Publicado Por: Alessandro Douglas

Há 64 anos, no dia 12 de novembro surgia a Cáritas Brasileira, uma instituição fundada por Dom Helder Camara que tem como missão defender e promover toda forma de vida, participando da construção de uma sociedade solidária ao lado de pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Como forma de celebrar o seu aniversário, a instituição apresentou uma série de eventos comemorativos durante o mês de novembro.

A Cáritas Brasileira está hoje em todo território nacional e conta com 187 entidades-membro, em 12 regionais e 5 articulações. Ao longo de seus anos de atuação, a instituição oferece o acesso a direitos fundamentais, além de garantir os direitos humanos e ambientais a comunidades, mulheres, migrantes e diversos outros grupos de pessoas. “A Cáritas tem projetos nacionais e internacionais, sou testemunha do cuidado com os migrantes e refugiados que vêm para o Recife”, disse Manoel Moraes, coordenador da Cátedra que leva o nome de Dom Helder Camara, da Universidade Católica de Pernambuco. Tais princípios eram bastantes valorizados pelo patrono da fundação, que lutava por uma pastoralidade transformadora. “As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob esses valores”, completou o coordenador. 

Dom Helder Camara foi um bispo Cátolico e arcebispo de Olinda e Recife que tornou-se conhecido por suas atuações, recebendo prêmios nacionais e internacionais e se tornando um símbolo para os Direitos Humanos. Ele pregava uma igreja voltada para os pobres e a não-violência. 

 

Texto: Deborah Amanda

Visualizações:
109
Compartilhar