Roda de conversa aborda uso medicinal da Cannabis - Unicap

Título Notícias

Roda de conversa aborda uso medicinal da Cannabis

Publicado Por: Daniel França

A Pedagogia Canabinoide foi tema de uma roda de conversa sobre o uso medicinal da Cannabis e sua relação com o associativismo e o Direito Fundamental à Saúde. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (18), na sala do grupo de capoeira Chapéu de Couro, no 1º andar do bloco E. A mediação foi do mestre Corisco.

Para falar sobre o assunto foram convidados membros da Associação Jardim, que reúne profissionais e usuários da planta para fins de saúde e está sediada na Paraíba. O presidente da entidade, Arthur Angelo da Silva, destacou a ancestralidade do uso da maconha e que a proibição veio há menos de 100 anos.

“Era bastante usado em garrafadas da Jurema, religião indígena. De certa forma, o Jardim é um movimento de retomada dessa medicina”, pontuou. Ainda de acordo com o advogado, a proposta do movimento é a de interagir mais com as plantas medicinais. Ele questionou a cultura proibicionista alegando a prerrogativa do que chamou de “direito penal branco”, que “enquadra aqueles que prescrevem a planta para tratamento de saúde como charlatões”.

O coordenador médico da entidade, Albert Tenório, também tocou no uso ancestral da planta. Ele disse que era usada por imperadores romanos que tinham epilepsia e por mulheres que sofriam com os sintomas menstruais. De acordo com dados apresentados por ele, o contato com a planta é antigo, de mais de 2.300 anos, ainda no império egípcio.

Durante sua explanação, o médico mostrou o caso de um paciente de 62 anos com Mal de Parkinson em estágio avançado e como o uso da Cannabis melhorou a qualidade do sono dele já que a doença causa insônia, fadiga e variação cognitiva. O caso foi tema do trabalho de conclusão de curso no Centro Universitário de João Pessoa.

“Apresentou boa eficácia na melhoria da qualidade do sono. A Cannabis devolveu a ele, não só o sono, mas a qualidade do sono”, explicou Tenório ao ressaltar que o paciente passou a adormecer mais rápido e parou de acordar durante a noite.

Sobre a aplicação, o médico não recomenda fumar porque “a combustão vegetal acontece em torno de 1000ºC e libera substâncias tóxicas como o benzeno. Se precisar de uma ação rápida contra dor crônica, recomendo vaporizar. Não é um tratamento perigoso, é seguro. A versatilidade da planta é gigantesca”. 

Tenório destacou ainda que a necessidade do uso da planta será maior à medida que a população envelhece e, consequentemente, pode provocar o aumento dos casos de Mal de Parkinson.

Em outro momento, ele explicou o conceito de Sistema Endocannabinóide, que é como se fosse uma impressão digital única de cada indivíduo. “Cada um vai processar, metabolizar a substância de uma forma”. Diante disso, Tenório defende que a medicina com cannabis precisa ser personalizada. “Vão ter pessoas que irão se beneficiar, outras não”.

Quem também falou sobre o Jardim foi o coordenador de comunicação da entidade, o designer Lênin Braz. Ele disse que o plano de comunicação foi desenvolvido a partir da identificação do público e do propósito da associação. Na marca, Lênin explicou que o beijar-flor estilizado no formato da folha da Cannabis traz o significado de mensageiro da cura. “A gente quer parar no ar e oferecer cuidado e saúde para quem procura a gente. O associativismo se faz na soma de forças”.

A mesa teve a participação ainda do coordenador de Acolhimento do Jardim, Elias Ferreira, que falou para um público formado por professores, alunos e participantes do Grupo Chapeu de Couro e pais de membros da turma especial. O Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Delmar Cardoso, prestigiou o evento. Para Mestre Corisco, a roda de conversa “foi uma oportunidade de esclarecimento de um tema marcado por preconceitos”.

Visualizações:
1443
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

literatura_educacao.jpg

Carta sobre o papel da literatura na educação - papa Francisco

Com realismo e demonstrando atenção aos sinais dos tempos, o Papa Francisco sutilmente ainda chama a atenção para o perigo das fake news –...

Com realismo e demonstrando atenção aos sinais dos tempos, o Papa Francisco sutilmente ainda chama a...

CONTROLE.jpeg

PPGD - Minicurso: "Controle de convencionalidade: desafios atuais e perspectivas”

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco (PPGD/UNICAP) realizará, em 19 de setembro, o minicurso *“Controle de...

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco (PPGD/UNICAP) realizará, em 19 de...

ANTE.jpeg

PPGD - Podcast "Ante o Exposto"

O podcast "Ante o Exposto" vem com o intuito de ser um espaço de congregação e debate das pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos da 1ª Turma do Mestrado...

O podcast "Ante o Exposto" vem com o intuito de ser um espaço de congregação e debate das pesquisas desenvolvidas...

terra.jpeg

PPGPSI - Curso de Extensão: Terra ingrata, mas não totalmente - Beckett, a condição inumana

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o curso de extensão: "Terra Ingrata, mas não Totalmente: Beckett, a condição inumana", com o Prof....

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o curso de extensão: "Terra Ingrata, mas não Totalmente:...