Evento discute combate à violência contra a pessoa idosa - Unicap

Título Notícias

Evento discute combate à violência contra a pessoa idosa

Publicado Por: Daniel França

O auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco foi palco, na manhã desta quinta-feira (13), de diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O evento foi uma iniciativa do Programa Unicap Prata 50+, em parceria com a Prefeitura do Recife, contando com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Condir).

A data, 15 de junho, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, visa promover a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, considerada uma grave violação dos direitos humanos. Durante o evento, foram discutidos temas relevantes e apresentados projetos voltados para a proteção e promoção dos direitos dos idosos.


A programação contou com a presença da coordenadora do Unicap Prata, Profª Drª Cirlene Silva, além de apresentações culturais do grupo de capoeira Chapéu de Couro e do MPB Unicap, com Percy Marques e a professora Haideè Camelo. Na ocasião, o economista, poeta e conselheiro do Condir, Albemar Araújo, lançou um cordel em alusão à data.


O professor José Maria Silva, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco, destacou a importância de eventos como este para a disseminação de informações e a mobilização da sociedade. "É fundamental que a violência contra a pessoa idosa seja entendida como uma violação dos direitos humanos e que não seja aceita como normal", afirmou.


A gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife, Cacilda Medeiros, apresentou as políticas públicas da cidade voltadas para esse segmento da população, ressaltando que a cidade do Recife registrou um aumento significativo na população idosa, passando de 11% em 2010 para 18% em 2022. "É em cima desses indicadores que a gente tem que cobrar políticas públicas", observou Medeiros.

Dados preocupantes sobre a violência contra idosos foram apresentados, incluindo o registro de 1.500 denúncias apenas no Recife em 2023. A violência contra a pessoa idosa, descrita pela primeira vez em 1975 por pesquisadores ingleses, é um tema de inúmeras pesquisas científicas que fundamentam ações governamentais e de organizações internacionais.


O evento também contou com a participação de Juliana Keila e Amanda Menezes, da equipe técnica do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves, que apresentaram o projeto “Direitos Humanos no processo do envelhecimento”. Este projeto visa promover informações sobre direitos humanos para idosos e suas famílias por meio de rodas de conversa, destacando a importância de combater o preconceito e a discriminação, formas comuns de violência contra idosos.

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves é um equipamento especializado no acolhimento, atendimento e encaminhamento de situações que envolvem violações de direitos no município do Recife. Suas funções incluem a prestação de informações sobre direitos do cidadão, recebimento e encaminhamento de denúncias sobre violações de direitos humanos, e atendimento jurídico, social e psicológico por meio de encaminhamento à rede socioassistencial e jurídica do município. 


Além disso, o centro realiza visitas domiciliares, promovendo a articulação com órgãos públicos e privados para a defesa dos direitos humanos. "O centro promove debates, palestras, fóruns e oficinas com o objetivo de divulgar e sensibilizar a sociedade quanto à importância da defesa dos direitos humanos e todas as formas de discriminação", explicaram Juliana Keila e Amanda Menezes. A equipe do centro é composta por assistentes sociais, psicólogas e advogadas, que realizam acolhida e escuta qualificada, além de encaminhamentos e articulação intersetorial com a rede socioassistencial. 


O centro também trabalha em articulação com a rede de saúde, assistência social e justiça para o enfrentamento da violência sofrida pelos idosos. O projeto “Direitos Humanos no processo do envelhecimento” é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, que busca levar conhecimento sobre os direitos humanos às pessoas idosas no município do Recife. O objetivo é promover informações sobre direitos humanos, visando alcançar não só os idosos, mas também as famílias que convivem com eles.


A assessora técnica da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Cícera Silva, apresentou o projeto Conecta BPC - Recife, que visa ampliar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e simplificar o processo de solicitação. “A Prefeitura do Recife se compromete a identificar e encaminhar potenciais beneficiários ao INSS, facilitando o acesso ao BPC”, explicou Silva. O BPC é um direito assegurado pela Constituição Federal Brasileira, destinado à proteção social de pessoas com deficiência e idosos que não possuem renda própria ou meios de prover a própria subsistência.

O evento reforçou a necessidade de articulação entre políticas públicas e ações da sociedade civil para combater a violência contra a pessoa idosa, promover a autonomia e independência desse grupo e disseminar a compreensão de que filantropia e assistencialismo não são direitos sociais, conforme destaca a política municipal voltada para a pessoa idosa.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves através do telefone (81) 3355-9221 ou pelo e-mail crdhmargaridaalves@gmail.com.




 

Visualizações:
784
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2025-07-10 at 22.55.28.jpeg

Último encontro na disciplina "História e Estética da Fotografia e do Audiovisual"

Ontem, 10 de julho, o professor ´Pedro Severien encerrou sua disciplina História e Estética da Fotografia e do Audiovisual, na Especialização As...

Ontem, 10 de julho, o professor ´Pedro Severien encerrou sua disciplina História e Estética da Fotografia e do...

WhatsApp Image 2025-07-10 at 13.31.25 (1).jpeg

Estudantes apresentam projetos inovadores na 5ª edição da Criatech, sediada na Unicap

Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da Criatech.  O evento é promovido pelo...

Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da...

filosofia_deficiencia.jpg

Filosofia da deficiência

O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade sobre filosofia da deficiência, composto por...

O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade...

VITOR00001.jpg

Registros do semestre: Linguagem Fotográfica II

Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor, vivenciaram experiências que uniram teoria e...

Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor,...