Migrantes fazem curso de português promovido pela Unicap e Cáritas Nordeste  - Unicap

Título Notícias

Migrantes fazem curso de português promovido pela Unicap e Cáritas Nordeste 

Publicado Por: Daniel França

A esperança de fazer a vida no Brasil se renovou para um grupo de migrantes que está morando no Recife. O Centro de Idiomas e Avaliação da Escola de Educação e Humanidades da Católica, por meio do Instituto Humanitas Unicap (IHU), e a Cáritas Nordeste realizaram a aula inaugural do curso Minha Vida Brasileira, que vai ministrar aulas de português para os migrantes. A maioria deles é de venezuelanos.   

É o caso do engenheiro Diego Jimeno que já vive no Recife há um ano e meio e busca a proficiência na língua portuguesa para se diferenciar no mercado de trabalho. “Gosto muito do Brasil e quero fazer a minha vida aqui. Minha intenção é melhorar muito o português porque sou engenheiro e preciso ter a proficiência".  

O coordenador do curso explica que um dos principais objetivos do curso é o de promover a inclusão. “Essa proficiência que a gente espera de vocês não é a proficiência de um nativo. Espero que vocês aprendam a se comunicar em sociedade e no trabalho, é isso que a gente quer propor a partir do curso”, destacou o professor Antônio Coutelo, que também coordena o curso de Letras da Unicap.  

Aliás, o corpo docente conta com a participação voluntária de oito alunos da graduação em Letras (Licenciatura Português Espanhol) e também do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. “Estamos muito ansiosos por essa troca que teremos com vocês e contribuir no que for necessário para o êxito dessa convivência em nosso país que é muito acolhedor”, disse o professor Marco Aurélio da União Leite.   

O curso tem carga horária de 200 horas com encontros semanais e terá três meses de duração. As atividades vão explorar temáticas que são próximas à realidade dos migrantes a partir de uma metodologia que utilizará apostila, músicas, filmes, textos, construção de dicionário, dicas de pronúncia e terá como trabalho final uma autobiografia em texto ou vídeo.  

A expectativa do grupo é grande. “Quero aprender a língua portuguesa e falar muito bem, falar direito. Fico feliz em fazer o curso com muitas pessoas venezuelanas também”, disse Keyla Merchan, 37 anos. “Muito contente em participar desse curso e tenho muita expectativa em aprender a falar fluente”, completou Luis Elias.

Visualizações:
216462
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Design sem nome (4).jpg

Carta do Provincial dos Jesuítas no Brasil

Prezados Pe. Pedro Rubens, Carlos Fritzen e toda diretoria... Hoje sou convidado a olhar para a UNICAP e a dizer como percebo nossa missão ao longo dos...

Prezados Pe. Pedro Rubens, Carlos Fritzen e toda diretoria... Hoje sou convidado a olhar para a UNICAP e a dizer...

nuclear.png

Dissuasão nuclear, a quem interessa?

“A paz não pode ser mantida pela força; só pode ser alcançada pela compreensão" (Atribuído a Albert Einstein, físico teórico alemão, um dos maiores gênios da...

“A paz não pode ser mantida pela força; só pode ser alcançada pela compreensão" (Atribuído a Albert Einstein, físico...

armadilha.png

A armadilha dos contratos de concessão do setor elétrico

“Não se opor ao erro é aprová-lo. Não defender a verdade é negá-la”. Tomás de Aquino (filósofo e padre italiano da Idade Média, considerado Doutor da...

“Não se opor ao erro é aprová-lo. Não defender a verdade é negá-la”. Tomás de Aquino (filósofo e padre italiano...

reestatizacao.png

Reestatização-já do setor elétrico!

São Paulo pode ser considerada como uma das 10 cidades de maior PIB do planeta.  Nos últimos anos, a falta de energia elétrica prolongada se tornou um...

São Paulo pode ser considerada como uma das 10 cidades de maior PIB do planeta.  Nos últimos anos, a falta de...