Reabertura da Chamada de Estudantes CIDH 2022 - Unicap

Título Notícias

Reabertura da Chamada de Estudantes CIDH 2022

Publicado Por: Sara Luz

Até dia 07/10/2022 a Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da Unicap(CIDH/UNICAP) estará com inscrições abertas para 5(cinco) de seus projetos de extensão, são eles:

Formação em LIBRAS -Professora: Sandra Rosa Souza
6 (Seis) vagas
Duração: 6 (Seis) Meses
Sábado – Das 09:00h às 11h
Modalidade: Online
Dois encontros presenciais- Um no início e um no fim do curso. (De caráter facultativo)
Considerando que só há como falar numa sociedade verdadeiramente inclusiva quando criase caminhos para inserção, aprender LIBRAS é criar, não só um espaço para um diálogo mais inclusivo, como uma oportunidade de evoluir pessoal e profissionalmente. O curso de Libras tem um perfil diferente das outras propostas, é realmente um curso, e possui mensalidade no valor de R$60 (Sessenta Reais), a inscrição deve ser feita normalmente pelo sympla, e o primeiro valor funciona como matrícula, o curso terá duração de seis meses, e primeira mensalidade será paga no mês consecutivo.                                                                                           

Política Pública de Migração -  Coordenação: Profa. Vanessa Pedroso
8(Oito) Vagas
Duração: 1 (um) ano
Híbrido: Online e Presencial
Visa fazer o mapeamento de políticas públicas estaduais e municipais de direitos humanos em Recife/PE no acolhimento humanitário aos imigrantes venezuelanos. Entendendo-se a necessidade de desenvolver o que se reconhecem como “ciclo de políticas públicas”, realiza-se um mapeamento de todas as políticas públicas de acolhimento ao imigrante no estado de Pernambuco e na cidade do Recife, no intuito de traçar um panorama das atividades já existentes. Para tanto, se buscar-se-á identificá-las a partir de dois direitos fundamentais de viés social, já que são estes de efetivação proativa do Estado.                    

Litigância Estratégica - Coordenação: Luis Emmanuel
8 (Oito) Vagas
Duração: 1(Um) ano.
Modalidade: Híbrido (Online e Presencial)
Cooperação em extensão acadêmica em matéria de advocacia popular em direitos humanos. Esforços para produzir um curso de capacitação e oportunidade de atuação concreta em matéria de direito à propriedade e moradia adequada. O CENDHEC, com recém completados 32 anos de existência, tem farta experiência quanto ao direito à cidade e o direito das crianças e adolescentes, e entra em um tempo de compartilhar mais aprofundadamente sua experiência com a academia em sintonia de cooperação.                        

Fact Checking e Direitos Humanos - Coordenação: Profa. Carla Teixeira e Pedro Henrique de Faria Barbosa
4(Quatro) Vagas
Duração: 1 (um) ano
Híbrido: Online e Presencial
O Grupo de Estudos em Fact Checking e Direitos Humanos é um grupo interdisciplinar dedicado à investigação científica de fenômenos complexos situados na interface entre os campos do Direito e da Comunicação, privilegiando os campos dos direitos humanos e do jornalismo no Brasil como unidade de análise. Os integrantes do Grupo adotam uma perspectiva teórica plural, com ênfase na produção compartilhada de conhecimento e nos estudos de (incluir aqui teorias do campo do Direito), Cultura da Conexão, Jornalismo e Mídias. Os objetos dizem respeito, fundamentalmente, a aspectos relacionados à violação dos direitos humanos e disseminação de fake news, indústria de mídia e redes sociais, pós verdade; direito; jornalismo; aprendizados abertos.                                                               

Interseccionalidade -Coordenação: Profa. Carla Teixeira
3(Três) Vagas
Duração: 1(um) ano
Híbrido: Online e Presencial
O presente eixo visa debater os diversos modos como classe, raça, etnicidade, gênero e sexualidade atuam de forma articulada na conformação de diferenças, posições de sujeito e desigualdade ou privilégio social. A interseccionalidade atua como modo de compreensão das estruturas de poder e dominação, tais como sexismo, racismo, homolesbotransfobia, e  outras formas de discriminação, e de como elas estão relacionadas e se constituem mutuamente. Parte-se de marcadores das diferenças para se compreender como os múltiplos eixos de opressão se produzem na sociedade e nas experiências pessoais. Debates sobre a contemporaneidade da interseccionalidade na sociedade, academia e nos ativismos e movimentos sociais serão abordados, além das implicações epistemológicas . 

Todos os projetos terão sua carga horária certificada, sendo de 120h para os núcleos que trabalham por 1 ano, e 60h para os núcleos que trabalham 6(seis) meses. Excetuando-se Formação em Libras, todos os demais projetos possuem taxa única de inscrição para a seleção, ou seja, não possuem mensalidade, a taxa de inscrição é no valor de R$ 44,00 a serem pagos pelo Sympla, link: https://www.sympla.com.br/evento/reabertura-da-chamada-de-estudantes-2022/1737134 , aqueles alunos com renda familiar até 2(dois) salários mínimos, têm direito à isenção, e devem mandar para o e-mail: clinica.direitoshumanos@unicap.br, a solicitação de isenção deve conter o nome do projeto de interesse no título do e-mail, além de comprovante de renda, ou declaração de inscrição no CadÚnico, com número do NIS, e descrição da família, além de cópia do RG. Todos os inscritos, tanto os que se inscreverem pelo Sympla, quanto aqueles que tiverem suas isenções deferidas,  devem preencher o formulário do Google , a saber: https://forms.gle/wTtV2SQN7s85gXbA9, pois é através desse formulário que os coordenadores dos projetos entrarão em contato para fazer a seleção.       

Mais informações no link da Bio do instagram @cidh.unicap

Atenciosamente,

Equipe da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da Unicap

Visualizações:
3951
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-07-12 at 09.51.42.jpeg

PPGFIL - Como Elaborar um Projeto de Pesquisa

O Programa de Pós-graduação em Filosofia está promovendo a oficina: "Como Elaborar um Projeto de Pesquisa". Dia: 16/07/2024. Horário: 9h às 12h. On-line...

O Programa de Pós-graduação em Filosofia está promovendo a oficina: "Como Elaborar um Projeto de Pesquisa". Dia:...

card-propespi-stricto-sensu.png

Mestrados e Doutorados - Alunos Especiais / Alunos Ouvintes

Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e...

Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação A...

WhatsApp Image 2024-07-11 at 15.50.33.jpeg

Livro ensina metodologia para rezar

Na tarde desta quinta-feira (11), o hall do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi cenário do lançamento do livro “Uma Palavra nos...

Na tarde desta quinta-feira (11), o hall do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi cenário do...

WhatsApp Image 2024-07-09 at 12.28.08.jpeg

PROFESSOR DA UNICAP É DESTAQUE EM CAMPEONATO DE TÊNIS DE MESA

Foi realizado neste domingo (dia 07) em Gravatá, a terceira etapa do Campeonato Pernambucano Individual de Tênis de Mesa. O evento reuniu 194 atletas das...

Foi realizado neste domingo (dia 07) em Gravatá, a terceira etapa do Campeonato Pernambucano Individual de Tênis de...