Fórum Sobre Questões do Envelhecimento discute Educação Financeira - Unicap

Título Notícias

null Fórum Sobre Questões do Envelhecimento discute Educação Financeira

Publicado Por: Daniel França

A educação financeira das pessoas idosas foi o tema do último Fórum Sobre Questões do Envelhecimento deste semestre. O assunto foi debatido pela representante do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco, Ana Maria Melo, e pelo diretor da Escola de Gestão, Economia e Política da Católica, professor Silas Pacheco. Houve também muita música do MPB Unicap.

A mediação do encontro realizado ontem (14) à tarde, no auditório Dom Helder Camara, foi da coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Católica, a professora Maria da Conceição Silveira.

Durante os debates, a aposentada Ana Maria falou sobre as dificuldades que sentiu quando se aposentou e viu seus rendimentos diminuírem, mas que se adaptou à nova realidade fazendo cortes no orçamento doméstico. “A gente precisa levar nossos conhecimentos aos outros porque, de repente, alguém se retrata em você. Quando a gente faz essa troca, fica mais fácil dialogar, procurar meios de sair da situação difícil”, disse.     

Para que essa adaptação seja mais fácil, o caminho apontado pelo professor Silas é o do planejamento ainda na fase laboral. “As pessoas precisam se preparar para o envelhecimento, não só nas questões de saúde e emocionais, mas também em relação às suas finanças. Equilibrar o quanto ganha, o quanto gasta, o preocupar-se com o orçamento é algo que deve surgir desde os primeiros anos de trabalho”, destacou.

Silas falou ainda sobre um serviço prestado pela Universidade que ajuda gratuitamente pessoas nesta situação. É o projeto de extensão "Educação Financeira e Gestão das Finanças Pessoais", que existe desde 2015. “Fazemos um mapeamento da situação dessas pessoas e propomos soluções, desde mudanças simples de comportamento a até encaminhar os casos mais críticos e acompanhá-los no programa "Pró-endividados" do Tribunal de Justiça”. Os atendimentos acontecem no 5º andar do bloco G (sala 503). O telefone para agendamento é o 2119-4244.

Livro - A programação do Fórum Sobre Questões do Envelhecimento também contou com o lançamento do livro “A Pandemia e a Pós-pandemia: impactos sobre a pessoa idosa”, que reuniu artigos elaborados a partir das palestras realizadas pelo Fórum em 2021. Uma das autoras é a pesquisadora Rosilei Montenegro, que assina o capítulo dedicado ao fenômeno do gerontolazer e as amizades sociais. De acordo com ela, são laços reforçados ou adquiridos por idosos por meio de atividades como hidroginástica, grupos de artesanato, da igreja e até mesmo amizades feitas em hotéis ou durante passeios.

“Essa questão da pandemia fez com que os idosos ficassem muito isolados e houve muitas perdas. Pessoas longevas, pela ordem natural das coisas, testemunham muitas perdas de amigos e familiares. Então, a pandemia fez com que muitas dessas pessoas encontrassem novos caminhos, novos pares nesses grupos de ‘contação’ de história, de música e artesanato que contribuem para que você tenha essas amizades”.

Próximo semestre - A programação do Fórum Sobre Questões do Envelhecimento segue em 2022.2. Relacionamentos saudáveis, cuidados com a voz, deglutição e audição; turismo religioso e espiritualidade integral; e educação musical estarão na pauta. Ao fazer um balanço do semestre, o coordenador do Fórum, professor João Luiz, explicou que os temas são inspirados na Campanha da Fraternidade, que este ano aborda a Educação. “Esse é ponto do envelhecimento responsável, saudável e nessa perspectiva da educação contínua que todos nós devemos nos manter”.

Visualizações:
153
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2022-07-02 at 19.05.13.jpeg

Professora do curso de Medicina da Unicap realiza pesquisa sobre efeitos neurológicos da Covid-19

A Covid-19, infecção respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma doença altamente transmissível e que no dia 11 de março de 2020 foi...

A Covid-19, infecção respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma doença altamente transmissível e...

IMG_9851.jpg

Projeto de Ciência da Computação aprovado em edital da Facepe

O curso de Ciência da Computação da Unicap obteve mais uma conquista junto aos órgãos de fomento ao ter um projeto aprovado pelo edital Cientistas Inovadoras...

O curso de Ciência da Computação da Unicap obteve mais uma conquista junto aos órgãos de fomento ao ter um projeto...

Real.jpg

Por que a economia brasileira está estagnada?

Por Elton Vitoriano Ribeiro SJ (*) No dia 22 de Julho, o Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB Padre Thierry Linard, publicou no site da CNBB...

Por Elton Vitoriano Ribeiro SJ (*) No dia 22 de Julho, o Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB Padre Thierry...

GPPN.jpg

A vocação humana para a Caminhada

Por Marcelo Barros Em diversas regiões do Brasil, é tempo de peregrinações, romarias e caminhadas. No primeiro final de semana de julho, é festa do...

Por Marcelo Barros Em diversas regiões do Brasil, é tempo de peregrinações, romarias e caminhadas. No primeiro...