Fórum debate intergeracionalidade no envelhecimento e a importância da convivência entre gerações - Unicap

Título Notícias

Fórum debate intergeracionalidade no envelhecimento e a importância da convivência entre gerações

Publicado Por: Daniel França

Na tarde desta terça-feira (14), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) sediou o Fórum Sobre Questões do Envelhecimento, que abordou um tema de grande relevância social: "Intergeracionalidade no Envelhecimento do ponto de vista da Gerontologia". O evento reuniu, no auditório Dom Helder Camara, especialistas e acadêmicos para discutir a importância do fortalecimento dos vínculos entre diferentes gerações, tanto na família quanto na sociedade em geral.


Além da participação especial do MPB Unicap, a mesa de palestrantes contou com a participação da doutora em Psicologia e professora da Unicap, Cristina Maria de Souza Brito Dias; a especialista em Gerontologia e mestranda em Psicologia, Elba Chagas Sobral; e o doutorando em Psicologia e especialista em Gerontologia, Rodrigo de Oliveira Aureliano. A mediação foi conduzida por Maria da Conceição Cavalcanti da Silveira Lins, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unicap. O evento também contou com uma participação musical de Percy Marques Batista, coordenador de MPB da Unicap,e do professor Newton Darwin, e foi coordenado por João Luiz Correia Júnior, do Grupo de Estudos Espiritualidade, Saúde e Envelhecimento (GEESE).


Durante o fórum, a professora Cristina Brito destacou a importância da intergeracionalidade para fortalecer os vínculos entre gerações em diferentes âmbitos da vida. "Eu coloquei a importância da intergeracionalidade, que é o fortalecimento dos elos, dos vínculos entre as gerações, no âmbito da família, no âmbito do trabalho, no âmbito da escola e no âmbito dos grupos de convivência religiosos também. Porque a gente está vivendo numa época de muito isolamento, de muita solidão, de muita depressão, tanto por parte dos idosos como por parte dos jovens", afirmou Cristina. Ela ressaltou que fortalecer os vínculos intergeracionais pode ajudar a mitigar esse problema.


Elba Chagas Sobral trouxe uma perspectiva baseada em sua pesquisa de mestrado, enfatizando a necessidade de introduzir a temática da intergeracionalidade nas escolas. "A necessidade dessa temática ser introduzida dentro das escolas, a escola é o celeiro da nossa sociedade. Se a escola não cuida também dessa temática, não desperta nas crianças esse olhar para cuidado dos seus idosos, para empatia com seus avós, nós teremos uma sociedade ainda mais etarista, ainda mais castigadora", explicou Elba. Ela destacou a importância de cultivar o respeito e a empatia pelas gerações mais velhas desde cedo, para combater o etarismo e promover uma convivência harmoniosa entre as gerações.

Rodrigo de Oliveira Aureliano trouxe à discussão que envolve a transmissão de valores, cultura e saber entre gerações. "Eu trouxe a perspectiva da transgeracionalidade, que é a transmissão de valores, de cultura, de saber entre gerações, buscando fazer com que esse público que está aqui no fórum entenda como eles podem ser vetores dessa troca e dessa transmissão de conhecimento e saberes entre gerações", disse Rodrigo. Ele abordou a questão da tecnologia como um fator de afastamento entre as gerações, devido à dificuldade dos mais velhos em utilizá-la e à impaciência dos jovens em ensinar. Rodrigo enfatizou a necessidade de comunicação e aprendizado mútuo no uso da tecnologia para promover uma integração mais efetiva entre as gerações.

As palestras destacaram que, para superar os preconceitos e promover uma convivência harmônica entre jovens e idosos, é fundamental fomentar o conhecimento e a empatia mútua. Como apontado por Elba Chagas Sobral, "Nós precisamos dar o primeiro passo, deixar de lado aquela conversinha que idoso gosta muito. Que é, no meu tempo era melhor. O meu tempo é o hoje. Eu estou inserida aqui e agora."

O evento reforçou a ideia de que a intergeracionalidade não só fortalece os vínculos sociais, mas também enriquece a convivência humana, promovendo um ambiente onde diferentes gerações possam aprender umas com as outras e crescer juntas.

Visualizações:
298
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

avaliacao institucional 2024.1.jpg

Avaliação Institucional 2024.1

de 27 de maio a 30 de junho de 2024 ESTUDANTES E PROFESSORES(AS)   ESTUDANTES Olá, estudantes!  Convidamos vocês a participar da Avaliação...

de 27 de maio a 30 de junho de 2024 ESTUDANTES E PROFESSORES(AS)   ESTUDANTES Olá, estudantes! ...

WhatsApp Image 2024-05-22 at 18.39.15 (1).jpeg

CARTA 19º SENAED — FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA 1 CARTA 19º SENAED: FORMAÇÃO DE...

Durante o 19º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância (SENAED), realizado em maio de 2024, mais de 250 participantes discutiram a importância da...

Durante o 19º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância (SENAED), realizado em maio de 2024, mais de 250...

Primeiro grupo de estudos do AfrodiaspóricoInterseccional.png

Lançamento do primeiro grupo de estudos do Afrodiaspórico/Interseccional

13 de junho de 2024 - Auditório do Bloco G4 O PPGD/UNICAP juntamente com a Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos tem a honra de convidar a todos para...

13 de junho de 2024 - Auditório do Bloco G4 O PPGD/UNICAP juntamente com a Clínica Interdisciplinar de Direitos...

WhatsApp Image 2024-05-24 at 15.37.41.jpeg

5º Simpósio de Psicologia Clínica na Unicap destaca práticas inovadoras e humanizadas

O 5º Simpósio de Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) reuniu estudantes, professores e profissionais da área para discutir o...

O 5º Simpósio de Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) reuniu estudantes, professores e...