Título Notícias Humanitas

null Programa de atenção às pessoas 50+

Publicado Por: José Maria

Programação do curso
 

HISTÓRIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS NO MUNDO E NO BRASIL

Data: 30/08/2022
Horário: 19h às 20h

  • Maria das Graças Mota C. de Assis Figueiredo (Psiquiatra pela Unifesp-EPM e Psicoterapeuta de orientação Junguiana, Mestre em Ensino de Ciências pela UNIFEI, Coordenadora do Projeto “Educação Continuada em Cuidados Paliativos dos Profissionais de Saúde da Prefeitura de Itajubá-MG”, 2021)

ASSISTÊNCIA OU SUPORTE NUTRICIONAL EM CASOS DE CUIDADOS PALIATIVOS

Data: 31/08/2022
Horário: 19h às 21h

  • Nathália Karolyne (Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Especialização em Saúde do Idoso no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Nutricionista da Clínica Geriati e ABRAZ-PE)

COMUNICAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS

Data: 01/09/2022

Horário: 20h às 21h

  • Lílian Karine (Médica, geriatra. Especialista pela SBGG. Pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar SP. Médica geriatra do Hospital Esperança Olinda-PE)

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: CONEXÕES COM O SAGRADO

Data: 02/09/2022
Horário: 19h às 21h

  • Bruno Oliveira (Doutorando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Capelão Titular do INCA HC-IV (Unidade de Cuidados Paliativos), e do PLACI - Cuidados Extensivos)

ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO E EXPECTATIVAS DE PACIENTES COM CÂNCER, ACERCA DAS DIRETIVAS ANTECIPADAS DA VONTADE

Data: 03/09/2022
Horário: 8h às 10h

  • Stefani Santana (Enfermeira, especialista em Oncologia e Práticas integrativas e complementares; acadêmica de Medicina)

O ENVELHECIMENTO E CUIDADOS PALIATIVOS

Data: 05/09/2022
Horário: 20h às 21h

  • Lívia Interaminense Olsen (Médica Geriatra e Paliativista, coordenadora médica e responsável técnica da Clínica Florence / Coordenadora do Programa de Cuidados Continuados OncoClínicas Recife / Ambulatório de Ensino Geriatra e Clínica Médica IMIP)

O LUTO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE

Data: 08/09/2022
Horário: 19h às 20h

  • Maria Helena Pereira Franco (Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Pós-doutorado pela Universidade de Londres e pela University College London, com foco em Cuidados Paliativos. Professora titular da PUC-SP)

FAMÍLIA, PACIENTE E CUIDADOS PALIATIVOS

Data: 10/09/2022
Horário: 10h às 12h

  • Maria Thereza da Motta e Silva (Psicóloga Clínica e Hospitalar CRP - 02/5121, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade PUC/RS, Especialista em Psicologia Cognitiva Comportamental UPE)

AUTONOMIA DOS PACIENTES NO CENÁRIO DOS CUIDADOS PALIATIVOS

Data: 13/09/2022
Horário: 20h às 21h

Kariele Ribeiro (Advogada com área de atuação no Direito Médico e da Saúde, com formação pelo IPDMS/SP e Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil)


ACOLHIMENTO E ORIENTAÇÕES SOCIAIS ÀS FAMÍLIAS E PACIENTE EM CUIDADOS PALIATIVOS

Data: 14/09/2022
Horário: 10h às 12h

  • Jéssica Alline (Assistente Social formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Residência em Saúde do Idoso e Mestrado em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP)

VIDA E MORTE: COMO LIDAR COM O LUTO NO ENVELHECIMENTO

Data: 17/09/2022
Horário: 11h às 12h

  • Maria Eunice Ribeiro (Psicóloga Clínica, CRP 02/17034, graduada pela UNICAP. Pós-Graduada pelo Instituto Paliar/SP e Especialista em Cuidados Paliativos pela UPE e Curso de capacitação de Cuidados Paliativos PRONON/SUS/HCP)

MITOS DA MORFINA

Data: 20/09/2022
Horário: 20h às 21h

  • Rodolfo Moraes (Me´dico formado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Reside^ncia de Cli´nica Me´dica pela Santa Casa de Franca SP, Po´s graduac¸a~o em dor pelo Hospital Albert Einstein e em cuidados paliativos pela PUC. Membro do Comitê de Dor Oncológica da SBED e do Comitê de Dor da ANCP)

Apoio:

  • Instituto Humanitas Unicap
  • Serviço de Atenção à Pessoa Idosa
Visualizações:
1246
Compartilhar

Título Notícias Humanitas

Publicador de Conteúdos e Mídias

horario_verao.jpg

Ainda sobre o horário de verão 

O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil em 3 de outubro de 1931, e durou até 31 de março de 1932. No verão seguinte foi reeditada a...

O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil em 3 de outubro de 1931, e durou até 31 de março de...

cop27

Desesperança em relação às conferências do clima da ONU

Um fiasco total. Assim se poderia definir a 27ª Conferência do Clima, organizada pelas Nações Unidas, realizada no Egito, e que termina neste final de...

Um fiasco total. Assim se poderia definir a 27ª Conferência do Clima, organizada pelas Nações Unidas, realizada no...

MUDANCAS_CLIMÁTICAS.jpg

Mudanças climáticas, indústria petrolífera e o caso de Cuiabá

A emergência climática que assola o planeta, tem nome e sobrenome dos maiores responsáveis por esta tragédia anunciada. São as emissões dos gases de efeito...

A emergência climática que assola o planeta, tem nome e sobrenome dos maiores responsáveis por esta tragédia...

cop27

O que o Brasil real vai apresentar na COP27

O sistema climático da Terra tem uma história de transformações, de aquecimento a resfriamento. Nos dias atuais estamos vivenciando mudanças impulsionadas...

O sistema climático da Terra tem uma história de transformações, de aquecimento a resfriamento. Nos dias atuais...