Aluno da Católica selecionado para intercâmbio no STF - Unicap

Título Notícias

Aluno da Católica selecionado para intercâmbio no STF

Publicado Por: Daniel França

O Programa de Intercâmbio do Supremo Tribunal Federal selecionou o estudante Henrique Lessa de Sousa Baptista Andrade, 21 anos, 8º período do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. Inicialmente, o edital previa três escolhidos por cada região do país, mas esse número acabou subindo para seis. 

Uma das etapas do concurso nacional intitulado Por Dentro do Supremo foi a análise de um ensaio produzido pelos candidatos e submetido à comissão julgadora do intercâmbio do STF com nota de zero a dez e que teve como tema a atuação da Corte durante a Covid 19. “Dentro deste tema, você ficava livre para escolher um assunto. Eu escrevi um texto que fazia uma relação da atuação do Supremo durante o período da pandemia de Covid-19 e durante o período da epidemia de varíola quando o Supremo decidiu pela constitucionalidade da obrigatoriedade da vacina e, recentemente, houve uma decisão muito parecida diferenciando, inclusive, a vacinação obrigatória da vacinação forçada”, explicou.

Ele enviou o ensaio junto com uma carta de motivação justificando a participação no intercâmbio. “Já entrei na Universidade com o desejo de ser juiz e quis fazer esse curso para ter uma experiência no órgão superior do Poder Judiciário. Vou ter a oportunidade de ter aulas com os ministros”. Serão três dias de atividades começando em 9 de março. Juristas renomados nacionalmente também vão ministrar as aulas.

A trajetória acadêmica também fez parte das razões que levaram Henrique a participar da seleção. Ele conta que gosta muito das áreas constitucional e cível e que já fez estágio na área em um escritório particular de advocacia. Já no terceiro período foi aprovado em concurso para estagiar na defensoria pública, mas não entrou por incompatibilidade de horário entre o estágio e as aulas. Não demorou muito tempo e Henrique passou em outro concurso para estagiar na Justiça Federal. “Trabalho na 10ª Vara auxiliando juízes e faço um trabalho dentro daquilo que eu quero para mim no futuro”.

Os resultados profissionais são fruto de uma metodologia baseada no foco. O estudante conta ainda que a estrutura oferecida pela Unicap também faz diferença. “Principalmente a biblioteca. Desde o começo eu ficava alguns dias lá à tarde. Um local muito tranquilo e organizado, com muitos livros à disposição. De todas as bibliotecas de universidades que eu conheci no Brasil, eu não conheci nenhuma melhor que a Unicap”, frisou Henrique.

Além dos assuntos relativos às disciplinas, ele disse que aprofundava alguns temas de seu interesse e que depois passou a se preparar para concursos de estágio. “Dessa forma eu já me preparo para concursos para quando eu terminar a universidade”.  Henrique também destacou outro grande diferencial da Unicap: o corpo docente “é excelente”. Adriana Rocha e Felipe Sarinho “foram pessoas que motivaram para o assunto”, diz ele se referindo ao Direito Constitucional. “Há também professores de outras áreas que me motivam a ter pensamento crítico, como Maria Rita, de Direito da Família; Catarina Almeida, de Direito Civil”, pontuou. 

Visualizações:
5205
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...

ADI 1.jpg

Visita ao Atelier de Impressão - ADI

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora Mariana Nepomuceno, da disciplina de...

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora...

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...