Unicap participa de projeto internacional de laboratório de mudanças climáticas - Unicap

Título Notícias

null Unicap participa de projeto internacional de laboratório de mudanças climáticas

Publicado Por: André Amorim

As mudanças climáticas são alvo de um amplo projeto de pesquisa que está mobilizando doze instituições de ensino superior do Brasil, México, Colômbia, França, Bélgica, Espanha e Itália. A Universidade Católica de Pernambuco é uma das três representantes brasileiras ao lado das pontifícias universidades católicas do Paraná e Rio Grande do Sul.

Intitulado Laboratórios Climáticos: fortalecendo a pesquisa aplicada e a capacidade de Inovação na América Latina através de laboratórios de cocriação para mitigação e adaptação das mudanças climáticas, o projeto venceu o edital do Eramus +, órgão de fomento da União Europeia e que destinará cerca de um milhão de euros em recursos nos próximos três anos.

Uma das coordenadoras do projeto, a Profª Drª Cynthia Suassuna, conta que a Unicap foi convidada a fazer parte do consórcio que concorreu ao edital depois de ter participado de duas capacitações pela Ashoca, organização internacional sem fins lucrativos que surgiu em 1980 na Índia e que lidera um movimento global de transformação positiva na sociedade.

O edital Erasmus + visa a instalação de laboratórios em localidades da América Latina onde estão os centros de pesquisa parceiros para desenvolver estudos em diversas áreas a respeito das mudanças no clima. Na primeira fase, o Climate Lab da Católica vai funcionar em uma sala da própria Unicap, mas a expectativa é de que ele seja transferido para o Campus Beberibe, no limite entre Recife e Olinda, que vai reunir todos os projetos de extensão da Universidade.

“Temos alunos nossos, moradores da região, e que vão nos ajudar nessa articulação com o território”, afirma Cynthia. Os trabalhos já mobilizam 12 professores e mais de 20 alunos do Programa de Iniciação Científica (Pibic) e da pós-graduação das áreas da Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia, Fotografia, Jornalismo, Jogos Digitais, Economia e Administração.

Doutora em Desenvolvimento Urbano e mestra em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco, Cynthia explica que o projeto visa implantar os chamados Living Labs (laboratórios vivos em tradução livre). “A metodologia foi desenvolvida pela Universidade de Lorraine, na França. A ideia é aplicar o conceito de inovação social, melhorar a qualidade de vidas pessoas no geral com o recorte do clima. Pretendemos juntar os saberes comunitário e acadêmico para transformar realidades. É uma perspectiva decolonial de reconhecer um conhecimento que existe nas comunidades, nos países e, junto com esses saberes, a gente vai cocriar projetos que visem reduzir os impactos climáticos”.

Cynthia vem pesquisando os impactos das mudanças climáticas desde 2010 quando iniciou o doutorado e desenvolveu o Índice de Resiliência de Cidades, um sistema de 52 indicadores validados que avalia quanti e qualitativamente dimensões e atributos que podem contribuir na convivência ou redução de danos causados pelas mudanças no clima.

De acordo com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Recife ocupa a 16ª posição no ranking das cidades mais vulneráveis à mudança do clima no mundo. 

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seminário.jpeg

III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade...

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário...

MESTRADOS-DOUTORADOS.jpg

Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida pela Abralin. Acesso:...

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida...

DOCUMENTÁRIO EDITADA 3.jpg

DOCUMENTÁRIO

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a alteridade e fundado sobre preocupações...

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a...

curso videoclipe.jpg

VAMOS FAZER UM VIDEOCLIPE EXPERIMENTAL SOBRE O AMOR EM PORTUÑOL

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos: - Realizar um videoclipe experimental...

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos:...