Evento discute combate à violência contra a pessoa idosa - Unicap

Título Notícias

Evento discute combate à violência contra a pessoa idosa

Publicado Por: Daniel França

O auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco foi palco, na manhã desta quinta-feira (13), de diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O evento foi uma iniciativa do Programa Unicap Prata 50+, em parceria com a Prefeitura do Recife, contando com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Condir).

A data, 15 de junho, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, visa promover a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, considerada uma grave violação dos direitos humanos. Durante o evento, foram discutidos temas relevantes e apresentados projetos voltados para a proteção e promoção dos direitos dos idosos.


A programação contou com a presença da coordenadora do Unicap Prata, Profª Drª Cirlene Silva, além de apresentações culturais do grupo de capoeira Chapéu de Couro e do MPB Unicap, com Percy Marques e a professora Haideè Camelo. Na ocasião, o economista, poeta e conselheiro do Condir, Albemar Araújo, lançou um cordel em alusão à data.


O professor José Maria Silva, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco, destacou a importância de eventos como este para a disseminação de informações e a mobilização da sociedade. "É fundamental que a violência contra a pessoa idosa seja entendida como uma violação dos direitos humanos e que não seja aceita como normal", afirmou.


A gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife, Cacilda Medeiros, apresentou as políticas públicas da cidade voltadas para esse segmento da população, ressaltando que a cidade do Recife registrou um aumento significativo na população idosa, passando de 11% em 2010 para 18% em 2022. "É em cima desses indicadores que a gente tem que cobrar políticas públicas", observou Medeiros.

Dados preocupantes sobre a violência contra idosos foram apresentados, incluindo o registro de 1.500 denúncias apenas no Recife em 2023. A violência contra a pessoa idosa, descrita pela primeira vez em 1975 por pesquisadores ingleses, é um tema de inúmeras pesquisas científicas que fundamentam ações governamentais e de organizações internacionais.


O evento também contou com a participação de Juliana Keila e Amanda Menezes, da equipe técnica do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves, que apresentaram o projeto “Direitos Humanos no processo do envelhecimento”. Este projeto visa promover informações sobre direitos humanos para idosos e suas famílias por meio de rodas de conversa, destacando a importância de combater o preconceito e a discriminação, formas comuns de violência contra idosos.

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves é um equipamento especializado no acolhimento, atendimento e encaminhamento de situações que envolvem violações de direitos no município do Recife. Suas funções incluem a prestação de informações sobre direitos do cidadão, recebimento e encaminhamento de denúncias sobre violações de direitos humanos, e atendimento jurídico, social e psicológico por meio de encaminhamento à rede socioassistencial e jurídica do município. 


Além disso, o centro realiza visitas domiciliares, promovendo a articulação com órgãos públicos e privados para a defesa dos direitos humanos. "O centro promove debates, palestras, fóruns e oficinas com o objetivo de divulgar e sensibilizar a sociedade quanto à importância da defesa dos direitos humanos e todas as formas de discriminação", explicaram Juliana Keila e Amanda Menezes. A equipe do centro é composta por assistentes sociais, psicólogas e advogadas, que realizam acolhida e escuta qualificada, além de encaminhamentos e articulação intersetorial com a rede socioassistencial. 


O centro também trabalha em articulação com a rede de saúde, assistência social e justiça para o enfrentamento da violência sofrida pelos idosos. O projeto “Direitos Humanos no processo do envelhecimento” é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, que busca levar conhecimento sobre os direitos humanos às pessoas idosas no município do Recife. O objetivo é promover informações sobre direitos humanos, visando alcançar não só os idosos, mas também as famílias que convivem com eles.


A assessora técnica da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Cícera Silva, apresentou o projeto Conecta BPC - Recife, que visa ampliar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e simplificar o processo de solicitação. “A Prefeitura do Recife se compromete a identificar e encaminhar potenciais beneficiários ao INSS, facilitando o acesso ao BPC”, explicou Silva. O BPC é um direito assegurado pela Constituição Federal Brasileira, destinado à proteção social de pessoas com deficiência e idosos que não possuem renda própria ou meios de prover a própria subsistência.

O evento reforçou a necessidade de articulação entre políticas públicas e ações da sociedade civil para combater a violência contra a pessoa idosa, promover a autonomia e independência desse grupo e disseminar a compreensão de que filantropia e assistencialismo não são direitos sociais, conforme destaca a política municipal voltada para a pessoa idosa.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves através do telefone (81) 3355-9221 ou pelo e-mail crdhmargaridaalves@gmail.com.




 

Visualizações:
329
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

c3-unicap.png

Alunos da Ciência da Computação foram vencedores no Hackathon Garagem Unilever

Os alunos da UNICAP, foram vencedores do HACKATHON GARAGEM UNILEVER! Os participantes: Alyson Farias - Ciência da Computação da UNICAP- @alysonfarias Marcos...

Os alunos da UNICAP, foram vencedores do HACKATHON GARAGEM UNILEVER! Os participantes: Alyson Farias - Ciência da...

WhatsApp Image 2024-09-11 at 10.02.26.jpeg

Conferência na 28ª Semana Teológica da Unicap debate desafios contemporâneos da teologia e...

Nesta terça-feira (10), o auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi ponto de encontro para mais uma conferência da 28ª Semana...

Nesta terça-feira (10), o auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi ponto de encontro para...

Captura de Tela 2024-09-10 a`s 17.41.13.png

Curso de Administração comemora o Dia do Administrador

O curso de Administração da Unicap promoveu, na manhã desta segunda-feira (9), no auditório Dom Helder Câmara, uma palestra em comemoração ao Dia do...

O curso de Administração da Unicap promoveu, na manhã desta segunda-feira (9), no auditório Dom Helder Câmara, uma...

Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre_Crédito Keila Castro (1).jpg

3º Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2024/2025 está com inscrições abertas

Com informações da Assessoria de Comunicação do evento Trabalhos inéditos baseados na obra de Gilberto Freyre podem concorrer à premiação de R$ 20 mil e ter...

Com informações da Assessoria de Comunicação do evento Trabalhos inéditos baseados na obra de Gilberto Freyre podem...