Biblioteca Central da Unicap disponibiliza a exposição virtual “Fragmentos da História dos Negros em Recife" - Unicap
Título Notícias Humanitas
Notícias Humanitas
Biblioteca Central da Unicap disponibiliza a exposição virtual “Fragmentos da História dos Negros em Recife"

Biblioteca Central da Unicap disponibiliza a exposição virtual “Fragmentos da História dos Negros em Recife"
A Biblioteca Central da Unicap apresenta a exposição virtual “Fragmentos da História dos Negros em Recife: o Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco”. A amostra foi criada como parte da programação do “Ano da consciência Negra na Unicap”, desenvolvido pelo Instituto Humanitas.
A iniciativa tenta reconstruir memórias afetivas e históricas com uma narrativa centrada em cinco temas: O Liceu, as Artes, os Ofícios, a Educação e as Pessoas. A exposição conta com 21 fotografias em preto e branco que foram coletadas dos arquivos do antigo Colégio Liceu de Artes e Oficio de Pernambuco com datas e autores desconhecidos.
“As fotos falam por si só, são registros do cotidiano e sem maiores pretensões acadêmicas. Porém, todas são carregadas de muita história e significado para aquela época e para os dias atuais. Então, todas as fotografias conseguem compor a exposição e explicam muito bem a subdivisão de nosso roteiro”, detalhou a diretora da Biblioteca Central da Unicap, Alba Rejane de Souza.
A ideia da exposição surgiu a partir do trabalho cotidiano de catalogação da biblioteca. Após receber as fotografias do colégio, a equipe de bibliotecários percebeu os traços comuns que corroborariam com a programação do “Ano da Consciência Negra da Unicap”.
“A partir do trabalho de tratamento dessas fotografias foi que surgiu o primeiro interesse em criar uma exposição. Através do contato que tivemos com essas fotos sabendo que existiam muitos negros nessa escola, então, chegamos à conclusão que precisávamos tirar dessa coleção essa temática do negro, afim de colaborar com o marco da consciência negra aqui na Universidade ”, explicou Pedro Manoel, bibliotecário.
Durante o tour virtual, na exposição “Fragmentos da História dos Negros em Recife”, os usuários poderão se reconectar com os mais variados aspectos de décadas passadas, desde dos detalhas arquitetônicos do prédio do Antigo Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco e seu entorno até tendência de moda, carros da época, entres entre outros traços de outrora.
De acordo com o bibliotecário, Tiago José, a ajuda da tecnologia foi um fator primordial para o sucesso da exposição.
“ A gente tentou fazer um site bem compacto que tivesse uma navegação boa com um layout simples, leve, mais confortável e que acompanhasse as características da época retratada na exposição. Procuramos dar às fotos a maior qualidade possível, por isso utilizamos um scanner bastante apropriado com a maior resolução disponível”, explicou Tiago.
A bibliotecária Ana Beatriz destacou a importância de manter a história viva na busca de uma reconstrução de uma sociedade pautada pelo “diálogo e o respeito”.
“Sabe quando a gente tem um evento muito antigo ou quando éramos crianças e alguém pergunta assim: o que você lembra da sua infância? Então, vai surgindo fragmentos de situações, de objeto, de pessoas. Esses fragmentos fazem com que as nossas histórias, do tempo de criança, sejam recontadas. A ideia do título dessa exposição é contar que o o movimento de educação que aconteceu no Liceu de Artes e ofícios de Pernambuco traz essa memória de liberdade, de vanguardismo, de um sistema educacional para pessoas em que foi negado tudo, todos os direitos e recontar essas histórias é trazer à cena a necessidade dessa reparação histórica, social e cultural, disse Beatriz.
A Exposição virtual “Fragmentos da História dos Negros em Recife: o Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco” está disponível na página da Biblioteca Central da Unicap até o dia 20 de junho e o acesso às fotografia é totalmente virtual.
Título Notícias Humanitas
Notícias Humanitas
Publicador de Conteúdos e Mídias

Geração centralizada: modelo de negócio insustentável com “energia limpa”
Duas fontes de energia elétrica são essenciais, com papéis decisivos na matriz energética mundial descarbonizada: a energia solar e eólica. A grande vantagem...
Duas fontes de energia elétrica são essenciais, com papéis decisivos na matriz energética mundial descarbonizada: a...

Curso de extensão - Corredores Bioculturais e Direitos da Natureza: perspectivas territoriais...
O Curso de extensão sobre Corredores Bioculturais e Direitos da Natureza: perspectivas territoriais para uma Ecologia Integral na COP 30 objetiva...
O Curso de extensão sobre Corredores Bioculturais e Direitos da Natureza: perspectivas territoriais para uma Ecologia...

Curso de extensão "Formatação de trabalhos acadêmicos"
Devido à exigência acadêmica, os estudantes devem produzir ao longo de sua formação, trabalhos de cunho acadêmico (artigo, TCC, Dissertação, Tese). A falta...
Devido à exigência acadêmica, os estudantes devem produzir ao longo de sua formação, trabalhos de cunho acadêmico...

Colaboradora do Humanitas e Neabi selecionada para participar de evento internacional...
Adriana Xucuru, liderança indígena e representante do bioma da Caatinga, irá a Alemanha, onde se realizará o evento em preparação à Cop 30. Veja o vídeo...
Adriana Xucuru, liderança indígena e representante do bioma da Caatinga, irá a Alemanha, onde se realizará o evento...