Título Notícias Humanitas

null A oração do Papa Francisco para o mês de novembro é por todas as crianças abandonadas - Vídeo do Papa

Publicado Por: José Maria

"Cada criança marginalizada, abandonada por sua família, sem escolaridade, sem cuidados médicos, é um grito! Um grito que se eleva a Deus e acusa o sistema que nós, adultos, construímos", diz o Papa na mensagem de vídeo.

A reportagem é de Adriana Masotti, publicada por Vatican News, 31-10-2022.

 

Papa Francisco: rezemos pelas crianças que vivem na pobreza e no abandono por causa de nós adultos

Na mensagem em vídeo de novembro com a intenção de oração, o Papa reivindica os direitos fundamentais dos pequenos e pede que rezem para que possam ter acesso à educação básica e aos serviços e experimentar o amor de uma família: "Seu clamor eleva-se a Deus e não podemos mais permitir que se sintam sozinhos e abandonados”, expostos à violência e à exploração

"Ainda há milhões de meninos e meninas que sofrem e vivem em condições muito semelhantes à escravidão." Esta é a dolorosa observação com a qual o Papa Francisco inicia sua mensagem em vídeo que, através da Rede Mundial de Oração do Papa, indica a toda a Igreja Católica a intenção particular sobre a qual concentrar a oração no mês de novembro.

Cartaz com a intenção de oração de novembro

Foto: divulgação

Os pequeninos não são números, são seres humanos

“Não são números: são seres humanos com nome, com rosto próprio, com uma identidade que Deus lhes deu - continua Francisco -. Muitas vezes esquecemos nossa responsabilidade e fechamos os olhos para a exploração dessas crianças, que não têm o direito de brincar, estudar, sonhar. Não têm nem o aconchego de uma família”.

Um grito que sobe a Deus

O Papa Francisco destaca que há responsabilidades precisas por trás da dramática situação dessas crianças esquecidas, que vivem diariamente a rejeição, pobreza, pobreza e conflitos de todos os tipos, sem ter a possibilidade de crescimento e desenvolvimento e sem acesso aos direitos mais básicos:

"Cada criança marginalizada, abandonada pela família, sem educação, sem assistência médica, é um grito! Um grito que se eleva a Deus e denuncia o sistema que nós, adultos, construímos. Uma criança abandonada é nossa culpa"

O direito de estudar, sonhar e sentir o carinho de uma família

Francisco faz um forte apelo para que haja uma consciência real das condições extremas em que esses meninos e meninas vivem no mundo. “Não podemos mais permitir que se sintam sozinhos e abandonados: devem receber educação e sentir o amor de uma família, para saber que Deus não os esquece”. Eis então o convite à oração:

Rezemos para que os meninos e meninas sofredores - os que vivem nas ruas, as vítimas das guerras, os órfãos - tenham acesso à educação e redescubram o afeto de uma família.

Fonte: https://www.ihu.unisinos.br/623544-a-oracao-do-papa-francisco-para-o-mes-de-novembro-e-por-todas-as-criancas-abandonadas-video-do-papa (01/11/2022)

Visualizações:
302
Compartilhar

Título Notícias Humanitas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Card Principal (Programação Geral).png

Webinário Fraternidade e Fome: Vamos à Casa do Pão!

A Comissão Arquidiocesana de Serviço de Animação Bíblica, da Vida e de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, em conjunto com diversas CAPs,...

A Comissão Arquidiocesana de Serviço de Animação Bíblica, da Vida e de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife,...

marina.jpg

Carta à ministra Marina

Minhas cordiais saudações, senhora ministra. Parabenizo por mais uma vez estar com o povo brasileiro, emprestando a sua história, sua credibilidade, e a...

Minhas cordiais saudações, senhora ministra. Parabenizo por mais uma vez estar com o povo brasileiro, emprestando a...

democracia.jpg

Democracia para sempre!

A Universidade Católica de Pernambuco, através do Instituto Humanitas Unicap e da Cátedra de Direitos Humanos Dom Helder Camara da Unicap, vem a público...

A Universidade Católica de Pernambuco, através do Instituto Humanitas Unicap e da Cátedra de Direitos Humanos Dom...

direitos_humanos_2023.1.jpg

Curso de Extensão: Tópicos especiais em direitos humanos

O Instituto Humanistas Unicap em parceria com a Escola de Educação e Humanidades e o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), através de sua...

O Instituto Humanistas Unicap em parceria com a Escola de Educação e Humanidades e o Movimento Nacional de Direitos...