Toré como reafirmação cultural e política dos povos indígenas - Unicap

Título Notícias

null Toré como reafirmação cultural e política dos povos indígenas

Publicado Por: Daniel França

A abertura da Semana dos Povos Indígenas da Unicap foi marcada pela reafirmação cultural, luta por direitos e atos de resistência política. A abertura contou com palestras de Adriana Kauane e Juruna Karaxuwanassu,  alunos indígenas da Católica. Também houve participação de Brasília Potiguara e Carmem Fulni-ô, da Associação Indígena em Contexto Urbano Karaxuwanassu (Assicuka). Eles falaram sobre a perspectiva política e espiritual do toré, conjunto de rituais dos povos originários que mistura cânticos e danças.

Tudo ao ar livre, no térreo entre os blocos G e R, com participação da comunidade universitária. Quem passou por ali no fim da tarde desta quarta-feira (28) se emocionou com as apresentações.

Juruna, que é aluno do curso de Letras da Unicap, relembrou a trajetória da família que veio da região da Serra do Ororubá, em Pesqueira, para o Recife e destacou o contexto urbano atual dos povos indígenas. “Neste momento, é preciso assumir identidade indígena como ato político. O toré é uma afirmação política e religiosa para um povo que não conhece a nossa cultura”.

A resistência e a reivindicação de direitos perdidos ao longo de mais cinco séculos também marcaram a fala de Adriana Kauane, aluna do curso de Serviço Social da Unicap. “A perda de direitos vem desde a invasão do Brasil. Os verdadeiros donos deste país somo nós, os povos originários”, disse ela ao analisar a chegada dos portugueses.

A condução do evento foi da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unicap, Profª Drª Valdenice José Raimundo, que fez questão de ler um texto do coordenador do Núcleo Unicap de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Padre Clóvis Cabral, e Doutor Honoris Causa da Universidade. Na mensagem, a ênfase da luta em comum entre os povos negros e indígenas. “O sonho-utopia de vocês de uma terra sem males é também a nossa luta”.

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, acompanhou a abertura e ressaltou a alegria de partilhar o momento, reafirmando a importância do papel do Neabi na comunidade universitária. “Incluir o ‘I’ de Indígena no Neabi é o desejo de tornar mais visível e escutar os povos indígenas. Que a Universidade possa fazer eco dessas culturas”.

De acordo com dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), Pernambuco tem 19 povos reconhecidamente indígenas, sendo o 3º estado do Brasil mais populoso quando se fala em remanescentes dos povos originários. Inclusive, o termo remanescente (e não descendente) é defendido pelo xucuru Carlos Eduardo Santos, aluno do curso de História da Unicap.

“Quando se diz descendentes é dizer que foi e não é mais”, explica ele que é da Zona da Mata Sul do Estado, marcada por conflitos agrários. “Estamos no processo de resgatar as heranças dessa região e mapear os remanescentes, nossas terras. Nossa cultura precisa de espaço físico para sua manutenção”.

Exposição – Como parte da programação da Semana dos Povos Indígenas da Unicap, que tem como tema “Direito ao Território. Direito à Vida”, está acontecendo uma feirinha de venda de artesanato com adereços, ilustrações e fotografias de diferentes artistas. Quem passar pelo local pode contribuir, também, com doação de alimentos não perecíveis.

Fotos: Fátima Dantas/DGE Daniel França/Assecom

Visualizações:
83
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2022-05-23 at 19.44.54.jpeg

Egressos do MBA Digital Strategy publicam artigos no Brand Trends Journal

Dois alunos do MBA em Digital Strategy tiveram artigos veiculados na Revista Brand Trends Journal, publicação científica digital do Observatório das Marcas....

Dois alunos do MBA em Digital Strategy tiveram artigos veiculados na Revista Brand Trends Journal, publicação...

comunicado-chuvasjpeg.jpeg

Comunicado

A Universidade Católica de Pernambuco comunica que, em função da intensificação das chuvas na tarde desta segunda-feira(23/05), resultando em alagamentos em...

A Universidade Católica de Pernambuco comunica que, em função da intensificação das chuvas na tarde desta...

WhatsApp Image 2022-05-09 at 13.58.22.jpeg

Coordenador do PPGH recebe a visita do idealizador do Projeto História da Ditadura

O Coordenador do PPGH, Professor Helder Remigio, recebeu a visita de cortesia do historiador e idealizador do Projeto História da Ditadura, Paulo César Gomes...

O Coordenador do PPGH, Professor Helder Remigio, recebeu a visita de cortesia do historiador e idealizador do Projeto...

IMG_9426.jpg

Professor do curso de História escreve 12 verbetes para Dicionário sobre a Independência

O professor Flávio Cabral, da graduação e pós-graduação em História da Unicap, é um dos 276 pesquisadores de 11 países que escreveram 765 verbetes do...

O professor Flávio Cabral, da graduação e pós-graduação em História da Unicap, é um dos 276 pesquisadores de 11...