REVISITANDO ‘GEOGRAFIA DA FOME’ 75 ANOS DEPOIS - 29/11 A 02/12/2021 - Unicap
Revisitando ‘Geografia da Fome’ 75 anos depois: as transformações nos sistemas alimentares e os impactos na saúde, meio ambiente e mudanças climáticas.
Recuperar o debate proposto por Josué de Castro em “Geografia da Fome”, que completa 75 anos em 2021 e revisitar o tema da fome sob múltiplas dimensões. O objetivo é trazer uma análise que abarque o desenvolvimento econômico - especialmente a produção de alimentos, pobreza, desigualdades - clima e meio ambiente à luz dos padrões alimentares e da cultura alimentar no território brasileiro, englobando as cinco regiões.
A reflexão proposta buscará comparar o Brasil de 1946 com o Brasil de 2021, analisando as profundas transformações pelas quais passaram os sistemas alimentares e os nexos com a economia, a produção e consumo de alimentos e suas consequências sobre a situação de insegurança alimentar dos brasileiros, as mudanças no padrão alimentar, e impactos deletérios do atual e predominante modelo de produção e consumo de alimentos sobre a saúde, meio ambiente, clima, cultura, etc.
As principais perguntas que buscamos responder são: O que mudou nestes 75 anos? Quais os novos determinantes da fome e suas consequências sobre a saúde, meio ambiente e clima?