Roda de conversa aborda uso medicinal da Cannabis - Unicap

Título Notícias

null Roda de conversa aborda uso medicinal da Cannabis

Publicado Por: Daniel França

A Pedagogia Canabinoide foi tema de uma roda de conversa sobre o uso medicinal da Cannabis e sua relação com o associativismo e o Direito Fundamental à Saúde. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (18), na sala do grupo de capoeira Chapéu de Couro, no 1º andar do bloco E. A mediação foi do mestre Corisco.

Para falar sobre o assunto foram convidados membros da Associação Jardim, que reúne profissionais e usuários da planta para fins de saúde e está sediada na Paraíba. O presidente da entidade, Arthur Angelo da Silva, destacou a ancestralidade do uso da maconha e que a proibição veio há menos de 100 anos.

“Era bastante usado em garrafadas da Jurema, religião indígena. De certa forma, o Jardim é um movimento de retomada dessa medicina”, pontuou. Ainda de acordo com o advogado, a proposta do movimento é a de interagir mais com as plantas medicinais. Ele questionou a cultura proibicionista alegando a prerrogativa do que chamou de “direito penal branco”, que “enquadra aqueles que prescrevem a planta para tratamento de saúde como charlatões”.

O coordenador médico da entidade, Albert Tenório, também tocou no uso ancestral da planta. Ele disse que era usada por imperadores romanos que tinham epilepsia e por mulheres que sofriam com os sintomas menstruais. De acordo com dados apresentados por ele, o contato com a planta é antigo, de mais de 2.300 anos, ainda no império egípcio.

Durante sua explanação, o médico mostrou o caso de um paciente de 62 anos com Mal de Parkinson em estágio avançado e como o uso da Cannabis melhorou a qualidade do sono dele já que a doença causa insônia, fadiga e variação cognitiva. O caso foi tema do trabalho de conclusão de curso no Centro Universitário de João Pessoa.

“Apresentou boa eficácia na melhoria da qualidade do sono. A Cannabis devolveu a ele, não só o sono, mas a qualidade do sono”, explicou Tenório ao ressaltar que o paciente passou a adormecer mais rápido e parou de acordar durante a noite.

Sobre a aplicação, o médico não recomenda fumar porque “a combustão vegetal acontece em torno de 1000ºC e libera substâncias tóxicas como o benzeno. Se precisar de uma ação rápida contra dor crônica, recomendo vaporizar. Não é um tratamento perigoso, é seguro. A versatilidade da planta é gigantesca”. 

Tenório destacou ainda que a necessidade do uso da planta será maior à medida que a população envelhece e, consequentemente, pode provocar o aumento dos casos de Mal de Parkinson.

Em outro momento, ele explicou o conceito de Sistema Endocannabinóide, que é como se fosse uma impressão digital única de cada indivíduo. “Cada um vai processar, metabolizar a substância de uma forma”. Diante disso, Tenório defende que a medicina com cannabis precisa ser personalizada. “Vão ter pessoas que irão se beneficiar, outras não”.

Quem também falou sobre o Jardim foi o coordenador de comunicação da entidade, o designer Lênin Braz. Ele disse que o plano de comunicação foi desenvolvido a partir da identificação do público e do propósito da associação. Na marca, Lênin explicou que o beijar-flor estilizado no formato da folha da Cannabis traz o significado de mensageiro da cura. “A gente quer parar no ar e oferecer cuidado e saúde para quem procura a gente. O associativismo se faz na soma de forças”.

A mesa teve a participação ainda do coordenador de Acolhimento do Jardim, Elias Ferreira, que falou para um público formado por professores, alunos e participantes do Grupo Chapeu de Couro e pais de membros da turma especial. O Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Delmar Cardoso, prestigiou o evento. Para Mestre Corisco, a roda de conversa “foi uma oportunidade de esclarecimento de um tema marcado por preconceitos”.

Visualizações:
489
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Doação de alimentos.jpg

Atletas de Tênis de Mesa realizam doação de alimentos

Na manhã desta terça-feira (05) foi realizada a entrega dos alimentos doados pela Federação Pernambucana de Tênis de Mesa e pelos mesatenistas da UNICAP ao...

Na manhã desta terça-feira (05) foi realizada a entrega dos alimentos doados pela Federação Pernambucana de Tênis de...

Conversando com Lucas.jpg

Conversando com Lucas Carvalho

Atleta paraolímpico, que jogou por dez anos na UNICAP, irá bater um papo na próxima terça-feira (05), a partir das 19h na quadra do Bloco "A". O...

Atleta paraolímpico, que jogou por dez anos na UNICAP, irá bater um papo na próxima terça-feira (05), a partir das...

WhatsApp Image 2023-12-03 at 19.55.19 (1).jpeg

DIÁLOGOS DE JUSTIÇA E PAZ: 4 DE DEZEMBRO, 19H, NO CENTRO CULTURAL DE BRASÍLIA (CCB).

DIREITOS HUMANOS O próximo Diálogos de Justiça e Paz (DJP) será realizado em 04/dez, segunda-feira, às 19h no auditório o Centro Cultural de Brasília (CCB)...

DIREITOS HUMANOS O próximo Diálogos de Justiça e Paz (DJP) será realizado em 04/dez, segunda-feira, às 19h no...

Cópia de PROJETO DE EXTENSÃO EM PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL(1).png

PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL

O Projeto de Extensão em Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), fundado em 2018, é orientado pelo Prof. Dr....

O Projeto de Extensão em Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), fundado...