VII Jornada Comunitária reúne professores e funcionários em reflexão sobre o sentido da vida - Unicap

Título Notícias

VII Jornada Comunitária reúne professores e funcionários em reflexão sobre o sentido da vida

Publicado Por: Francisco Secchim Ribeiro

A comunidade acadêmica da Unicap se reuniu ao longo desta sexta-feira (14) durante a programação da VII Jornada Unicap Comunitária. A recepção no térreo do bloco G teve um café da manhã reforçado ao som de muito frevo do MPB Unicap. Depois, todos seguiram para os auditórios G1 e G2 onde participaram de uma roda de conversa que teve tema Construir o Sentido da Vida na Contemporaneidade.

O Reitor, Padre Pedro Rubens, abriu os trabalhos abordando o conceito de sentido da vida a partir de um processo de construção permanente. “Tudo vai ser colocado como dado ou algoritmo, menos o sentido da vida”. De acordo com ele, essa construção está norteada em duas atitudes: motivação e esperança. Nesta última ele se referiu ao educador Paulo Freire a partir do verbo “esperançar”. Citando o pensador pernambucano, ele disse que este verbo significa “ir a luta, construir juntos”.

“Que nosso local de trabalho possa ser, cada vez mais, um lugar de encontros. E de busca da construção do sentido, a partir da nossa missão comum e das nossas singularidades. Que possamos abraçar essa construção comunitária buscando criar mais laços que a dar nós, facilitar mais a vida do outro que burocratizar os processos”, disse Padre Pedro em trecho de seu pronunciamento.

Pouco antes de o tema voltar a ser discutido por uma roda de diálogo formada por educadores da Unicap, o assessor jurídico, Luciano Pinheiro, e a colaboradora do Departamento de Tecnologia da Informação, Patrícia Roma, apresentaram as ações e estratégias que estão sendo adotadas pela Universidade sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor no próximo mês de agosto.

A parte final da programação contou com uma roda de conversa entre o público e pesquisadores das áreas da Linguagem, Direito, Psicologia e Psiquiatria. Os trabalhos foram mediados pelo coordenador de Pesquisa da Unicap, Prof. Dr. Dario Brito.

Um dos participantes foi o Padre André Araújo. Doutor em Teoria Literária, ele relatou sua experiência a partir dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola e dos conceitos de Pedagogia do Afeto. Para ele, a releitura da vida e de processos deve ser algo constante porque “é a partir do afeto que a gente percebe as outras coisas”.

Já a pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, Carmem Barreto, abordou conceitos de hipercultura na atribuição de sentido da vida, sobretudo em tempos de sociedade do espetáculo onde o privado vira público. Para ela, a empatia é um dos caminhos na construção desse sentido. “Não podemos deliberar sobre a existência do outro”.

Moab Acioli, professor do curso de Medicina e do Programa em Ciências da Linguagem, falou sobre a promoção da saúde a partir de uma comunicação entre o biológico, psicológico, cultural, espiritual e social. Ele mencionou alguns princípios da Carta de Ottawa, documento de 1986 elaborado durante a Primeira Conferência Internacional sobre Promoção de Saúde. Psiquiatra de formação, ele ainda falou do relacionamento das pessoas com o passado e futuro e o quanto isto está relacionado à depressão e à ansiedade, respectivamente. “A resignificação do presente é vivê-lo”.

O encerramento ficou a cargo da professora Marília Montenegro, do Centro de Ciências Jurídicas. Ela falou de suas vivências no curso de Direito da Unicap desde os tempos de aluna, destacando que o sentido da vida pode ser construído com diálogo e empatia e em você escutar o outro. “Diante de tanta informação que se tem, a necessidade do diálogo com alguém é muito mais importante”.

Visualizações:
1080
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

biblioteca.jpeg

Unicap realiza provas do Vestibular 2026.1 neste domingo

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realiza, neste domingo (14), das 8h15 às 13h15, as provas do Vestibular 2026.1. Ao todo, estão sendo...

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realiza, neste domingo (14), das 8h15 às 13h15, as provas do...

Ato vermelho.jpg

Unicap promove ato público no Dia Internacional dos Direitos Humanos para combater feminicídio e...

Na noite do dia 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos — instituído pela Organização das...

Na noite do dia 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos —...

lancamento.jpg

Lançamento do Livro Lições de História do Direito Canônico e História do Direito em perspectiva

É com grande satisfação que o Instituto Superior de Direito Canônico convida a comunidade acadêmica e o público interessado para o lançamento do...

É com grande satisfação que o Instituto Superior de Direito Canônico convida a comunidade acadêmica e o...

Captura de tela 2025-12-10 162836.png

Cátedra Dom Helder celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos

A Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, celebra, neste 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, reafirmando seu...

A Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, celebra, neste 10 de dezembro, o Dia Internacional dos...