Pesquisadores pernambucanos fazem mapeamento do mercado editorial de quadrinhos independentes no Brasil - Unicap

Título Notícias

Pesquisadores pernambucanos fazem mapeamento do mercado editorial de quadrinhos independentes no Brasil

Publicado Por: Daniel França

Com informações do PPG Criativas


Por meio de um questionário destinado aos autores independentes, pesquisadores do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco buscam mapear e compreender as formas de produção e divulgação dos quadrinhos autorais brasileiros.

A produção de quadrinhos independentes no Brasil já se tornou uma realidade de mercado, que, cada vez mais, ganha força e configura não só um campo de atuação profissional, como também uma forma de expressão cultural a ser preservada. A partir de tal perspectiva, os pesquisadores do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Fernando Athayde e Rodrigo Sérgio Paiva, desenvolvem um estudo com objetivo de mapear autores e levantar dados sobre essa emergente movimentação cultural no país.

Alicerçados pelo lançamento da HQ A Saga Do Porco Dourado, primeira do selo de quadrinhos Elefantes Na Sala (www.elefantenasala.com), criado por Athayde, a dupla de pesquisadores formulou o que, a princípio, seria uma pesquisa de mercado, mas que se desdobrou num mapeamento da produção independente brasileira. Por meio de um questionário aplicado através do contato direto com os quadrinistas via redes sociais, os autores da pesquisa conseguiram cobrir o trabalho de cerca de duzentos artistas até o momento, mas a ideia é expandir esse número ao máximo possível.

A pesquisa tem a intenção de levantar dados, mas, sobretudo, de criar uma base de informações sólidas sobre as formas de criação e divulgação dos quadrinhos nacionais, a fim de clarear o caminho para artistas iniciantes e fortalecer os laços entre os profissionais que já atuam no mercado.

Elefantes na Sala - O projeto Elefantes na Sala, iniciativa do mestrando Fernando Athayde, é um espaço virtual dedicado à produção e reflexão da nona arte, através de "um grande abraço virtual, que visa acolher não só a produção artística própria, mas também formar uma comunidade de pessoas interessadas em cultura e pensamento", diz o pesquisador.

Com uma estética marcada pelo humor satírico e pelo nonsense, a proposta do site é reunir ensaios, ilustrações e quadrinhos de sua autoria sobre música, criatividade e vivências no campo das artes, acessíveis gratuitamente para todos os públicos. Em paralelo, uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse (plataforma online de financiamento coletivo para projetos criativos ativa desde 2011) busca arrecadar fundos e viabilizar os processos criativos necessários para fomentar a webpage, cujas doações podem variar entre cinco e trinta e cinco reais mensais. Trata-se ainda de um desdobramento da pesquisa de pós- graduação proposta por Athayde no Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, facultado pela Universidade Católica de Pernambuco e que busca transcender o portfólio do quadrinista para mídias físicas e digitais.

Sua produção, cada vez maior, de conteúdos artísticos, inclui um perfil pessoal no Instagram com mais de dez mil seguidores e uma conta privada na rede social que suscita a distribuição de produtos exclusivos para apoiadores e representantes da imprensa. Tiras seriadas, stories, sorteios de brindes, insights sobre o processo criativo e vídeos no IGTV são exemplos de interações com os leitores usadas para promover o consumo de HQs como um hábito comum e recorrente.

Dentre as narrativas produzidas, destaca-se A Saga do Porco Dourado, que segue em andamento como o primeiro lançamento impresso do selo Elefantes na Sala. O livro deve dispor de ilustrações inéditas, bastidores e miniaturas do protagonista esculpidas e pintadas à mão. A série em análise contou originalmente com trinta tiras publicadas on-line entre 24 de julho e 26 de outubro de 2020, com uma escrita manual e um acabamento digital.

Ao expor suas criações, o autor diz que “A primeira foi a Quarentênia, uma série sobre uma Solitária que é forte, independente, versada em filosofia pós-moderna e vive tendo que expulsar outros vermes do intestino onde ela habita. Depois, vieram as tirinhas da minha banda instrumental, o Yeti, assim como muitos personagens saídos do meu círculo social, até que cheguei à meganarrativa chamada A Saga do Porco Dourado. Nela, eu me coloquei como personagem central que, em busca de um artefato místico na forma de um porco dourado, se mete numa competição que reúne guerreiros de todo o mundo no mangue ali atrás do Bompreço da Zona Sul do Recife. (HEROLD, 2020, p. 04).

Resultados e metas - Partindo da obra do quadrinista, o estudo de Fernando Athayde e de Rodrigo Paiva considera ainda os tempos atuais marcados pela crise editorial e sanitária acentuada pela Covid-19. Editoras e quadrinistas se viram obrigados a adiarem seus lançamentos sem determinar novas previsões e dependerem ainda mais de outros ofícios para completarem sua renda. A própria Comic Con Experience, maior evento do gênero na América Latina, precisou transitar para uma edição integralmente on-line em 2020, que não contou com o tradicional impacto das atividades ao vivo com quadrinistas nacionais e internacionais. Foram investigados portais dedicados à venda de quadrinhos como Comix Book Shop e Ugrapress, que possuem subpages específicas para publicações autônomas.

O estudo sugerido se estendeu para contatos próximos do autor Fernando Athayde e contou com a divulgação voluntária dos participantes. O empresário Ivan Freitas da Costa, um dos sócios-fundadores da Comic Con Experience, se propôs a disseminar o formulário no grupo Artists’ Alley CCXP, que segundo o próprio possui 3 mil membros, em sua grande maioria artistas. O resultado conta com nomes como Vitor Cafaggi, Rafael Calça, Paulo Crumbim, Magno Costa e Roberta Cirne.

A pesquisa conta com a orientação da professora Christianne Falcão e conta com um referencial teórico focado na gestão de produtos criativos. O material coletado já se converteu no artigo Innovation and Creativity in the Independent Market of Comic Books in Brazil, aceito para apresentação na 12ª Conferência Internacional de Fatores Humanos Aplicados e Ergonomia (AHFE 2021), a ser realizada on-line no Sheraton Times Square, Manhattan, New York, 25 a 29 de julho de 2021.

A meta agora é expandir a divulgação do questionário, o que deve incluir sua aplicação nos próximos eventos nacionais de histórias em quadrinhos. Os dados colhidos deverão ser divulgados em novos artigos, contemplados em periódicos da área de comunicação. O questionário está disponível abaixo e todos os artistas estão convidados a participar: https://bit.ly/3sqVw7j.

Fernando Athayde (@athaydeaf) é músico e quadrinista. Lançou o projeto Elefantes na Sala com o objetivo de divulgar e financiar sua produção. O site, que busca financiamento coletivo, traz quadrinhos e textos sobre as dificuldade de sobreviver de quadrinhos no Brasil, sempre com bom humor. É aluno do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde desenvolve pesquisas focadas em seu portfólio.

Rodrigo Paiva (@roderix2) é publicitário, autor de artigos e da monografia Panther is the New Black: Representação e Cultura na Comunicação do Filme Pantera Negra, lançada como livro físico e digital na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (2019). É aluno do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde desenvolve uma pesquisa de mercado focada na Mauricio de Sousa Produções.

Saiba mais:

http://universohq.com/noticias/elefantes-na-sala-iniciativa-de-fernando-athayde-e-voltado-para- producao-e-reflexoes-sobre-a-nona-arte/

https://jc.ne10.uol.com.br/cultura/2020/11/11999533-ilustrador-fernando-athayde-lanca-projeto- multimidia-de-quadrinhos--ensaios-e-musica.html

http://universohq.com/noticias/livro-sobre-impacto-social-e-comercial-do-filme-do-pantera- negra-ganha-versao-impressa/

http://www.unicap.br/assecom1/estudante-do-curso-de-publicidade-e-propaganda-da-unicap- realiza-visita-a-mauricio-de-sousa-producoes-em-sao-paulo/

Visualizações:
15397
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Captura de tela de 2024-04-23 09-42-11.png

UNICAP abre seleção para Tutor Virtual (Edital 2024/02)

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre 01 vaga para Tutor Virtual. A vaga é para atuação no Polo Sede...

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre 01 vaga para Tutor Virtual. ...

Seresta para maes.jpeg

Seresta para as mães da UNICAP

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

nuclear_4.jpg

Usinas nucleares na Amazônia? Aventura atômica em plena Floresta

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma lâmpada”. Tivemos ministro tutelado pela...

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma...

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...