Toré como reafirmação cultural e política dos povos indígenas - Unicap

Título Notícias

Toré como reafirmação cultural e política dos povos indígenas

Publicado Por: Daniel França

A abertura da Semana dos Povos Indígenas da Unicap foi marcada pela reafirmação cultural, luta por direitos e atos de resistência política. A abertura contou com palestras de Adriana Kauane e Juruna Karaxuwanassu,  alunos indígenas da Católica. Também houve participação de Brasília Potiguara e Carmem Fulni-ô, da Associação Indígena em Contexto Urbano Karaxuwanassu (Assicuka). Eles falaram sobre a perspectiva política e espiritual do toré, conjunto de rituais dos povos originários que mistura cânticos e danças.

Tudo ao ar livre, no térreo entre os blocos G e R, com participação da comunidade universitária. Quem passou por ali no fim da tarde desta quarta-feira (28) se emocionou com as apresentações.

Juruna, que é aluno do curso de Letras da Unicap, relembrou a trajetória da família que veio da região da Serra do Ororubá, em Pesqueira, para o Recife e destacou o contexto urbano atual dos povos indígenas. “Neste momento, é preciso assumir identidade indígena como ato político. O toré é uma afirmação política e religiosa para um povo que não conhece a nossa cultura”.

A resistência e a reivindicação de direitos perdidos ao longo de mais cinco séculos também marcaram a fala de Adriana Kauane, aluna do curso de Serviço Social da Unicap. “A perda de direitos vem desde a invasão do Brasil. Os verdadeiros donos deste país somo nós, os povos originários”, disse ela ao analisar a chegada dos portugueses.

A condução do evento foi da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unicap, Profª Drª Valdenice José Raimundo, que fez questão de ler um texto do coordenador do Núcleo Unicap de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Padre Clóvis Cabral, e Doutor Honoris Causa da Universidade. Na mensagem, a ênfase da luta em comum entre os povos negros e indígenas. “O sonho-utopia de vocês de uma terra sem males é também a nossa luta”.

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, acompanhou a abertura e ressaltou a alegria de partilhar o momento, reafirmando a importância do papel do Neabi na comunidade universitária. “Incluir o ‘I’ de Indígena no Neabi é o desejo de tornar mais visível e escutar os povos indígenas. Que a Universidade possa fazer eco dessas culturas”.

De acordo com dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), Pernambuco tem 19 povos reconhecidamente indígenas, sendo o 3º estado do Brasil mais populoso quando se fala em remanescentes dos povos originários. Inclusive, o termo remanescente (e não descendente) é defendido pelo xucuru Carlos Eduardo Santos, aluno do curso de História da Unicap.

“Quando se diz descendentes é dizer que foi e não é mais”, explica ele que é da Zona da Mata Sul do Estado, marcada por conflitos agrários. “Estamos no processo de resgatar as heranças dessa região e mapear os remanescentes, nossas terras. Nossa cultura precisa de espaço físico para sua manutenção”.

Exposição – Como parte da programação da Semana dos Povos Indígenas da Unicap, que tem como tema “Direito ao Território. Direito à Vida”, está acontecendo uma feirinha de venda de artesanato com adereços, ilustrações e fotografias de diferentes artistas. Quem passar pelo local pode contribuir, também, com doação de alimentos não perecíveis.

Fotos: Fátima Dantas/DGE Daniel França/Assecom

Visualizações:
1737
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...

nuclear_4.jpg

A quem interessa usinas nucleares no Brasil?

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade brasileira para aceitarem a necessidade...

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade...

thumbnail_image.png

Cine Unicap apresenta: Priscilla, a Rainha do Deserto

Dia: 18 de abril, às 17h | Auditório Dom Helder |  Classificação 14 anos Entrada Franca As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy...

Dia: 18 de abril, às 17h | Auditório Dom Helder |  Classificação 14 anos Entrada Franca As drag...

WhatsApp Image 2024-04-16 at 14.46.11 (1).jpeg

AMICA no caminho sociocultural

O Instituto Humanitas através do Grupo Amigos no Caminho – AMICA - faz um convite especial a você! Uma viagem inesquecível à Paraíba histórica: Areia e...

O Instituto Humanitas através do Grupo Amigos no Caminho – AMICA - faz um convite especial a você! Uma viagem...