap.

Essa lógica é ressaltada também pelo coordenador de Mídias Pedagógicas na Extensão da UPE (instituição proponente), Raphael de França e Silva. “O lócus de inovação que está se formando a partir de instituições fortes, um eixo de gravidade que atrai parceiros com força tal que pode transpor a RMR rumo ao Interior”.

Conheça a equipe do projeto

Profª. Ms. Andrea Santos - Coordenadora da Proposta: Gestora de projetos educacionais na CESAR School com ênfase em aprendizagem voltada para pensamento computacional e novas tecnologias. Coordena ações voltadas para transformação positiva, engajamento de comunidades e uso do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento social. Faz parte do corpo docente do mestrado de Design da CESAR School, das redes de Academia ICE e Academia B (Comunidade B PE) e do C.Acto (Coletivo de Impacto NE). Tem formação em inovação social e liderança pelo Guerreiros sem Armas e PMD Pro e formação acadêmica nas áreas de computação (Bacharelado) e administração (Mestrado). Já atuou na mobilização de Startup Weekends e em projetos de mentoria em programas como Mind The Bizz e Aliança Empreendedora.

Profª. Drª. Cynthia Suassuna: Professora da Unicap, experiência em desenvolvimento de sistemas de indicadores e índices. Membro do Comitê do Clima da cidade do Recife - COMCLIMA. Coordena o projeto CLIMATE LABS/ - Erasmus +.

Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues: Professor Associado da UPE, membro do colegiado do Programa de Mestrado Profissional em Educação - UPE, pesquisador na área Gestão e Políticas educacionais. Pró-reitor de Extensão e Cultura da UPE.

Profa. Ms. Susana Carmen Simões Leal: Educadora e Empreendedora Social. Mestrado em “Learning for Sustainability” (Plymouth University). Co-Fundadora e desenvolvedora daRede LIVRE Academy. Co-coordenadora do MBA- LIS/Liderança, inovação e Negócios Sustentáveis Inovadora Católica Business School da UNICAP.

Profa. Esp. Janaina Jatobá: Experiência em gestão de programas sociais nacionais pela Oxfam Grã-Bretanha, Instituto C&A, Laudes Foundation e fellow da Ford Fund. É professora no MBA LIS - Liderança, Inovação e Negócios Sociais e no MBA Gestão de Organizações e Iniciativas Sociais (UNICAP). É cocriadora da Rede LIVRE Academy - Lugar de Investigação Viva e Regeneração Ecossistêmica.

Prof. Ms. João Elton de Jesus: Professor do curso de Engenharia da Complexidade (Unicap) e Coordenador de Extensão e Voluntariado da Unicap. Pesquisador em Inovação, Desenvolvimento Humano, Juventude e Educação. Coordena o Projeto Service & Learning UNISERVITATE (Porticus e CLAYSS).

Prof. Ms. Raphael de França e Silva: Coordenador de Mídias Pedagógicas na Extensão da UPE. Atuando também como professor de cursos de especialização e complementação pedagógica (FACIGMA).

Renato Raposo: Diretor de Relações Institucionais da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP). Passagem na liderança da Comunicação do Instituto Ethos, Natura Cosméticos e C.E.S.A.R. Consultor de comunicação para sustentabilidade para instituições como Bradesco, Centro Ruth Cardoso, Eletrobras, Grupo Libra, Odebrecht, SOS Mata Atlântica, Suape, Unica.


Foto da capa: Alex Costa

Visualizações:
36073
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...

ADI 1.jpg

Visita ao Atelier de Impressão - ADI

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora Mariana Nepomuceno, da disciplina de...

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora...

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...