Unicap recebe visita do Ministro Silvio Almeida no I Seminário Nacional Josué de Castro e o Combate à Fome - Unicap

Título Notícias

Unicap recebe visita do Ministro Silvio Almeida no I Seminário Nacional Josué de Castro e o Combate à Fome

Publicado Por: Paula Losada


A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na noite desta quinta-feira (31/08), a visita do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, que estava acompanhado da assessora de Participação Social e Diversidade, Anna Karla da Silva Pereira, ex-aluna do Programa de Pós-graduação em História da Unicap.

Ele foi recepcionado pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, pelo Vice-Reitor, Padre Lúcio Flávio Cirne, pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Valdenice Raimundo, pelo Pró-Reitor de Graduação, Degislando Nóbrega, pelo Pró-Reitor Administrativo, Padre Carlos Fritzen, e pelo Coordenador da Cátedra Unesco/Unicap Dom Helder Camara de Direitos Humanos, Manoel Moraes. Estavam presentes também o Deputado Federal Pedro Campos, o capelão da Igreja das Fronteiras, Pe. Fábio Potiguar, e a coordenadora do curso de Jornalismo,  Andréa Trigueiro.

Após a recepção, o ministro teve encontro com parlamentares e representantes de movimentos sociais, no auditório G1, onde também recebeu John Shipton, pai do ativista australiano Julian Assange, que se encontra no Recife para o lançamento do documentário Ithaka, a luta de Assenge. O longa-metragem dirigido por Ben Lawrance narra a prisão do fundador do WikiLeaks.

Logo em seguida, o ministro fez brilhante conferência no encerramento do I Seminário Nacional Josué de Castro e o Combate à Fome, promovido pelo Programa de Pós-graduação em História, a graduação em História e o Instituto Humanitas Unicap. Silvio Almeida abordou o tema “Josué de Castro, a Fome e os Direitos Humanos”.

“Um país que passa fome não pode ser democrático”, enfatizou o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, durante sua conferência. Durante quase 50 minutos, o ministro deu uma aula sobre o Brasil para um público atento e que lotou o auditório G2 da Unicap.

De acordo com o ministro, o livro “Geografia da Fome”revela aquilo que Milton Santos chama de clarividência de Josué de Castro ao mostrar que a fome é um fenômeno histórico. “O livro nos apresenta uma análise complexa da organização sócioeconomica contemporânea que, nas palavras do próprio Josué, é flagelo fabricado pelos homens contra os outros homens. Portanto, a fome não é um acaso. Não é uma consequência de determinações biológicas ou geográficas. A fome é o que se sente da dor do corpo como resultado de conflitos e decisões políticas em determinadas circunstâncias históricas.

Para o ministro, a complexidade da questão está no fato de que a política não pode ser pensada como algo completamente apartado da natureza ou das contingências. "Nós matamos a fome a partir da nossa interação política. A fome é uma consequência dessa interação política. Como diz Ricardo Abramovay, citando Josué de Castro, a fome é uma manifestação biológica de um problema social. Para Josué de Castro o enfrentamento da fome é antes de tudo a luta contra o subdesenvolvimento.

Na opnião de Silvio Almeida mais do que qualquer outro intelectual brasileiro, Josué de Castro compreendeu que o desenvolvimento socioeconômico passa por um projeto alimentar e de nutrição concebido de modo específico para a população brasileira. "Se nós queremos ser um país desenvolvido, isso passa por um projeto alimentar para o povo brasileiro. Josué nos ensina, afinal, que o desenvolvimento deve ser engolido e deve ser colocado diariamente dentro de cada um de nós. No fim das contas, a gente se alimenta de futuros. O nosso alimento é a esperança. O nosso alimento é o futuro."

O ministro encerrou sua conferência citando um trecho da música da Lama ao Caos, de Chico Science e Nação Zumbi:

Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça ...

E com o bucho mais cheio comecei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar
Que eu me organizando posso desorganizar.

Visualizações:
703
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-04-25 at 15.01.03 (1).jpeg

Instituto Humanitas Unicap promove Caminhada Sociocultural na Paraíba

O Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Grupo Amigos no Caminho – AMICA, realizou uma significativa caminhada sociocultural...

O Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Grupo Amigos no Caminho – AMICA, realizou...

abril_indigena_2024.jpg

Abril Indígena 2024

30 de abril de 2024 Nesta terça, dia 30, teremos uma tarde e noite de debates e atividades pelo Abril Indígena. Fica atenta e atento à programação...

30 de abril de 2024 Nesta terça, dia 30, teremos uma tarde e noite de debates e atividades pelo Abril Indígena. Fica...

MPB UNICAP 2024.jpg

Sacada Musical

30 de abril de 2024 - a partir da 16h - Hall do Bloco G

30 de abril de 2024 - a partir da 16h - Hall do Bloco G

PPGPSI (2).png

PPGPSI - Resultado do Edital de Bolsa para Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o resultado do Edital de Seleção para Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE. Resultado...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o resultado do Edital de Seleção para Bolsa de Doutorado...