Mesa temática “Filosofia e Gênero” traz reflexões sobre transgeneridade, feminismo e colonialidade - Unicap
Título Notícias
Notícias

Mesa temática “Filosofia e Gênero” traz reflexões sobre transgeneridade, feminismo e colonialidade
Na noite desta quarta-feira (2), o auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebeu a mesa temática "Filosofia e Gênero" como parte da programação do XX Congresso Nacional da Associação de Pós-graduação em Filosofia (Anpof). O encontro reuniu intelectuais renomadas para discutir temas como transgeneridade, feminismo lésbico e decolonial, além das implicações da colonialidade de gênero desde a infância. As falas intensas e profundamente reflexivas trouxeram uma perspectiva crítica e renovada sobre a interseccionalidade e o papel da filosofia na compreensão dessas questões.
A pesquisadora Sara York, mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Gênero e Sexualidades, abordou a importância de trazer a perspectiva trans para o campo da filosofia. Com sua sólida formação em Letras e Pedagogia, Sara apresentou uma abordagem reflexiva sobre o que a transgeneridade pode ensinar à filosofia contemporânea e à sociedade em geral.
Segundo Sara, pensar a vida sob uma perspectiva trans é um caminho essencial para ampliar a compreensão da humanidade e dos sujeitos historicamente marginalizados. "Por que pensar a vida a partir de uma perspectiva trans pode ser interessante para todo mundo? O que é que a gente não aprendeu no passado, que a gente precisa aprender hoje para poder seguir enquanto gente, enquanto humanidade?", questionou. Para Sara, a filosofia é, acima de tudo, a disparadora de perguntas para a vida, e deve ser usada como uma ferramenta para inquirir e desestabilizar preconceitos enraizados. "Na hora que a gente junta todo mundo, acho que dá um bom caldo", completou, defendendo uma filosofia que inclua e valorize as diversas identidades.
A professora Juliana Ággio, doutora em Filosofia Antiga pela Universidade de São Paulo (USP) e professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), trouxe para o debate uma revisão crítica das teorias feministas hegemônicas a partir do viés da heterossexualidade e da colonialidade. Em sua fala, Juliana destacou o feminismo lésbico como uma crítica às exclusões perpetradas pelo feminismo tradicional, que, segundo ela, inflou a importância da heterossexualidade na determinação das relações de gênero.
Baseando-se nos trabalhos de Monique Wittig e Judith Butler, Juliana propôs uma teoria feminista que reconheça a intersecção entre gênero, sexualidade, raça e classe, além da exploração capitalista que sustenta essas opressões. "O cerne da opressão de gênero é a captura dos corpos, vidas e trabalho das mulheres em benefício dos homens e, consequentemente, do sistema capitalista", afirmou Juliana. Ela enfatizou a necessidade de resistências articuladas por coalizões, ressaltando que o binarismo de gênero foi construído para legitimar essas formas de exploração.
Letícia Carolina Nascimento, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e autora do livro Transfeminismo, trouxe uma abordagem inovadora sobre as “parafernálias de gênero” na infância. Letícia, que é ativista e uma das primeiras professoras trans de uma universidade pública no Piauí, problematizou a naturalização das identidades de gênero e expôs como esses processos são, na verdade, violências impostas pela colonialidade.
"Minha fala vai no sentido de primeiro constatar como esses processos de construção de gênero acontecem desde a infância, muitas vezes criando traumas e uma concepção equivocada de amor. Precisamos desnaturalizar a ideia de que se nasce menino ou menina", explicou Letícia. Ela abordou a colonialidade de gênero como uma estrutura de poder que interliga machismo, patriarcado e capitalismo, gerando opressões desde as primeiras fases da vida. Seus estudos atuais, focados em amor e infância, foram articulados com essa crítica à colonialidade de gênero e suas repercussões na vida das crianças.
Com temas tão diversos e complexos, a mesa temática reforçou o papel da filosofia como uma ferramenta crítica para desestabilizar preconceitos e abrir caminhos para novas formas de ser e de estar no mundo.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Unicap vai conceder o título de Doutor Honoris Causa ao jurista e imortal da Academia Brasileira...
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) concederá, em sessão solene na Biblioteca Central, no próximo dia 2 de dezembro, às 16h, o título...
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) concederá, em sessão solene na Biblioteca Central,...
Unicap concede título de Doutor Honoris Causa ao Padre Scott Brodeur
Na tarde desta quinta-feira (27), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao Padre Scott Brodeur, jesuíta...
Na tarde desta quinta-feira (27), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) concedeu o título de Doutor Honoris...
Vestibular Unicap 2026
As inscrições para o Vestibular 2026 da Unicap seguem abertas té 09 de dezembro de 2025 Além dos cursos presenciais e EaD mais tradicionais e reconhecidos...
As inscrições para o Vestibular 2026 da Unicap seguem abertas té 09 de dezembro de 2025 Além dos cursos presenciais...
Voto de Aplauso ao Padre Pedro Rubens, SJ
01 de dezembro, às 15h Venha celebrar os 20 anos do Padre Pedro Rubens à frente da Reitoria da Unicap com um Voto de Aplauso na Câmara Municipal de Recife. ...
01 de dezembro, às 15h Venha celebrar os 20 anos do Padre Pedro Rubens à frente da Reitoria da Unicap com um Voto de...





