Título Notícias Humanitas

XXVII Semana Teológica da Unicap

Publicado Por: Francisco Secchim Ribeiro
28 a 31 de agosto de 2023

A XXVII Semana teológica da Universidade Católica de Pernambuco almeja ser ao mesmo tempo um evento comemorativo e de estudos teológicos. Por isso, a escolha do décimo aniversário de Pontificado do Papa Francisco é na verdade uma forma revisitar e repensar horizontes teológicos inspiradores em meio às convulsões sociais dos últimos dez anos. Ademais, o Papa Francisco despontou no cenário mundial, desde o início de seu pontificado, como uma das personalidades maior importância e influência. 

Desde o início de seu pontificado, a figura do Papa Francisco se apresenta como um divisor de águas em muitos campos da vida humana e eclesial. De um lado, suas cartas encíclicas dirigidas a todas as pessoas, abordam questões capitais como a crise ecológica (Laudato Si) e a crise das democracias (Fratelli Tutti). Diante de cada uma delas ele se posiciona e propõe ações inspiradas pela figura de Jesus Cristo. De outro lado, o Papa Francisco conduz, à luz do Vaticano II, conduz o cristianismo institucional a fazer uma profunda transformação: seja através de uma reforma das estruturas eclesiais, seja através de uma revisão necessária de suas inspirações fundamentais, a fim de dar respostas efetivas às constantes mutações sociais. 

No décimo ano do pontificado do Papa Francisco, buscamos fazer uma recapitulação dos principais eixos que transpassaram esse período, e assim revisitar as inspirações teológicas que iluminaram seus posicionamentos enquanto marcos de relevância social e eclesial.

Programação


28/08 - Segunda-feira


Conferência - O Vaticano II como chave de leitura para o pontificado do Papa Francisco

Conferencista: MSc. Gabriel Marquim
Moderador: a definir

Horário: 14h50 às 16h30
Local: Auditório G1


Mesa Redonda (Teologia e filosofia) - Releitura de Evangelli Gaudium, como encíclica programa do pontificado do Papa Francisco

Membros:  Prof. Dr. Delmar Cardoso SJ e Prof. Dr. Degislando Nóbrega
Moderadora: Maria Lilian Silva Cavalcanti (mestranda)

Horário: 16h40 às 18h20
Local: Auditório G1


Mesa - O modelo socioambiental de Laudato Si

Componentes: Profa. Dra. Cynthia Suassuna e Prof. Dr. Lúcio Flávio, SJ
Mediação: Prof. Dr. Sérgio Albuquerque

Horário: 18h30 às 20h10
Local: Auditório Dom Helder Camara


29/08 - Terça-feira


Conferência - A perspectiva sinodal no pontificado de Francisco e a pertinência do cristianismo no mundo atual

Conferencista: Prof. Dr. M. França Miranda
Moderador: Prof. Dr. Sérgio Albuquerque. 

Lançamento do último livro de F. Miranda pela ed. Vozes: O Deus escondido. A pertinência do Cristianismo no mundo atual

Horário: 16h40 às 18h20
Local: Auditório G1


Mesa - Democracia social como paradigma sociopolítico proposto pelo Papa Francisco (geopolítica mundial)

Componentes: Profa. Dra. Karina Vasconcelos e Prof. MSc. Felipe Sarinho
Mediação: Prof. Dr. Creômenes Tenório Maciel

Horário: 18h30 às 20h10
Local: Auditório Dom Helder Camara


30/08 - Quarta-feira


Mesa Redonda - (Ciências da Religião) - O diálogo interreligioso no Pontificado do Papa Francisco, reflexões e horizontes

Membros: Prof. Dr. Gilbraz Aragão, Prof. Dr. José Afonso Chaves e Prof. Dr. João Décio Passos Moderador: Josias Vieira do Nascimento Júnior (mestrando)

Horário: 16h40 às 18h20
Local: Auditório G1


Mesa on-line / aula aberta - Como os migrantes e refugiados se constituem com um lugar teológico para o Papa Francisco

Componentes: MSc. Marcela Villa-Lobos El Cid e MSc. Agnaldo Júnior, SJ
Mediação: Prof. Dr. Arthur Peregrino

Horário: 18h30 às 20h10
Local: Auditório Dom Helder Camara


31/08 - Quinta-feira


Conferência - O Papa Francisco e o fazer teológico

Conferencista: Prof. Dr. Aquino Júnior
Moderador: Bruno de Oliveira Mendonça (mestrando)

Horário: 16h40 às 18h20
Local: Auditório G1


Quinta em ritmo de música e poesia com Francisco

Horário: 17h30
Local: Hall do Bloco G, com a participação dos estudantes de teologia.


MINICURSOS - 29/08 a 31/08 - 14h50 às 16h30


O pontificado de Francisco: uma releitura a partir de textos selecionados da Sagrada Escritura (Profa. Dra. Aila)

As Sagradas Escrituras são um tesouro inesgotável. A vida cristã é uma obra de obediência e ao mesmo tempo de criatividade.  Obediência porque escuta a Palavra de Deus e criatividade porque há o Espírito Santo que impele a levá-la adiante" (Papa Francisco, Audiência Geral, em 27/01/2021). O minicurso mostrará por meio de alguns textos seletos o modo obediente e criativo como o Papa Francisco usa as Sagradas Escrituras em seu magistério.

Local: B305


A pneumatologia no magistério do Papa Francisco (Prof. Mest. Pedro Igor)

O mini-curso se propõe a observar a dimensão pneumatológica do evento Francisco (falas, gestos, testemunho), em três chaves hermenêuticas, a saber: a simbólica, tendo em vista o uso frequente de metáforas, das quais destacaremos a de memória e a de harmonia para identificar a ação do Espírito na história; o movimento, como o exercício de reforma sinodal em perspectiva missionária, dando relevo para a escuta do Espírito como ponto de partida para o deslocamento da autorreferencialidade para a referencialidade cristológica no interior da Igreja e, por fim, práxica, no sentido de compreender e propor ao mundo e à própria Igreja uma espiritualidade encarnada, que surge do embaixo da história e que dê conta da comunhão sinergética e sinodal com todos.

Local: B306


A sinodalidade de Francisco à luz dos Atos dos Apóstolos (Prof. Dr. João Luiz e Mest. Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento)

O Papa Francisco, desde o início do seu pontificado em 2013, tem optado pelo caminho da sinodalidade. Ao completar dez anos de ministério, Francisco convocou a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em Roma. O tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” é inspirado na Bíblia e na tradição da Igreja. Para compreender a importância da retomada dessa estratégia de trabalho eclesial, o minicurso tem como ponto de partida At 15,1-35, que trata da primeira assembleia cristã realizada em Jerusalém. Após discernimentos em conjunto com as igrejas envolvidas, foram traçados novos caminhos para a evangelização. Essa forma de decidir em colegiado foi usada em diversos momentos da Igreja, retomada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965) e, atualmente, pelo papa. O estudo será realizado a partir de At 15,1-35, por meio da análise literária e teológica fundamentada em autores que pesquisam sobre a eclesiologia atual. Na visão do Papa Francisco, é urgente promover o exercício da sinodalidade a fim de que a evangelização responda aos grandes desafios de hoje, em meio aos dramas humanos, locais e regionais, que atravessam fronteiras.

Local: B307


Entre Amoris Laetitia e Fratelli Tutti: o amor como paradigma das relações interpessoais
(Prof. Dr. Christiano Sousa)

Mesmo diante de uma realidade fraturada, o amor, segundo a ótica de Francisco, permanece sendo a única resposta autêntica à busca humana por sentido. Por isso, partindo do paradigma cristão onde o amor é colocado como valor fundamental e estruturante, o presente minicurso buscará explorar as possibilidades de construções de autênticas e verdadeiras relações interpessoais, familiares e sociais que são apresentadas pelo Papa Francisco nas sua exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia e em sua carta encíclica Fratelli Tutti. Elaboradas em vista dar uma resposta em nossos dias a realidades deferentes, esses documentos pontifícios, em última instância, partilham a mesma base ética comum, apresentando assim uma coerência no teológica e uma perspectiva antropológica partilhada, o que mostra o quanto o Papa Francisco busca realizar durante o seu pontificado, o programa eclesial projetado desde o Vaticano II. 

Local: B310


Liturgia e o pontificado de Francisco (Prof. Dr. Dom Jerônimo, OSB e Prof. Dr. Creômenes Maciel, SJ)

Francisco é o primeiro papa fruto/filho do Concílio Vaticano II. Desde quando assumiu a Sé de Roma se entende “sucessor” e “continuador”. Sucessor, porque tem consciência da sua missão petrina de “conservar a sã tradição e, ao mesmo tempo – como continuador do desejo dos Padres conciliares –   abrir o caminho a um legítimo progresso” (SC, n. 23). Sabedor de que a liturgia, per ritus et preces, é toda ela performativa, tem se manifestado liturgo per gestis verbisque. Por meio de gestos concretos (p.e. mudança na rubrica sobre o lava-pés, 2016), tem feito a liturgia respirar os ares do Concílio. Assumindo a totalidade do povo de Deus como sujeito da liturgia, deu às Conferencias episcopais maior respiro com relação aos textos litúrgicos (Magnum principium, 2017), insistiu sobre a irreversibilidade da reforma litúrgica (68a Semana de Liturgia Nacional, 2017), instituiu um domingo dedicado à Palavra de Deus (Aperuit illis, 2019), expandiu os ministérios laicais a todos os batizado (Spiritus Domini, 2021), recuperou ministérios antigos (Antiquum ministerium, 2021), apontou claramente a única forma da lex orandi do rito romano (Traditionis custodes, 2021), insistindo na expansão a todo o povo de Deus de uma autêntica formação litúrgica (Desiderio desideravi, 2022). O presente mini-curso se propõe a uma visão panorâmica da recuperação da questão litúrgica no exercício do ministério petrino do papa Francisco.

Local: Auditório G1


ST'S

Para apresentar sua comunicação nas ST's enviar seu  resumo conforme orientação abaixo:

Ser organizado em um único parágrafo de 200 a 300 palavras, precedido do título e sucedido de 3-5 palavras-chave. O resumo deve conter objetivo(s), embasamento teórico, metodologia. No formulário, indicar a seção correspondente à sua apresentação.


Teologia sistemática (Coord. Prof. Sérgio Albuquerque Damião auxiliado pelo estudante Washington Luiz)

Olhar a caminhada eclesial é perceber que a Igreja não utilizou uma linguagem homogênea ao longo da história. Ao contrário, em seu itinerário deparamo-nos com diversas línguas e variadas expressões que nasceram em diferentes épocas e contextos. Pluralidade que demonstra o desejo de alcançar seus interlocutores mediante uma palavra compreensível e dessa forma manter-se fiel à própria vocação e ao anúncio da Boa Nova.  O Concílio Vaticano II estabeleceu a escuta, o diálogo e o serviço ao entorno social como posturas fundamentais para o desenvolvimento da missão eclesial. Sua proposta consiste, fundamentalmente, numa Igreja que assuma a realidade que lhe cerca, para, a partir daí, configurar seu testemunho e, de certa forma, até mesmo, sua própria identidade.  Atualmente, assistimos perplexos o surgimento de novos paradigmas socioculturais, com novos areópagos e interlocutores que revelam um momento epocal de transições cada vez mais rápidas e mutantes... No meio deste turbilhão de novidades ainda subsistem antigas questões que, muitas vezes, podem passar despercebidas no interior dos novos horizontes que a Igreja é chamada a vislumbrar. A corajosa disposição para estar nestes ambientes é a marca mais desconcertante do pontificado de Francisco. Sua disposição para o diálogo aberto com as realidades sociais desafia a Igreja e condiciona a reflexão teológica na sua busca diária pela atualização e relevância de sua linguagem no encontro com as interpelações provenientes da sociedade. Desta forma, as comunicações científicas que forem apresentadas no ST – Teologia Sistemática precisam ter diante de si os desafios inerentes à missão eclesial, inserida no contexto da pós-modernidade, e as consequentes provocações para o pensar teológico. Estes desafios devem ser abordados, principalmente, a partir dos pressupostos teológico-pastorais indicados pelo Concílio Vaticanos II e assumidos pelo Papa Francisco através de seu testemunho, ministério e magistério.

Local: B305


Sagrada escritura (Coord. Prof. Dra. Rita Gomes auxiliada pelo estudante Lucas Emmanuel Ferraz)

A nossa XXVII Semana Teológica refletirá o tema “Pontificado de Francisco à luz do Vaticano
II e dos desafios contemporâneos”. Tendo esse tema como norteador, esta sessão temática
convida os pesquisadores a refletir a práxis cristã enraizada nos ensinamentos presentes na
Sagrada Escritura e que são retomados nos discursos e documentos papais. Isso significa que
praticamente qualquer texto da Escritura pode ser relacionado com a vivência cristã
inspirada por Francisco. Desse modo, as comunicações a serem apresentadas na ST-1 devem
buscar manifestar como a Sagrada Escritura fundamenta a vida e a oração da Igreja
contemporânea liderada por Francisco.

Local: B306


Estudos de religião (Coord. Prof. Dr. Drance Elias da Silva)

Nos dias atuais, a presença da religião na vida dos indivíduos e na sociedade, vem se colocando de forma significativa na ordem do dia das preocupações acadêmicas, tanto na universidade como em centros de pesquisas. O pertencimento religioso e suas experiências vividas precisam ser mais conhecidas de forma a entendê-las como referências de sentido na vida humana. A Sessão Temática Estudos de Religião quer ser um espaço de apresentação e comunicação de conhecimento interdisciplinar, atento às transformações que estão ocorrendo no cenário religioso brasileiro, buscando compreender as lógicas das novas construções de identidades religiosas produzidas pelas subjetividades envolvidas nesse processo.

LocalB 307


Estudos litúrgicos (Coord. Prof. Dr. Marco Antônio Lima, auxiliado pelo estudante Arthur Silva)

Neste ano em que celebramos o 10º ano do pontificado de Francisco e os 60º ano da publicação da Sacrosanctum Concilium, é de suma importância refletirmos sobe a Sagrada Liturgia. Para tanto teremos, na nossa XXVIIa Semana Teológica, reflexões sobre esse tema levando em consideração tanto a constituição conciliar como o documento pontifício Desideri desiravi. Tais reflexões ganhão mais importância num contexto de pluralidade de tendências dentro da Igreja Católica e, pelo menos aparentemente, de “esquecimento” da participação ativa dos fiéis na liturgia, o que significa entender o que se está celebrando. Em suma, queremos refletir sobre a atual lex orandi da Igreja e sua possível abertura ecumênica.

Local: B310

Visualizações:
5821
Compartilhar:

Título Notícias Humanitas

Publicador de Conteúdos e Mídias

23_smu.jpeg

23ª Semana da Mulher da Unicap

18, 19 e 20 de março de 2025 A 23ª Semana da Mulher da Unicap (SMU) é um momento de reflexão e diálogo na linha da transdiciplinaridade, troca de saberes...

18, 19 e 20 de março de 2025 A 23ª Semana da Mulher da Unicap (SMU) é um momento de reflexão e diálogo na linha da...

Dia_DH.jpg

Dia Internacional dos Direitos Humanos

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, reforçamos o compromisso com a dignidade de cada pessoa e com os direitos da Casa Comum. O Instituto Humanitas...

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, reforçamos o compromisso com a dignidade de cada pessoa e com os direitos...

O-Deus-que-vem.png

Minicurso "O Deus que vem - Advento, tempo de esperança e proximidade"

Advento significa vinda, a vinda de Cristo ao mundo. É um tempo de proximidade em que o coração humano se dilata para acolher o Deus que vem. Logo, um...

Advento significa vinda, a vinda de Cristo ao mundo. É um tempo de proximidade em que o coração humano se dilata para...

Humanitas-em-Diálogo---Jornada-6x1.1.png

Humanitas em Diálogo: Redução da jornada 6x1

O Instituto Humanitas UNICAP  convida para o "Humanitas em Diálogo", espaço de reflexão sobre os diversos temas presentes na transversalidade acadêmica....

O Instituto Humanitas UNICAP  convida para o "Humanitas em Diálogo", espaço de reflexão sobre os diversos temas...