Inep ouve universidades em seminário na Unicap - Unicap

Título Notícias

Inep ouve universidades em seminário na Unicap

Publicado Por: Daniel França

Na tarde desta quinta-feira (27), o auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi palco da abertura do seminário regional da Diretoria de Avaliação de Ensino Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

A mesa de abertura foi composta pelo Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, o diretor de Avaliação da Educação Superior, Ulysses Tavares Teixeira, o pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fernando Barbosa, o superintendente de Avaliação e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Adriano Peixoto, e o pró-reitor de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rodrigo Simões.


Em seu discurso de boas-vindas, Padre Pedro Rubens elogiou a iniciativa do Inep em promover encontros regionais com as instituições de ensino superior. Ele destacou a importância da interação entre avaliadores e avaliados, ressaltando o impacto positivo desses processos na qualidade da educação. “A gente fica muito feliz em reconhecer que esses processos de avaliação dão muito trabalho e, ao mesmo tempo, dão resultados que a gente vai sentindo que a instituição não pode se acomodar. Estamos muito gratos por esse serviço prestado à educação brasileira. Eu acho que esses encontros vão aproximar cada vez mais a avaliação da realidade”, afirmou o Reitor.


Na sequência, Ulysses Tavares Teixeira apresentou os desafios e perspectivas das avaliações baseadas na Lei do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) 10.861/2004. Ele destacou que a legislação brasileira permite possibilidades de avaliação únicas no mundo, e que as boas práticas do Brasil são referência internacional. Teixeira explicou as diversas formas de avaliação utilizadas, como as visitas in loco, os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a autoavaliação das Instituições de Ensino Superior (IES).


Dados apresentados por Teixeira mostraram um crescimento significativo dos cursos tecnológicos, embora os bacharelados ainda predominem na modalidade presencial. Além disso, houve um aumento notável na oferta de Educação a Distância (EaD), com quase 52 mil polos distribuídos em todo o Brasil. Ele apontou os desafios enfrentados pela avaliação diante da expansão e complexificação do sistema de educação superior, como o crescimento e diversificação das matrículas, cursos, docentes e EaD.

Entre os pontos críticos, Teixeira mencionou a necessidade de um salto qualitativo nas avaliações, regularidade e previsibilidade dos processos avaliativos, e a criação da Comissão Assessora Especial das Licenciaturas (Calic). Ele também destacou a implementação de novas matrizes de referência para a formação docente e a definição de padrões mínimos de desempenho esperado, visando uma maior comparabilidade entre edições.

A avaliação dos estágios supervisionados, com o objetivo de integrar a avaliação das competências práticas às teóricas mensuradas pela prova escrita, foi outro tema abordado. Teixeira detalhou o novo modelo de provas do Enade para licenciaturas, que adotará a metodologia de blocos incompletos balanceados (BIB), permitindo maior cobertura da matriz de referência e pré-testagem de itens para futuras edições.

Outro ponto relevante foi a proposta de aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação in loco, com a criação de instrumentos específicos por grandes áreas do conhecimento e a construção de indicadores setoriais. Teixeira também defendeu a criação de uma cesta de indicadores que permita acompanhar as características específicas dos cursos e das missões institucionais, bem como o acompanhamento da entrada na carreira docente dos concluintes de licenciatura.

Os benefícios das melhorias propostas incluem a produção de indicadores que atendam a diferentes objetivos e políticas públicas, a indução da qualidade dos cursos de educação superior, e a ampliação da cobertura de cursos, áreas gerais e instituições. A avaliação sistêmica por áreas gerais e a sensibilidade à diversidade institucional também foram destacadas como metas a serem alcançadas.


O seminário segue nesta sexta-feira (28) com a programação dedicada a oficinas que tratarão de temas como acompanhamento de egressos, avaliação dos estágios supervisionados, pesquisa e iniciação científica, visibilidade da extensão e autoavaliação institucional.

A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES) do Inep tem realizado esforços para fortalecer e aperfeiçoar os instrumentos e processos avaliativos sob sua responsabilidade, especialmente aqueles relacionados à avaliação in loco de cursos e instituições, ao Enade e aos indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Os "Seminários DAES" são encontros regionais planejados para conhecer boas práticas institucionais e desenvolver ações conjuntas com as instituições de educação superior e associações representativas da educação superior em cada região do país.

Visualizações:
237
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

II Seminario Pesquisa.jpeg

Inscrições abertas: II Encontro da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola Abba acontecerá de 12 a 14...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e...

ASDFG.png

OTORRINOLARINGOLOGIA - LAOTO

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma especialidade médica capaz de...

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma...

FILOSOFIA.CORTADA.jpg

PPGFIL - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital 2024 - Seleção Complementar Critério de...

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital...

PSICOLOGIA CORTADA.jpg

PPGPSI - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares de 2024.2 do Mestrado e Doutorado. ...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares...