Título Notícias Humanitas

Católica firma acordo técnico-científico com a Alepe e Câmara dos Deputados

Publicado Por: Redação

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) formalizaram, na tarde desta quarta-feira (03/11), um acordo de cooperação técnica-científica, que visa promover o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências produzidas entre os órgãos, bem como o aperfeiçoamento e desenvolvimento institucional, mediante a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de interesses comuns entre as entidades envolvidas. O projeto Ciranda Legislativa, que está inserido no acordo, será importante na formação de profissionais comprometidos com a cidadania e o serviço público.

A iniciativa deve contemplar inicialmente cerca de 350 alunos da disciplina Teoria Política e do Estado da Unicap, que vão poder compreender o papel do Parlamento na formação cidadã e no fortalecimento do Estado Democrático de Direito. O projeto é um desdobramento da Vivência Legislativa, estágio prático realizado nas dependências da Alepe desde 2019, fruto de uma parceria coordenada pela Escola do Legislativo (Elepe) e pela Cátedra Unesco/Unicap Dom Helder Camara de Direitos Humanos.

O início das atividades está previsto para o dia 12 de novembro. Para o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, nunca foi tão urgente trabalhar pelo fortalecimento da jovem democracia brasileira no ambiente acadêmico. “O projeto Ciranda Legislativa vai preparar jovens para assumir um papel político, a partir do conhecimento da atuação prática dos deputados estaduais e federais”, enfatizou.

De acordo com o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, a Ciranda Legislativa é mais um esforço de aproximação do Poder Legislativo com a população. “Parte das conquistas de uma sociedade nasce aqui, do trabalho dos deputados e deputadas, das leis que são aprovadas e das garantias de direitos, com seus avanços e conquistas”, afirmou. A deputada Teresa Leitão avalia que as atividades ofertadas pelas escolas legislativas ajudam a “quebrar o tabu sobre o exercício da política”: “Mostram que os parlamentos são plurais”, pontuou.

A diretora do Cefor, Juliana Werneck, participou de forma remota do evento. Para a gestora da Câmara Federal, é preciso “agir em prol do fortalecimento e amadurecimento da democracia brasileira”. A participação do Centro foi proposta pela segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, a deputada federal Marília Arraes, que ressaltou a contribuição para a formação cidadã da juventude local. “Tenho certeza de que nosso Estado tem muito a ganhar com isso.”

A diretora da Coordenação de Educação pela Democracia, Corina Castro, ressaltou os benefícios do programa, que vai permitir aos estudantes se aproximar do Legislativo local, aprofundar o conhecimento sobre o processo legislativo estadual, entender a dimensão política do processo legislativo, desenvolver as capacidades de debater ideias e de cooperar, experimentar  a complexidade do papel do legislador, vivenciar o aprendizado da democracia e desenvolver habilidades de comunicação.

Será adotado um formato híbrido de aprendizagem, com aulas e palestras a distância. O superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, explicou a dinâmica: “O aluno vai poder ter aulas remotas das escolas da Câmara e da Assembleia”, disse. Representante da Unesco, Fábio Eon ressaltou que a Cátedra da Unicap é uma das mais antigas do país. “Essa parceria  atende ao propósito de trazer a juventude para o desenho das políticas públicas e de governo”, assinalou.

Diretora do curso de Direito da Unicap, a professora Karina Vasconcelos salientou que os participantes receberão certificado por horas de atividade complementar, conforme indica a diretriz curricular nacional. “Esse seria um dentre vários benefícios, como os de compreender o sistema e ter essa vivência. É, realmente, uma atividade inovadora, que terá vários desdobramentos.”

A estudante do 5º período de Direito Stephannye Vilela, que também é presidente da União dos Estudantes de Pernambuco e do Diretório Acadêmico do curso de Direito da Católica, aplaudiu a novidade. “Vamos ter acesso às Comissões como um todo. Acompanhar as discussões em torno dos direitos humanos é muito importante para quem é da nossa área”, acredita a jovem.

A Católica foi representada na solenidade pelo Reitor, Padre Pedro Rubens; pelo Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Padre Delmar Cardoso; pela Diretora da Escola de Ciências Jurídicas, Karina Vasconcelos; pelo coordenador da Cátedra Dom Helder, Manoel Moraes; pelo coordenador do curso de Direito, Stefano Toscano; e pela presidente do DA de Direito, Stephannye Vilela. Estavam presentes ainda o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros; a deputada federal Marília Arraes; a deputada estadual Teresa Leitão; o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti; e o diretor presidente da TV Pernambuco, Ivan Júnior. Participaram de forma remota o diretor geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros; a diretora do Cefor, Juliana Werneck; a diretora da Coordenação de Educação pela Democracia, Corina Castro; e o coordenador de Ciências da Unesco, Fábio Eon.

 

Fotos: Alex Costa e Nando Chiappetta

Visualizações:
964282
Compartilhar

Título Notícias Humanitas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Geração de Energia Centralizada.png

Geração centralizada: modelo de negócio insustentável com “energia limpa”

Duas fontes de energia elétrica são essenciais, com papéis decisivos na matriz energética mundial descarbonizada: a energia solar e eólica. A grande vantagem...

Duas fontes de energia elétrica são essenciais, com papéis decisivos na matriz energética mundial descarbonizada: a...

corredores.png

Curso de extensão - Corredores Bioculturais e Direitos da Natureza: perspectivas territoriais...

O Curso de extensão sobre Corredores Bioculturais e Direitos da Natureza: perspectivas territoriais para uma Ecologia Integral  na COP 30 objetiva...

O Curso de extensão sobre Corredores Bioculturais e Direitos da Natureza: perspectivas territoriais para uma Ecologia...

Formatação-de-trabalhos-acadêmicos.png

Curso de extensão "Formatação de trabalhos acadêmicos"

Devido à exigência acadêmica, os estudantes devem produzir ao longo de sua formação, trabalhos de cunho acadêmico (artigo, TCC, Dissertação, Tese). A falta...

Devido à exigência acadêmica, os estudantes devem produzir ao longo de sua formação, trabalhos de cunho acadêmico...

Lúcio e Adriana Xucuru.png

Colaboradora do Humanitas e Neabi selecionada para participar de evento internacional...

Adriana Xucuru, liderança indígena e representante do bioma da Caatinga, irá a Alemanha, onde se realizará o evento em preparação à Cop 30.   Veja o vídeo...

Adriana Xucuru, liderança indígena e representante do bioma da Caatinga, irá a Alemanha, onde se realizará o evento...