Estudantes de Fisioterapia da Unicap participam de ação de extensão na clínica-escola Corpore Sano - Unicap

Título Notícias

Estudantes de Fisioterapia da Unicap participam de ação de extensão na clínica-escola Corpore Sano

Publicado Por: André Amorim

O período de férias, para muitos estudantes, é um momento de descanso depois de um semestre de muito estudo. Janeiro, no entanto, foi bem movimentado para os alunos do 3º ao 10º período do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco. Eles participaram de uma ação de extensão, na clínica-escola Corpore Sano, para realizar atividades práticas que foram afetadas em função do isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus.

"Essa ação de extensão nasceu da necessidade dos alunos praticarem mais, diante desse tempo de pandemia em que as práticas foram reduzidas. Então nós selecionamos algumas áreas mais apontadas por eles e priorizamos nessa atividade", explica a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unicap, a professora Cristiana Machado. 

A proposta foi realizar uma espécie de revisão com os estudantes, relacionando os assuntos com atividades práticas envolvendo pacientes. "Foram três professores convidados em áreas de conhecimento ligadas à fisioterapia aquática, cinesiologia, cinesioterapia, recursos terapêuticos manuais e fisioterapia cardiorespiratória. Os alunos praticaram entre eles e também tiveram algumas vivências com os pacientes", diz a coordenadora.

A estudante Jessica Louíse, do 10º período, foi uma das estudantes que participou do curso de extensão. Ela destaca que a experiência foi importante para colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de ter sido uma oportunidade de servir à comunidade que mais precisa dos serviços oferecidos na clínica-escola. 

"Essa atividade contribuiu de forma significativa para a minha formação profissional, pois conseguimos realizar atendimentos presenciais. Isso agrega mais conhecimento a nossa formação acadêmica e nos proporciona um contato maior com os pacientes, o que não foi possível nos últimos meses por conta da pandemia. Além disso, tivemos a oportunidade de nos atualizar acerca dos protocolos e terapias que surgiram com a Covid-19", diz Jessica Louíse.

Para a estudante Thayna Maria Praia Baratella, também do 10º período, o curso de extensão foi essencial para definir o futuro profissional após a conclusão da graduação. "Esse curso de férias foi um divisor de águas para minha decisão de seguir realmente a área da fisioterapia cardiorrespiratória e intensivista. Já tinha passado pela experiência de atendimento hospitalar dentro de uma UTI no meu 9º período e o que me faltava era essa vivência ambulatorial para a minha confirmação profissional", conta. 

 

Entre os instrutores que participaram do curso de extensão realizado pelo curso de Fisioterapia está o professor Flávio Maciel, que abordou com os estudantes temas como a avaliação da função pulmonar e capacidade funcional, os recursos e técnicas fisioterapêuticas respiratórias e reabilitação cardiopulmonar. 

"A pandemia impediu que as atividades práticas do curso fossem desempenhadas de forma satisfatória em 2020, prejudicando a formação dos nossos alunos. Dessa forma, lançamos uma atividade de férias que pudesse repor parte desse déficit. Essas práticas vêm suprir as lacunas deixadas pela pandemia e permitir que nossos alunos tenham práticas supervisionadas, inclusive no contexto das sequelas deixadas pela Covid-19", diz o professor.

Visualizações:
1799
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...

ADI 1.jpg

Visita ao Atelier de Impressão - ADI

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora Mariana Nepomuceno, da disciplina de...

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora...

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...

nuclear_4.jpg

A quem interessa usinas nucleares no Brasil?

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade brasileira para aceitarem a necessidade...

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade...