MPF e Unicap promovem seminários virtuais sobre o procurador Pedro Jorge - Unicap

Título Notícias

MPF e Unicap promovem seminários virtuais sobre o procurador Pedro Jorge

Publicado Por: Francisco Secchim Ribeiro

21, 22 e 23 de março de 2022

 

Luta por direitos humanos, combate à corrupção e a importância do Ministério Público para a sociedade. Esses serão alguns assuntos abordados nos seminários virtuais “Vida por Justiça: 40 anos sem Pedro Jorge”, que acontecerão nos dias 21, 22 e 23 deste mês, sempre a partir das 10h. Os encontros, promovidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região e pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), integram a série de homenagens à memória do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, assassinado em 3 de março de 1982, após denunciar o episódio que ficou conhecido como “Escândalo da Mandioca”, esquema de desvio de recursos públicos ocorrido em Floresta, no Sertão de Pernambuco. Para participar, basta acessar a plataforma YouTube no canal da Unicap (youtube.com/unicapvideo). Não é preciso realizar inscrição.

A abertura do evento, no dia 21, será realizada pelo procurador-chefe do MPF na 5ª Região, Rafael Ribeiro Nogueira Filho, e pelo reitor da Unicap, padre Pedro Rubens de Oliveira. Logo depois, haverá debate sobre o tema “O legado de Pedro Jorge para o Ministério Público e a sociedade”. Participarão como palestrantes Aristides Junqueira, ex-procurador-geral da República, atuou no processo contra os assassinos de Pedro Jorge; Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, conviveu com o procurador na época em que ele atuava como advogado do Mosteiro de São Bento de Olinda e Roberta Viegas, filha de Pedro Jorge.

No dia 22, o tema será “O documentário Pedro Jorge: uma vida pela justiça e a promoção do debate sobre direitos humanos”. Durante o seminário, serão relatados os bastidores da produção do filme, o reflexo do assassinato dentro e fora do MPF e como o episódio instigou a discussão sobre direitos humanos na época da Ditadura Militar. O debate contará com os palestrantes professor Manoel Moraes, da Cátedra de Direitos Humanos Unesco/Unicap Dom Hélder Câmara; Letícia Lins, jornalista que cobriu o Escândalo da Mandioca e o assassinato de Pedro Jorge; e Frei Marcelo Barros, monge beneditino que foi colega de seminário de Pedro Jorge. A mediadora do encontro será Ana Cláudia Dolores, diretora técnica e roteirista do documentário.

Já no dia 23, será discutida “A tecnologia e o combate à corrupção na atualidade – ferramentas e instrumentos que auxiliam o trabalho do procurador”. O painel pretende debater como era o trabalho do procurador na época em que ele investigou o Escândalo da Mandioca e como é hoje, com as ferramentas tecnológicas disponíveis e as garantias legais. Os palestrantes serão Dalva Almeida, subprocuradora-geral da República aposentada e autora do livro “O Escândalo da Mandioca”; Tiago Misael Martins, procurador da República e secretário adjunto da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) da Procuradoria-Geral da República; e Alexandre Pimentel, juiz e professor de Direito da Unicap.

O caso - Pedro Jorge de Melo e Silva foi assassinado a tiros quando saía de uma padaria no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. O crime ocorreu após o procurador da República denunciar políticos e autoridades envolvidos em um dos maiores esquemas de desvio de recursos do Banco do Brasil para financiamento agrícola em Pernambuco, em valores atuais, de quase R$ 34 milhões.

Os empréstimos foram concedidos pela agência do Banco do Brasil no município de Floresta, no Sertão pernambucano, entre 1979 e 1981. Além de não plantar, os beneficiados pelo esquema forjavam que as safras tinham sido perdidas e recebiam os valores do seguro. Mesmo sofrendo ameaças de envolvidos na fraude, Pedro Jorge denunciou o crime. Ele também foi pressionado a abandonar o trabalho, tendo sido, inclusive, afastado por decisão superior, o que, naquele momento, era permitido na instituição.

O assassinato chocou o país e contribuiu para que fosse iniciado um amplo debate sobre a importância do Ministério Público para a sociedade e sobre as garantias necessárias para que os membros da instituição pudessem desenvolver um trabalho livre de pressões. Anos depois, com a Constituição Federal de 1988, foi estabelecida a garantia de independência funcional e a inamovibilidade aos membros do Ministério Público.

Confira aqui a programação completa dos seminários virtuais.

 

Visualizações:
3145
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2025-12-29 at 16.03.45.jpeg

Campanhas eleitorais viraram “monólogos” nas redes sociais, aponta estudo internacional com dados...

Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14 universidades ibero-americanas analisou...

Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14...

WhatsApp Image 2026-01-05 at 13.37.15.jpeg

Aniversariantes do Mês de Janeiro

Parabéns!

Parabéns!

6386CD40-A854-4D90-86A0-479876AC3BDC.png

Um bom dia, repleto de Axé!

Fim de ano é um terreno fértil para duas coisas perigosas: a cobrança e a fantasia. De um lado, você com as suas dores reais. Do outro, um mundo inteiro...

Fim de ano é um terreno fértil para duas coisas perigosas: a cobrança e a fantasia. De um lado, você com as suas...

WhatsApp Image 2025-12-16 at 13.48.32 (1).jpeg

Exposição Interdisciplinar 2025.2

Produções dos alunos de Fotografia e Jornalismo A Unicap convida você para conhecer uma mostra que conecta imagem, narrativa e olhar criativo. Venha...

Produções dos alunos de Fotografia e Jornalismo A Unicap convida você para conhecer uma mostra que conecta imagem,...